Logo Passei Direto
Buscar
FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS - Especialista em Educação – Orientador. Adaptada. A avaliação didática possui objetivos diferentes da avaliação para fins de exames. Ela busca um objetivo vinculado as metas educacionais relacionadas à determinada escola. Por isso a avaliação educacional deve estar a serviço da:
Proposta Pedagógica.
Disciplina e acompanhamento pedagógico.
Seleção e critérios de organização.
Orientação profissional
Educação em suas três modalidades.
User badge image
Desvendando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o papel da avaliação didática no contexto educacional. A avaliação didática é uma ferramenta que visa acompanhar o processo de ensino-aprendizagem e deve estar alinhada com as metas e propostas pedagógicas da instituição. Analisando as alternativas: 1. Proposta Pedagógica - Refere-se ao conjunto de diretrizes e objetivos que orientam o trabalho educativo, sendo a avaliação didática uma parte fundamental para verificar se essas diretrizes estão sendo cumpridas. 2. Disciplina e acompanhamento pedagógico - Embora a avaliação possa contribuir para a disciplina, o foco principal é mais amplo e está relacionado à proposta pedagógica. 3. Seleção e critérios de organização - Essa opção parece mais voltada para a organização de exames e não para a avaliação didática em si. 4. Orientação profissional - Embora a avaliação possa ajudar na orientação, não é o foco principal da avaliação didática. 5. Educação em suas três modalidades - Essa opção é muito ampla e não se relaciona diretamente com o objetivo específico da avaliação didática. Diante disso, a alternativa que melhor representa o objetivo da avaliação didática, que é estar a serviço das metas educacionais e da proposta pedagógica da escola, é: Proposta Pedagógica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

SUGEP - UFRPE - 2018 - UFRPE – Pedagogo. O critério estruturante do instrumento de avaliação que discute tanto a sua efetivação quanto se o instrumento utilizado está coerente com o planejamento é denominado de
Utilidade.
Pertinência.
Clareza.
Viabilidade.
Articulação.

FCM - 2019 - Prefeitura de Guarani - MG - Supervisor Pedagógico. Adaptada.
Uma coordenadora pedagógica solicitou à professora de Química da Escola Estadual EV que aplicasse uma avaliação em três turmas do segundo ano do Ensino Médio. Explicou que se tratava de uma avaliação diagnóstica e que, por esse motivo, tinha por objetivo
corrigir os erros e as insuficiências para assegurar uma ótima sequência de ensino e de aprendizagem.
organizar as turmas conforme o nível de rendimento alcançado.
indicar como os alunos estão se modificando em direção ao objetivo proposto.
levantar as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem.
Nenhuma das opções.

VUNESP - 2019 - UFABC – Pedagogo. O conhecimento não tem sentido em si mesmo. É uma forma de compreender e intervir eticamente no mundo do próprio conhecimento; portanto, na construção do conhecimento significativo.
Nessa concepção, a avaliação deve se preocupar em:
classificar o desempenho dos alunos no processo de aprendizagem.
separar os aspectos cognitivos dos afetivos e atitudinais.
evidenciar e refletir desempenhos em múltiplas dimensões.
verificar a capacidade do aluno de assimilar conhecimentos significativos.
estimular a dedicação do aluno na reprodução do conhecimento.

FGV - 2014 - AL-BA - Técnico de Nível Superior – Pedagogia. Adaptada. Com relação às características dos Sistemas de Avaliação Nacional, desenvolvidos pelo governo federal, analise as afirmativas a seguir:
I. O Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica (SAEB) está focalizado na avaliação das habilidades cognitivas e das características socioeconômicas dos estudantes brasileiros.
II. O Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica (SAEB) foi introduzido em 1994 e em 1998 começou a adotar a metodologia da Teoria da Resposta ao Item.
III. Os resultados da Prova Brasil não são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB) juntamente com a taxa de defasagem idade―série.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina