Logo Passei Direto
Buscar
A história nos apresenta o conflito de interesses entre a concepção e as atribuições de cada gênero na sociedade, dependendo do período histórico e do território essas atribuições são diferentes, elas vão além dos fatores biológicos, elas existem no âmbito social, político, econômico e sexual. Considerando as principais mudanças ocorridas na constituição da família a partir da I Guerra Mundial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A possibilidade dos descendentes venderem sua força de trabalho e receberem um salário em troca, podendo assim iniciar uma auto gerenciamento.
( ) A incapacidade dos genitores de venderem sua força de trabalho e a dependência agrícola impedem o auto gerenciamento dos descendentes.
( ) O Modelo de família extensa passa a ser a base da economia, onde o casal tornam-se os gerenciadores do ambiente familiar.
( ) O modelo de família tradicionalista é fortalecido, como forma de desenvolver o capitalismo.
A F - V - V - V.
B V - F - F - F.
C V - F - V - F.
D F - V - F - V.
User badge image
Desafios para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as mudanças na constituição da família a partir da I Guerra Mundial: ( ) A possibilidade dos descendentes venderem sua força de trabalho e receberem um salário em troca, podendo assim iniciar um auto gerenciamento. É verdadeira (V). A partir da I Guerra Mundial, muitos descendentes começaram a entrar no mercado de trabalho, o que possibilitou um certo grau de auto gerenciamento financeiro. ( ) A incapacidade dos genitores de venderem sua força de trabalho e a dependência agrícola impedem o auto gerenciamento dos descendentes. É falsa (F). Embora a dependência agrícola tenha sido um fator, a incapacidade dos genitores de vender sua força de trabalho não é uma afirmação correta, pois muitos conseguiram se adaptar e buscar novas formas de trabalho. ( ) O Modelo de família extensa passa a ser a base da economia, onde o casal torna-se os gerenciadores do ambiente familiar. É falsa (F). O modelo de família nuclear começou a se fortalecer nesse período, enquanto a família extensa foi perdendo espaço como base econômica. ( ) O modelo de família tradicionalista é fortalecido, como forma de desenvolver o capitalismo. É verdadeira (V). O modelo de família tradicional, com papéis bem definidos, foi de fato fortalecido durante o desenvolvimento do capitalismo. Portanto, a sequência correta é: V - F - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a D) F - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No momento da separação, os pares podem divergir em alguns aspectos, como danos financeiros, afetivos dos descendentes ou convivência familiar ou comunitária. Nessa situação, ocorre a separação na modalidade de litígio, quando não há a concordância de uma das partes no acordo instituído durante o divórcio. Esse tipo de separação pode ocorrer de três maneiras: separação sanção, separação falência e separação remédio. Sobre as três maneiras de separação na modalidade litígio, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Na separação sanção, um dos cônjuges apresenta conduta inadequada.
II- Na separação remédio, um dos cônjuges é acometido por uma doença mental grave, surgida após o casamento.
III- Na separação falência, os pares já permanecem afastados durante um ano, o que comprova o insucesso da vida conjugal.
IV- Na separação consensual, o divórcio ocorre com o consentimento de ambas as partes envolvidas.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

A organização da sociedade contemporânea é cada vez mais complexa. Disso é reflexo a consecução de novos direitos, reconhecendo e assegurando novas formas de identidade e de constituição familiar. Na perspectiva da definição dos tipos de família previstos na legislação, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A família monoparental é aquela em que somente os membros da família materna são considerados parentes.
II- Na concepção atual, a união estável reconhece a união entre indivíduos homossexuais e, segundo o STF, não pode sofrer qualquer discriminação.
III- O conceito de famílias alternativas é representado pela união de indivíduos do mesmo sexo.
IV- O conceito de família moderna implica o reconhecimento de que o genitor não é o único provedor do lar.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

O contexto social do pós-Primeira Guerra Mundial representa uma reconfiguração da visão social a respeito da família. Nesse contexto de crise, a família passa a enfrentar desafios sociais e requer a intervenção do Estado. Após a década de 1970, a aceitação da crise mundial fez a instituição familiar ser redescoberta e as necessidades do indivíduo poderiam ser superadas com o apoio do grupo familiar, criando a corresponsabilidade entre Estado/Família. Na década de 1980, o indivíduo passa a ser de responsabilidade da família, do Estado, do mercado e da sociedade.
A partir desse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O Estado assumiu a responsabilidade dos programas habitacionais a preços reduzidos, para ampliar o acesso à habitação.
b) A responsabilidade mínima do Estado faz com que a família passe a ser considerada parte central para a execução das políticas públicas.
c) As políticas sociais visam à oferta de serviços e ações desenvolvidas pelo Estado, para manter a dependência das famílias.
d) Os programas sociais passaram a ser centrados na família e as políticas sociais são executadas de forma rápida e eficiente.

Com o divórcio inserido nas novas configurações familiares, os indivíduos passam a entender que as relações de união que não eram vividas de forma saudável e construtiva, passaram a diminuir, optando pelo processo de dissolução. Na contemporaneidade, o casamento não faz parte de uma necessidade cultural, não possui mais a carga genética de responsabilidade e funções que são e que sempre foram impostas pela sociedade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A separação judicial é a forma mais comum de divórcio, na medida em que permite que as partes envolvidas possam estabelecer novas formas de união.
b) A separação passa a ser uma das medidas que não prepara para o divórcio, dando a sensação de incapacidade do casal para buscar novas perspectivas de solução dos problemas vivenciados na relação.
c) A separação judicial passa a ser motivo de uma dissolução do grupo conjugal, passando, assim, a irromper com os laços matrimoniais.
d) A separação judicial, também conhecida como desquite, é parte do ordenamento civil constitucional, nominada como extinção da sociedade conjugal, no entanto, essa modalidade impede as partes envolvidas de estabelecerem novos casamentos.

Para Gomes (2001), o significado de família tem origem a partir de aspectos sociológicos, de pessoas que convivem juntas, desenvolvem relações de parentesco ou afinidades, de forma cordial e respeitosa, em determinado grupo. Com o desenvolvimento social da humanidade, surgiram novas categorias de família. Sobre essas categorias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Família consanguínea baseia-se nas relações biológicas e os casamentos são realizados entre si.
( ) Família pulanuana baseia-se na organização em que um marido possui algumas esposas, sendo uma a gerenciar a relação.
( ) Família sindiásmica inicia a seleção natural com a desautorização do matrimônio entre consanguíneos da mesma família.
( ) Família monogâmica baseia-se na constituição familiar centrada no matrimônio, em que a figura do homem detém o poder.
A V - V - F - V.
B F - F - V - F.
C V - F - F - V.
D F - V - F - V.