Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Qual é o termo grego para amizade; essa forma de amor é generosidade, desprendimento e reciprocidade. Ela pode considerar relações assimétricas, como as que se davam no interior da família grega?
a) Amor Ágape
b) Amor Eros
c) Amor Psique
d) Amor Filosófico
e) Amor Philia
User badge image
Questões Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas: a) Amor Ágape - Este termo refere-se a um amor incondicional e altruísta, muitas vezes associado ao amor divino, mas não especificamente à amizade. b) Amor Eros - Este termo se refere ao amor romântico ou paixão, não à amizade. c) Amor Psique - Este termo não é amplamente reconhecido como um tipo de amor na filosofia grega. d) Amor Filosófico - Embora possa se referir a um amor pela sabedoria, não é o termo específico para amizade. e) Amor Philia - Este é o termo grego que se refere à amizade, caracterizado por generosidade, desprendimento e reciprocidade, e pode incluir relações assimétricas, como as da família. Portanto, a alternativa correta é: e) Amor Philia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando os conceitos sobre o amor e suas delimitações, analise as informações a seguir acerca dos três tipos de amor, sob a perspectiva da Filosofia:
Marque a alternativa que apresenta todas as afirmacoes que discorrem corretamente sobre o tema:
I - O termo “filia” vem do grego philía, e se traduz por “amizade”. Refere-se ao amor vivido na família, ou entre membros de uma comunidade. Aristóteles afirma que os que desinteressadamente desejam bem aos seus amigos são os mais verdadeiramente amigos. É um tipo raro de amizade, pois exige tempo e familiaridade.
II - O termo “ágape” vem do grego ágape, e se traduz por “amor fraterno”, um sentimento muito comum entre os cristãos primitivos. O termo designava as refeições fraternais que reuniam ricos e pobres, daí o sentido de caridade. O amor ágape é incondicional segundo o apóstolo Paulo, que afirma: “O amor é paciente, o amor é amável. Sem inveja, ele não tem ostentação, ele não é orgulhoso”.
III - O termo “eros” vem do grego eros, uma referência ao deus do amor, Eros. Ele é reconhecido como paixão e desejo. Platão, na obra O Banquete, descreve o conceito geral de amor como exclusivamente a ânsia de procurar a sua outra metade; ou seja, refere-se ao amor intelectual. Platão defende a ideia de que a razão é subordinada às paixões.
IV - Os termos gregos ágape e philía traduzem concepções importantes sobre o amor para a Filosofia. O primeiro trata o amor como algo autêntico, que passa por uma vontade humana tendente para o bem, que se localiza na beleza física. O segundo trata de um amor de reciprocidade, que se localiza na benevolência universal que busca zelar pelos outros.
a) Apenas II e IV
b) Apenas I e II
c) Apenas I e IV
d) Apenas I, II e III
e) Apenas II e III

Mais conteúdos dessa disciplina