Logo Passei Direto
Buscar
A partir dos conhecimentos adquiridos sobre a relação entre os conceitos de interdisciplinaridade e patrimônio cultural, julgue cada afirmativa abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F), e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. Apesar de trazer novas perspectivas para o saber patrimonial, a Convenção da UNESCO relativa ao Patrimônio Mundial Cultural e Natural, de 1972, reafirmou valores tradicionais de reconhecimento.
II. A ampliação do conceito de patrimônio cultural incorporou novos objetos, temas e grupos, com diferentes visões, gerando novas problemáticas, o que levou aos movimentos de revisão da perspectiva disciplinar.
III. O processo de Registro do Terreiro de Candomblé da Casa Branca da Bahia, em 1984, incentivou umas das primeiras experiências interdisciplinares do órgão federal de patrimônio.
IV. As pesquisas interdisciplinares sobre os fenômenos da vida real devem levar em consideração os dados objetivos, para então elaborar uma perspectiva própria sobre a subjetividade desses mesmos fenômenos.
F-V-F-F
V-V-F-V
V-V-F-F
V-F-F-V
F-V-V-V
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. Apesar de trazer novas perspectivas para o saber patrimonial, a Convenção da UNESCO relativa ao Patrimônio Mundial Cultural e Natural, de 1972, reafirmou valores tradicionais de reconhecimento. É verdadeira (V). A Convenção realmente trouxe novas perspectivas, mas também reafirmou valores tradicionais. II. A ampliação do conceito de patrimônio cultural incorporou novos objetos, temas e grupos, com diferentes visões, gerando novas problemáticas, o que levou aos movimentos de revisão da perspectiva disciplinar. É verdadeira (V). O conceito de patrimônio cultural se expandiu para incluir uma variedade maior de elementos e perspectivas. III. O processo de Registro do Terreiro de Candomblé da Casa Branca da Bahia, em 1984, incentivou umas das primeiras experiências interdisciplinares do órgão federal de patrimônio. É falsa (F). Embora o registro tenha sido importante, não é considerado uma das primeiras experiências interdisciplinares. IV. As pesquisas interdisciplinares sobre os fenômenos da vida real devem levar em consideração os dados objetivos, para então elaborar uma perspectiva própria sobre a subjetividade desses mesmos fenômenos. É verdadeira (V). A pesquisa interdisciplinar deve considerar tanto dados objetivos quanto subjetivos para uma análise mais completa. Agora, organizando as respostas: I - V II - V III - F IV - V A sequência correta é: V - V - F - V. Portanto, a alternativa correta é: V-V-F-V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 4 de agosto de 2000 entrou em vigor o Decreto nº 3.551, que institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, e cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. E em 18 de maio de 2016 o IPHAN institui a Portaria nº 200, que dispõe sobre a regulamentação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial.
Acerca da relação jurídica entre o Decreto nº 3.551/2000 e a Portaria nº 200/2016, podemos afirmar que:
Se complementam, uma vez que a Portaria nº 200/2016 traz para a matéria da preservação do patrimônio imaterial as diretrizes que não foram mencionadas no Decreto nº 3.551/2000.
O referido decreto institui o Tombamento como instrumento de preservação dos bens imateriais e a portaria, por sua vez, dispõe sobre a regulamentação da aplicação desse mecanismo de preservação.
O referido decreto institui o Registro como instrumento de salvaguarda dos bens imateriais e a portaria, por sua vez, dispõe sobre a regulamentação de sua aplicação pelo IPHAN.
Não há qualquer relação entre o referido decreto e portaria, já que foram instituídos por diferentes estruturas de poder, respectivamente, Presidência da República e IPHAN.
Conflitam entre si, uma vez que a função jurídica das portarias é inovar a fundamentação legal vigente a partir do saber técnico do órgão.

Sobre os instrumentos de preservação do patrimônio cultural podemos afirmar que a salvaguarda está institucionalmente relacionada a(o):
Tombamento
Decreto-lei nº 25/37
Lei da Arqueologia
Centro histórico registrado
Patrimônio cultural de natureza imaterial

De acordo com o Art. 2016 da Constituição da República Federal do Brasil, promulgada em 1988, constituem o Patrimônio Cultural Brasileiro:
I. Obras, objetos, documentos e edificações destinados a manifestações artísticas e culturais.
II. Criações artísticas, científicas e tecnológicas.
III. Modos de criar, fazer e viver.
IV. Sítios de valor paisagístico.
V. Formas de expressão.
Apenas os itens IV e V.
Todos os itens estão corretos.
Apenas os itens III e IV.
Apenas os itens I e II.
Apenas os itens I e V.

A participação da iniciativa privada, na construção da memória social, pautou-se pela organização de acervos de documentos corporativos, o que atendia também à competição natural entre empresas e a criação de imagens positivas junto à sociedade. Assinale a opção que confirma essa afirmação.
Apenas a opção b corresponde à afirmação inicial.
As opções b e c se completam.
Os centros de memória de empresas não estavam abertos ao público externo.
Os documentos empresariais não fazem parte da memória histórica da sociedade.
A implantação de centro de documentação nas empresas não possibilitou apenas a produção da história empresarial, como também a ampliação de trabalhos historiográficos, uma vez que muitos acervos foram colocados à disposição de pesquisadores externos.

Considere os trechos abaixo: "Por excelência, turistas são os viajantes do imaginário, pois não buscam a cidade para nelas viver ou trabalhar, nem para realizar aquisições e trocas como faziam os camponeses medievais, que vinham a esses centros para vender as mercadorias. O turista busca as cidades para entrar em contato com imagens que já criaram em seu imaginário, olhando reportagens de turismo, folhetos de agências de viagem ou fotos produzidas por outros viajantes".
O primeiro trecho traz a relação do turista com a cultura da imagem, e o segundo trata-se de orientações do Ministério do Turismo para a estruturação de produtos turísticos, acompanhando a tendência do Turismo Cultural. Considerando o conteúdo exposto neste enunciado, sobre o Turismo Cultural e sua relação com o patrimônio cultural, assinale a alternativa que contém a afirmativa correta:
A cultura da imagem pouco influencia na criação de políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico.
O mercado turístico busca propiciar aos seus clientes uma experiência da realidade dos centros urbanos históricos e de seus tecidos sociais.
A criação de produtos tematizados é parte fundamental da socialização dos patrimônios culturais.
A cultura da imagem e a criação de produtos temáticos criam concepções prévias de patrimônios culturais e seus contextos.
Para além de sua estética, o patrimônio cultural é percebido como um eixo a partir do qual interpretações coletivas são construídas.

No trecho abaixo Repko define a interdisciplinaridade como: "[...] interdisciplinares são processos desenvolvidos para responder a uma questão, resolver um problema ou abordar um tema que é muito amplo ou complexo para ser tratado adequadamente por uma única disciplina e baseiam-se nas perspectivas disciplinares e integram seus insights [seus pontos de vista] para produzir uma compreensão mais abrangente ou um avanço cognitivo".
Assinale a alternativa que corresponde ao contexto histórico de construção do conceito de interdisciplinaridade:
A bula papal de 1290, que reconheceu o Estudo Geral para as Artes, o Direito e a Medicina, e restringiu a Teologia aos conventos, o que contribuiu para os avanços científicos antropocêntricos do Renascimento.
O movimento da interdisciplinaridade que buscava uma revisão da postura em relação às teorias, aos conceitos e métodos de produção de conhecimento, que se apoiasse na segmentação das disciplinas para enfrentar problemas complexos.
Fundação da Universidade de Coimbra, em Portugal, que tinha por filosofia a construção dialógica e transformadora de conhecimento a partir de trocas de saberes e experiências entre educadores e alunos.
O início das grandes navegações, entre o século XV e início do século XVI, que resultou em avanços tecnológicos para a circunavegação a partir da confluência da Matemática, Física e Geografia.
Movimentos sociais da segunda metade dos anos 1960, que questionavam a estrutura autoritária das universidades, como também a racionalidade e objetividade, verdades que marcaram a Ciência e a Educação.

Mais conteúdos dessa disciplina