Logo Passei Direto
Buscar
A cláusula JOIN é usada para combinar linhas de 2 ou mais tabelas, baseadas nas relações existentes entre elas. Além dos JOINs para combinar tabelas, a linguagem SQL permite funções de agregação que nos ajuda com a análise dos dados, apresentando de forma resumida as informações de uma consulta. Referente à extração de dados utilizando JOINs e funções de agregação, analise o comando SELECT a seguir: SELECT p.id, p.nome, AVG(m.valor_unitario) as media_valor FROM produto p INNER JOIN movimento m ON p.id = m.id_produto GROUP BY p.id, p.nome.
Com relação ao comando anterior, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A função AVG nos retorna a média dos valores de um grupo.
( ) Esta consulta está agrupando o “id” e “nome” do produto para retornar a média dos valores unitários.
( ) A função AVG nos retorna à soma dos valores de um grupo.
( ) A cláusula INNER JOIN presente no comando de consulta irá retornar todos os produtos, mesmo os que não apresentam um registro correspondente na tabela de movimento.
A V - F - V - F.
B V - V - F - F.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o comando SQL apresentado: ( ) A função AVG nos retorna a média dos valores de um grupo. É verdadeira (V). A função AVG calcula a média dos valores em um conjunto de dados. ( ) Esta consulta está agrupando o “id” e “nome” do produto para retornar a média dos valores unitários. É verdadeira (V). O comando GROUP BY está agrupando os resultados pelo "id" e "nome" do produto, permitindo calcular a média dos valores unitários para cada grupo. ( ) A função AVG nos retorna à soma dos valores de um grupo. É falsa (F). A função AVG não retorna a soma, mas sim a média dos valores. Para obter a soma, usaríamos a função SUM. ( ) A cláusula INNER JOIN presente no comando de consulta irá retornar todos os produtos, mesmo os que não apresentam um registro correspondente na tabela de movimento. É falsa (F). A cláusula INNER JOIN retorna apenas os produtos que têm correspondência na tabela de movimento, ou seja, produtos que não têm registros na tabela de movimento não serão incluídos no resultado. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a B) V - V - F - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise o comando SQL a seguir: SELECT c.id as id_cliente, c.nome as nome_cliente, SUM(v.valor_total) as valor_venda FROM vendas v INNER JOIN clientes c ON v.id_cliente = c.cliente WHERE v.data_venda BETWEEN ‘2018-09-01' and ‘2018-09-30’ GROUP BY c.id, c.nome; Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- O comando SELECT retorna o valor de todas as vendas relacionadas aos clientes, agrupando a soma das venda por “id” e “nome” do cliente.
II- O comando SELECT retorna o valor de vendas agrupados por clientes e apresenta valor nulo para os clientes que não tiveram vendas no período.
III- O comando SELECT retorna apenas as vendas que ocorreram no mês de setembro de 2018.
IV- O comando SELECT retorna a média do valor de venda, agrupando o resultado por cliente.
A I e II, apenas.
B I, II, III e IV.
C I e IV, apenas.
D I e III, apenas.

A cláusula JOIN é usada para combinar linhas de duas ou mais tabelas, baseadas nas relações existentes entre elas. Referente à extração de dados utilizando JOINs, analise os comandos de SELECT a seguir: COMANDO 1: SELECT p.id as 'Id.Produto', p.nome as 'Nome Produto', AVG(m.valor_unitario) as 'Valor Médio' FROM tbl_produtos p INNER JOIN tbl_movimentos m ON p.id = m.id_produto GROUP BY p.id, p.nome; COMANDO 2: SELECT p.id as 'Id.Produto', p.nome as 'Nome Produto', AVG(m.valor_unitario) as 'Valor Médio' FROM tbl_produtos p LEFT JOIN tbl_movimentos m ON p.id = m.id_produto GROUP BY p.id, p.nome;
Considerando os comandos apresentados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A função AVG presente nos dois comandos retorna a média dos valores de um grupo. Neste comando irá agrupar os campos “id” e “nome” do produto para retornar a média dos valores unitários.
( ) O comando 1 apresenta apenas os registros da tabela “tbl_produtos” onde há pelo menos um registro na tabela “tbl_movimentos” correspondente.
( ) O comando 2 apresenta apenas os registros da tabela “tbl_produtos” onde há pelo menos um registro na tabela “tbl_movimentos” correspondente, sendo que a função AVG irá trazer apenas os registros que apresenta valores.
( ) O comando 2 traz todos os produtos da tabela “tbl_produtos”, sendo que os produtos que não apresentam um correspondente na tabela “tbl_movimentos” apresentam valor zero e não nulo.
A V - F - F - F.
B V - V - F - F.
C V - F - V - F.
D F - F - V - V.

Subconsultas são expressões aninhadas de SELECT – FROM – WHERE utilizadas dentro de outra consulta. Este recurso é utilizado para, por exemplo, realizar testes de participação de conjuntos, fazer comparação e determinar a cardinalidade dos conjuntos. Com relação às subconsultas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Subconsultas não podem ser utilizadas na cláusula WHERE para limitar valores.
II- Não conseguimos utilizar subconsultas dentro da cláusula FROM, sendo que este é o local onde informamos as tabelas do banco de dados.
III- Podemos criar consultas de consultas, sendo que o SQL permite que uma subconsulta seja informada dentro da cláusula FROM e seu resultado trabalhado como uma tabela que pode se relacionar com outras tabelas ou até outra subconsulta.
IV- Não é possível utilizar subconsultas para trazer colunas dentro da cláusula SELECT, sendo que uma subconsulta pode trazer mais de uma coluna e mais de uma linha como resultado, apresentando erro pelo servidor.
A I e IV, apenas.
B I, II e III, apenas.
C III, apenas.
D I e II, apenas.

A Linguagem SQL oferece subconsultas ou “subqueries”, que são um forma de se fazer consulta aninhadas ou de criar uma expressão de SELECT – FROM – WHERE utilizada dentro de outra consulta. Essas subconsultas ajudam a extrair resultados mais precisos e complexos. Com relação às subconsultas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A linguagem SQL permite criar consultas de consulta, ou seja, que uma subconsulta seja informada dentro da cláusula FROM como uma tabela.
( ) Uma subconsulta informada dentro da cláusula FROM como uma tabela pode também se relacionar com outras tabelas ou até com outra subconsulta.
( ) A linguagem SQL permite utilizar uma subconsulta na cláusula WHERE para limitar os valores de uma consulta.
( ) Podemos criar uma subconsulta para trazer um valor de coluna dentro da cláusula SELECT.
A V - F - V - F.
B V - V - V - V.
C V - V - F - F.
D F - V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina