Logo Passei Direto
Buscar
No movimento diário de rotação da Terra sobre seu eixo, a Lua, tal qual o Sol, aparentemente nasce no Leste e se põe no Oeste. No meio-dia lunar, ela está situada verticalmente sobre nossas cabeças, atraindo mais intensamente as águas do que a Terra, fazendo com que as águas subam, provocando uma maré alta. Quando ocorre a meia noite lunar, é a Terra que é mais atraída do que as águas, deixando-as para cima, ocorrendo também um movimento de maré alta. Como as águas no planeta afluem simultaneamente em direção às regiões polares dos eixos, ocorrerá também a maré baixa nos eixos coordenados leste e oeste.
De acordo as informações apresentadas, avalie as afirmativas abaixo:
I. O fenômeno das marés observado no planeta Terra deve-se ao efeito da força gravitacional existente entre Terra - Lua.
II. No trecho destacado, as marés (águas dos oceanos em movimento) são influenciadas por uma força. Tal força depende do quadrado da distância entre a superfície e o oceano.
III. A força de gravidade existente entre a Terra e a Lua depende do quadrado da distância entre ambos, o que influencia substancialmente o movimento dos fluidos terrestres quando a Lua está mais próxima ou mais distante de uma determinada região do planeta.
III apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
User badge image
Matematicamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O fenômeno das marés observado no planeta Terra deve-se ao efeito da força gravitacional existente entre Terra - Lua. Verdadeiro, as marés são realmente causadas pela força gravitacional entre a Terra e a Lua. II. No trecho destacado, as marés (águas dos oceanos em movimento) são influenciadas por uma força. Tal força depende do quadrado da distância entre a superfície e o oceano. Falso, a força gravitacional entre dois corpos depende do quadrado da distância entre os centros de massa dos corpos, não da superfície e do oceano. III. A força de gravidade existente entre a Terra e a Lua depende do quadrado da distância entre ambos, o que influencia substancialmente o movimento dos fluidos terrestres quando a Lua está mais próxima ou mais distante de uma determinada região do planeta. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a força gravitacional realmente varia com a distância entre a Terra e a Lua. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em razão das medidas de isolamento social adotadas para conter a pandemia, sismógrafos instalados em grandes cidades, como Los Angeles, Barcelona e Milão, registraram uma redução significativa da movimentação do solo. Com mais gente em casa e sobretudo menos veículos nas ruas, os ruídos sísmicos diminuíram. Segundo trabalho de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Observatório Nacional (ON), do Rio de Janeiro, esse tipo de dado pode ser usado como um indicador adicional do nível de adesão de uma população urbana às medidas de restrição de mobilidade (Geophysical Research Letters, 2 de agosto). Eles compararam os registros da estação sismológica do ON com as informações de uma empresa que monitora a movimentação das pessoas pelo rastreamento de seus celulares, técnica atualmente adotada como padrão para calcular o grau de isolamento social. Constataram que há boa correlação entre os dois tipos de medida: quando sobe o nível de isolamento, caem os ruídos sísmicos, causados essencialmente pelo deslocamento de carros, ônibus e trens.
Qual é o agente físico que o sismógrafo destacado na notícia mede?
Pressão do ar.
Umidade do ar.
Luz do sol.
Temperatura dos carros.
Ondas no chão.

Por volta de 21h de 21 de agosto de 2017, uma segunda-feira, uma câmera fotográfica ultrassensível instalada no sertão nordestino detectou uma variação de luminosidade incomum na alta atmosfera brasileira. Alojado em uma fazenda nos arredores de São João do Cariri, no interior da Paraíba, o equipamento registrou uma oscilação de brilho na frequência do infravermelho em uma região do céu a 87 quilômetros (km) acima do solo. A intensidade dessa luz invisível ao olho humano aumentou durante vários minutos antes de diminuir e voltar a aumentar em uma faixa estreita e arqueada do céu que se estendeu do Ceará a Pernambuco.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
No trecho, a altitude descrita da atmosfera é um dado irrelevante, uma vez que desde o nível do mar aquela encontra-se homogênea e com a mesma densidade de gases.
No trecho, a identificação das frequências relatadas deve-se a existência de diferentes fluídos na alta atmosfera, fato este até então desconhecido pela área.
No trecho, há um destaque para fato do fenômeno ser observado no hemisfério Sul influencia muito, uma vez que cada hemisfério do planeta possui uma atmosfera diferente.
No trecho, há uma evidência clara de descoberta de uma substância sólida existente na atmosfera, o que aumentará o regime de chuvas do nordeste.
No trecho, a luminosidade identificada pelos geofísicos caracteriza um tipo de interferência ondulatória na alta atmosfera do planeta Terra.

Um dos efeitos eletromagnéticos mais conhecidos da física, o Efeito Hall, largamente explorado em semicondutores, foi replicado usando fótons - no comprimento de ondas de rádio - em vez de elétrons.
De acordo as informações apresentadas no trecho, avalie as afirmativas abaixo:
I. As ondas de rádio são caracterizadas como ondas eletromagnéticas, pois são formadas por um campo elétrico e outro magnético.
II. Uma das características principais das ondas é que esta só transporta energia, não transporta matéria.
III. A palavra fóton utilizada no trecho destacado refere-se, basicamente, ao processo mecânico de obtenção de corrente elétrica pelo dispositivo.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.

Um nadador precisa empurrar ou puxar a água para se movimentar. A água é, naturalmente, fluída e, portanto, o empurrão ou puxão não é tão eficaz como se fosse exercido em um objeto sólido.
A respeito destas asserções, assinale a opção correta.
I. O fato de tornar a água menos fluída não altera o tempo de nado.
II. A força empregada pelo nadador nessa água melada torna-se maior, devido ao aumento da viscosidade e, então, o tempo não necessariamente será menor para o nado.
A asserção I é uma proposição verdadeira e, a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa e, a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A estrutura, de aparência um tanto simples, é capaz de concentrar as ondas de água da mesma forma que uma lente concentra as ondas de luz.
De acordo as informações apresentadas no trecho, avalie as afirmativas abaixo:
I. O funcionamento do aparelho citado no trecho baseia-se no princípio de conservação de energia, o qual diz que toda energia pode ser construída.
II. As ondas do mar carregam energia na forma mecânica, a qual é armazenada por meio da colisão com o aparelho, transformando-se assim em energia cinética.
III. A energia gerada por meio do aparelho descrito é transformada em eletricidade por meio de transformações químicas que ocorrem num momento posterior ao armazenamento da energia.
II e III, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina