Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
Antes de técnicas modernas de determinação de paternidade por exame de DNA, o sistema de determinação sanguínea ABO foi amplamente utilizado como ferramenta para excluir possíveis pais.
Considere que uma mulher teve um filho cuja paternidade estava sendo contestada. A análise do sangue revelou que ela era tipo sanguíneo AB e o filho, tipo sanguíneo B.
(a) IaIa
(b) Iai
(c) IbIb
(d) Ibi
(e) ii
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para resolver essa questão, precisamos entender como funciona a herança do tipo sanguíneo no sistema ABO. A mulher é do tipo sanguíneo AB, o que significa que ela possui os alelos IA e IB. O filho é do tipo sanguíneo B, que pode ter os genótipos IBIB ou IBi. Vamos analisar as possibilidades: 1. Mãe (AB): Genótipos possíveis são IAIB. 2. Filho (B): Genótipos possíveis são IBIB ou IBi. Agora, vamos ver quais genótipos da mãe podem gerar um filho do tipo B: - Se a mãe passar o alelo IA, o filho não pode ser do tipo B. - Se a mãe passar o alelo IB, o filho pode ser do tipo B se receber o alelo i (do pai). Portanto, a única combinação que permite que a mãe AB tenha um filho do tipo B é se o pai for do tipo sanguíneo B (IBi) ou O (ii). Dentre as opções apresentadas, a que representa o genótipo do filho do tipo B que pode ser gerado a partir da mãe do tipo AB é: (b) Iai (onde "i" representa o alelo O que pode ser passado pelo pai). Assim, a resposta correta é: (b) Iai.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Para os grupos sanguíneos do sistema ABO, existem três alelos comuns na população humana. Dois (alelos A e B) são codominantes entre si e o outro (alelo O) é recessivo em relação aos outros dois.
De acordo com essas informações, pode-se afirmar:
I. Se os pais são do grupo sanguíneo O, os filhos também serão do grupo sanguíneo O.
II. Se um dos pais é do grupo sanguíneo A e o outro é do grupo sanguíneo B, todos os filhos serão do grupo sanguíneo AB.
III. Se os pais são do grupo sanguíneo A, os filhos poderão ser do grupo sanguíneo A ou O.
A. Apenas I
B. Apenas II
C. Apenas III
D. Apenas I e III
E. I, II e III

Um homem do grupo sanguíneo AB é casado com uma mulher cujos avós paternos e maternos pertencem ao grupo sanguíneo O. Esse casal poderá ter apenas descendentes:
A. Do grupo O;
B. Do grupo AB;
C. Dos grupos AB e O;
D. Dos grupos A e B;
E. Dos grupos A, B e AB.

Um casal tem dois filhos. Em relação ao sistema sanguíneo ABO, um dos filhos é doador universal e o outro, receptor universal. Considere as seguintes possibilidades em relação ao fenótipo dos pais.
I - Um deles pode ser do grupo A; o outro, do grupo B.
II - Um deles pode ser do grupo AB; o outro, do grupo O.
III - Os dois podem ser do grupo AB.
A. Apenas I.
B. Apenas II.
C. Apenas III.
D. Apenas II e III.
E. I, II e III.

Um indivíduo de tipo sanguíneo O, Rh-, filho de pais tipo sanguíneo A, Rh+, pretende se casar com uma jovem de tipo sanguíneo A, Rh-, filha de pai de tipo sanguíneo O, Rh- e mãe AB, Rh+. A probabilidade de o casal ter filhos com o mesmo fenótipo do pai será:
A. 1/4
B. 1/2
C. 1/3
D. 1/8
E. 1/16

Para que haja possibilidade de ocorrência de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido), é preciso que o pai, a mãe e o filho tenham, respectivamente, os tipos sanguíneos:
A. Rh+, Rh-, Rh+
B. Rh+, Rh-, Rh-
C. Rh+, Rh+, Rh+
D. Rh+, Rh+, Rh-
E. Rh-, Rh+, Rh+

Mais conteúdos dessa disciplina