Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
Vimos, no Módulo III deste curso, que existe uma série de críticas comumente dirigidas aos parlamentares e servidores do Poder Legislativo. Muitas delas são consideradas mitos, informações distorcidas, enquanto outras são duras verdades, erros que podem ser corrigidos.
Considerando as afirmacoes acima, escolha uma alternativa:
I – Dizer que os parlamentares só legislam em causa própria ou de seus financiadores é uma dura verdade.
II – Dizer que os servidores do Legislativo trabalham pouco e ganham muito é um mito.
III – Dizer que alguns parlamentares faltam às sessões plenárias é um mito.
IV – Dizer que alguns parlamentares atuam com interesses próprios ou escusos é uma dura verdade.
V – Dizer que os parlamentares desfrutam de inúmeros privilégios é um mito.
a. Apenas I, II e III são verdadeiras.
b. Apenas I e V são falsas.
c. Apenas II, IV e V são verdadeiras.
d. Todas as afirmações são falsas.
e. Todas as afirmações são verdadeiras.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I – Dizer que os parlamentares só legislam em causa própria ou de seus financiadores é uma dura verdade. Essa afirmação é considerada uma crítica comum e, em muitos casos, reflete uma percepção negativa sobre a atuação dos parlamentares, portanto, pode ser considerada uma dura verdade. II – Dizer que os servidores do Legislativo trabalham pouco e ganham muito é um mito. Essa afirmação é frequentemente contestada, pois muitos acreditam que os servidores do Legislativo têm uma carga de trabalho significativa e, portanto, essa afirmação pode ser considerada um mito. III – Dizer que alguns parlamentares faltam às sessões plenárias é um mito. Essa afirmação é falsa, pois é um fato que alguns parlamentares realmente faltam às sessões plenárias, então não é um mito. IV – Dizer que alguns parlamentares atuam com interesses próprios ou escusos é uma dura verdade. Essa afirmação é frequentemente considerada verdadeira, pois há casos documentados de parlamentares que agem em benefício próprio. V – Dizer que os parlamentares desfrutam de inúmeros privilégios é um mito. Essa afirmação é falsa, pois muitos consideram que os parlamentares realmente têm privilégios em relação a outros cidadãos. Agora, vamos resumir as análises: - I: Verdadeira - II: Verdadeira - III: Falsa - IV: Verdadeira - V: Falsa Com base nisso, a alternativa que contém todas as afirmações verdadeiras é: a. Apenas I, II e IV são verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, muito conhecida por servidores públicos e advogados, trata do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Retirados desta Lei, estão exemplificados abaixo alguns deveres e proibições do servidor público, que se relacionam explícita ou implicitamente com os princípios da Administração Pública estudados.
Considere o item verdadeiro quando a atividade descrita corresponder corretamente ao princípio citado e falso para quando a correspondência não for verídica. Assinale o(s) verdadeiro(s):
a. Levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo. - Cumpre com a Publicidade.
b. Manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil. - Viola a Impessoalidade.
c. Promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição. - Viola a Moralidade.
d. Cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais. - Cumpre com a Legalidade.
e. Utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares. - Viola a Eficiência.

Vimos em nosso curso que a Ética é algo universal, entretanto, é relevante a especificação “Ética no Legislativo”. Acerca dessa caracterização, julgue os itens que se seguem:
Escolha uma:
I – É correto dizer que existem princípios específicos, que podem também ser chamados de éticos, para categorias específicas de pessoas. Podemos citar a profissão como uma dessas categorias, havendo, portanto, imperativos éticos específicos dentro de determinadas profissões.
II – Senadores, deputados e vereadores, em sua função de representantes de milhares ou milhões de pessoas, precisam considerar em suas atividades diárias as opiniões e pensamentos daquelas pessoas que eles representam. Por isso, é necessário colocar em prática as questões éticas.
III – Não é necessária essa especificação, uma vez que não há especificidades éticas para diferentes categorias de pessoas.
IV – Considerando que o Poder Legislativo tem uma função representativa, pode-se afirmar que os pressupostos éticos estão presentes desde o nascimento da atividade do parlamentar.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.

Vimos em nosso curso que a Administração Pública é composta em sua grande maioria pelos agentes administrativos e que estes, por sua vez, possuem suas próprias divisões. A respeito de tais subdivisões, julgue os itens que se seguem e marque a(s) correta(s):
Escolha uma ou mais:
a. São denominados Servidores públicos os que ocupam cargos públicos pertencentes à Administração direta, às autarquias ou às fundações públicas.
b. Militares são aqueles pertencentes aos quadros das Forças Armadas.
c. Dá-se o nome de Agentes Temporários àqueles contratados por período limitado de tempo.
d. Aqueles contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) denominam-se Empregados públicos.

Mais conteúdos dessa disciplina