Logo Passei Direto
Buscar
Um dos aspectos discutidos no que diz respeito à interação entre poluição e condições econômicas e sociais é:
Escolha uma opção:

a.
A poluição afeta os indivíduos de maneira igualitária.

b.
A poluição afeta os indivíduos de maneiras diferentes, os indivíduos menos favorecidos sofrem mais os aspectos da poluição em comparação com indivíduos mais favorecidos, devido à maior exposição à poluição tecnológica à qual estão expostos.

c.
A poluição afeta os indivíduos de maneiras diferentes, de forma que indivíduos mais favorecidos sofrem mais os aspectos da poluição, em comparação a indivíduos menos favorecidos, devido às condições alimentares, habitacionais e de trabalho.

d.
A poluição afeta os indivíduos de maneiras diferentes, de forma que indivíduos menos favorecidos sofrem mais os aspectos da poluição, em comparação com indivíduos mais favorecidos, devido às condições alimentares, habitacionais e de trabalho.
User badge image
Renata moraes

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa pergunta, é importante considerar a relação entre poluição e desigualdade social. A literatura sobre o tema geralmente aponta que os indivíduos menos favorecidos são mais impactados pela poluição devido a fatores como maior exposição a ambientes poluídos e menos recursos para se proteger ou se adaptar a essas condições. Analisando as opções: a) A poluição afeta os indivíduos de maneira igualitária. - Esta opção não é correta, pois a poluição não afeta todos de forma igual. b) A poluição afeta os indivíduos de maneiras diferentes, os indivíduos menos favorecidos sofrem mais os aspectos da poluição em comparação com indivíduos mais favorecidos, devido à maior exposição à poluição tecnológica à qual estão expostos. - Esta opção é parcialmente correta, mas não menciona as condições alimentares, habitacionais e de trabalho. c) A poluição afeta os indivíduos de maneiras diferentes, de forma que indivíduos mais favorecidos sofrem mais os aspectos da poluição, em comparação a indivíduos menos favorecidos, devido às condições alimentares, habitacionais e de trabalho. - Esta opção está incorreta, pois inverte a relação. d) A poluição afeta os indivíduos de maneiras diferentes, de forma que indivíduos menos favorecidos sofrem mais os aspectos da poluição, em comparação com indivíduos mais favorecidos, devido às condições alimentares, habitacionais e de trabalho. - Esta opção é a mais correta, pois reconhece que os menos favorecidos são mais impactados pela poluição devido a suas condições de vida. Portanto, a alternativa correta é: d) A poluição afeta os indivíduos de maneiras diferentes, de forma que indivíduos menos favorecidos sofrem mais os aspectos da poluição, em comparação com indivíduos mais favorecidos, devido às condições alimentares, habitacionais e de trabalho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando se trata dos efeitos nocivos causados pela poluição atmosférica sobre a saúde humana, podemos citar alterações sanguíneas, alterações hormonais, processos inflamatórios, irritação de mucosas, entre outros. No entanto, o grau desses efeitos pode variar consideravelmente se levarmos em consideração alguns agentes moduladores desses efeitos.
Entre as condições citadas a seguir, aquela que não está diretamente relacionada com essa modulação é:
a. A idade do indivíduo.
b. O estado nutricional no qual se encontra o indivíduo.
c. A existência de doenças pré-existentes.
d. A condição psíquica do indivíduo.

Diversas fontes poluidoras são responsáveis por emissão de material particulado no meio ambiente. De acordo com os dados apresentados por órgãos reguladores de vigilância, quanto à emissão de material particulado, temos, em ordem decrescente, as principais fontes emissoras representadas na alternativa: Escolha uma opção: a. Veículos, indústrias e construções. b. Indústrias, solos e pedreiras. c. Indústrias, solos e construções. d. Solos, construções e veículos.

A poluição apresenta importantes custos econômicos, tanto para empresas particulares quanto para os órgãos públicos. Políticas públicas de controle de emissão de poluentes podem ser altamente benéficas, não só para a população, como também para os gastos públicos no futuro.
Aponte, entre as alternativas, aquela em que a diminuição da poluição atmosférica não traria benefícios econômicos.
a. Número de internações por problemas respiratórios.
b. Número de mortalidade.
c. Número de faltas no trabalho.
d. Número de doenças parasitárias.

Analise os dados a seguir do trabalho publicado por Paulo Afonso de André e colaboradores, em 2012, sobre o impacto da poluição em termos econômicos.
Analisando-se e correlacionando-se os dados das duas tabelas, pode-se concluir que:
a. O custo das internações por problemas de saúde não mostra correlação com o poder aquisitivo da população, por esse poder permitir ao cidadão pagar um plano de saúde particular, não dependendo, assim, do hospital público.
b. Quanto maior for o poder aquisitivo da população que possa pagar por um plano de saúde particular, menor será a oneração do poder público com gastos com a saúde.
c. Cidades onde a porcentagem da população com plano de saúde particular é menor apresentam as maiores diferenças em relação aos custos de internações entre hospitais públicos e particulares.
d. Cidades como Curitiba, Porto Alegre e Recife, onde o custo de internação é menor que o de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, apresentam tais valores devido exclusivamente a políticas de conscientização da população a só optarem por internações em casos mais graves.

Observe o gráfico:
A partir da análise do gráfico, é possível afirmar que:
a. O número de óbitos não apresenta correlação direta com fatores como umidade e temperatura, pois está apenas relacionado com a condição social do indivíduo.
b. O número de óbitos apresenta correlação com a temperatura, mas pouco se mostra correlacionado com a umidade, mesmo porque em temperaturas mais amenas, o potencial dos poluentes é maior.
c. O número de óbitos está correlacionado com a temperatura e também com a umidade. Em épocas de inverno existe um maior acúmulo de poluição devido a esses fatores climáticos, o que potencializa o efeito nocivo da poluição.
d. O número de óbitos está relacionado apenas com a umidade, sendo a temperatura irrelevante. Nesse caso, a baixa umidade diminui a produção de defesas naturais nas vias respiratórias dos indivíduos, culminando em maior potencial nocivo para a poluição.

Sobre o material particulado, não se pode afirmar que:
Escolha uma opção:

a.
Para ser considerado material particulado, o diâmetro da partícula deve ser em torno ou menor que 10 micra, ou seja, até menor que o diâmetro de um fio de cabelo.

b.
Como um material de diâmetro reduzido, os materiais particulados podem ser facilmente inalados e podem ocasionar diversos problemas de saúde.

c.
Os materiais particulados podem também estar envolvidos nos processos de eutrofização (excesso de nutrientes em ambientes aquáticos), provocando o aumento de algas e, consequentemente, levando à mortandade de peixes.

d.
Embora possa ser emitido por fontes naturais, como vulcões, sua principal emissão está na combustão de combustíveis fósseis.

Julgue os itens a seguir relativos à poluição resultante da atividade humana.
Está(ão) correta(s):
I) A ação humana tem resultado em um melhoramento da qualidade das águas, pois os produtos liberados acabam por melhorar a qualidade da água para consumo.
II) Entre os gases liberados da combustão de fósseis (carvão), refinaria de petróleo e veículos a biodiesel está o SO2 que, na atmosfera, pode se converter em ácido sulfúrico, que se precipita junto à chuva. Fontes aquáticas com pH muito baixo e podem resultar em morte de peixes.
III) O pH das águas é uma das grandes preocupações do momento, o ideal é ter pH da água de beber próximo a zero.
a. I e II.
b. Apenas III.
c. Apenas II.
d. II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina