Logo Passei Direto
Buscar
Podemos afirmar que um estudo sistemático da dimensão geográfica da política se deu a partir:
A) Da publicação das obras de Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e inúmeros outros filósofos da Antiguidade, da Idade Média ou da época moderna, que se ocuparam em escrever, por exemplo, sobre a dimensão espacial da política, a respeito do tamanho e da localização do território, a ênfase na importância da geografia ou ainda sobre a localização e a defesa da fortaleza do príncipe.
B) De 1945, quando a preocupação surge com a chamada escala macro ou continental/pianetária, inserida nessa preocupação a da disputa do poder mundial, que o Estado é uma grande potência além de qual a melhor estratégia espacial para se atingir esse status.
C) De meados dos anos 1970, em que a geopolítica sai do ostracismo e volta a ser novamente estudada agora, como 'um campo de estudos', uma área interdisciplinar a exemplo da ambiental.
D) Da publicação das obras do general alemão Karl Haushofer, que acabou por popularizar a geopolitica devido às circunstâncias (ligações, embora problemáticas, com o nazismo e possivel contribuição indireta para a obra Mein Kampf, de Hitler), tornando-a tristemente famosa nos anos 1930 e 1940, em especial por meio da sua revista de geopolitica (Zeitschrift für Geopolitik), editada em Munique, de 1924 a 1944, e com uma tiragem mensal que começou com 3 mil e chegou a atingir a marca dos 30 mil exemplares, algo bastante expressivo para a época.
E) Da publicação da obra Politische Geogrophie (Geografia Politica), de Friedrich Ratzel. Com Ratzel, inicia-se um estudo sistemático da dimensão geográfica da política, no qual a espacialidade ou a territorialidade do Estado era o principal objeto de preocupações.
User badge image
AdmComigo

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para determinar a resposta correta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao estudo sistemático da dimensão geográfica da política. A) Fala sobre a contribuição de filósofos ao longo da história, mas não aponta um marco específico que inicie um estudo sistemático. B) Refere-se a um período pós-1945, mas não é o início do estudo sistemático da geografia política. C) Menciona os anos 1970, quando a geopolítica voltou a ser estudada, mas novamente não é o início do estudo sistemático. D) Foca na obra de Karl Haushofer e sua popularização da geopolítica, mas isso ocorreu em um contexto específico e não é o início do estudo sistemático. E) Aponta para a obra de Friedrich Ratzel, que é reconhecido como um dos primeiros a sistematizar o estudo da geografia política, focando na espacialidade e territorialidade do Estado. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa o início de um estudo sistemático da dimensão geográfica da política é: E) Da publicação da obra Politische Geographie (Geografia Política), de Friedrich Ratzel.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto a seguir: Em contraste com a crise do multilateralismo dos anos 80, a virada do século XX constituiu um período de intensa mobilização dos foros diplomáticos parlamentares, fosse para enfrentar ameaças iminentes e localizar soluções para problemas de longo prazo que se vinham agravando no mundo desde o início da Era Moderna.
Com base no texto, de José Augusto Lindgren Alves, e levando em conta as novas configurações do cenário mundial, qual afirmativa a seguir está correta quanto à inserção internacional do Brasil no início dos anos 1990 no que diz respeito às questões ambientais da agenda internacional?
A) O Brasil, como país em desenvolvimento, nunca se preocupou com a preservação ambiental, pois antes de tudo sempre colocou em primeiro lugar o seu desenvolvimento econômico.
B) O Brasil não participou de nenhum encontro internacional sobre preservação do meio ambiente no início da década de 1990.
C) Os mecanismos de desenvolvimento limpo são tecnologias de manejo voltado ao desenvolvimento econômico e sem danos ambientais. Tal discussão foi levantada pelo Brasil, já em 1990, durante o governo Collor.
D) A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, foi o primeiro dos grandes encontros internacionais realizados na última década do século XX. Especialistas reconhecem que, ao lado de outros fatores, foi decisiva a ação do Brasil para que a reunião adotasse um enfoque acentuadamente social para a abordagem ambiental, além de ter sediado o encontro na capital do Rio de Janeiro.
E) A vasta diversidade de temas que compõem a agenda das relações internacionais, a ecopolítica não encontra espaço para os debates necessários.

Mais conteúdos dessa disciplina