Logo Passei Direto
Buscar
Em Assembleia Geral Extraordinária do Condomínio Edifício Parque das Aves, e para a qual todos os condôminos foram convocados, por maioria absoluta de votos foi deliberada a cobrança de uma contribuição mais alta dos condôminos em cujas unidades haviam sido realizadas reformas que as valorizaram e cujos proprietários ocupam as duas vagas de garagem pertencentes a cada apartamento, enquanto a maioria dos moradores só ocupava uma delas. Essa deliberação é
(A) inválida, porque, salvo disposição em contrário na convenção, a contribuição para as despesas do condomínio deve ser proporcional à fração ideal atribuída a cada unidade.
(B) inválida, porque, em um condomínio, deve ser igual a contribuição dos condôminos, independentemente do valor da unidade autônoma.
(C) válida, porque a decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária, por maioria absoluta, atendendo à disposição legal que rege a matéria concernente à cobrança de despesas condominiais.
(D) inválida, porque salvo disposição em contrário da convenção, a contribuição para as despesas do condomínio deve ser proporcional à área de cada unidade.
(E) válida, porque as decisões tomadas em assembleia regularmente convocada sempre obrigam a todos os condôminos.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para analisar a questão, precisamos considerar as regras que regem a cobrança de despesas em condomínios, conforme a legislação brasileira, especialmente o Código Civil. A regra geral é que as contribuições para as despesas do condomínio devem ser proporcionais à fração ideal de cada unidade, salvo disposição em contrário na convenção do condomínio. Isso significa que, a menos que a convenção estabeleça algo diferente, todos os condôminos devem contribuir de acordo com a fração ideal que possuem. Vamos analisar as alternativas: (A) inválida, porque, salvo disposição em contrário na convenção, a contribuição para as despesas do condomínio deve ser proporcional à fração ideal atribuída a cada unidade. - Esta alternativa está correta, pois reflete a regra geral. (B) inválida, porque, em um condomínio, deve ser igual a contribuição dos condôminos, independentemente do valor da unidade autônoma. - Esta alternativa é incorreta, pois a contribuição não precisa ser igual, mas sim proporcional à fração ideal. (C) válida, porque a decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária, por maioria absoluta, atendendo à disposição legal que rege a matéria concernente à cobrança de despesas condominiais. - Esta alternativa é incorreta, pois mesmo que a decisão tenha sido tomada em assembleia, ela não pode contrariar a regra da fração ideal. (D) inválida, porque salvo disposição em contrário da convenção, a contribuição para as despesas do condomínio deve ser proporcional à área de cada unidade. - Esta alternativa é semelhante à (A), mas menciona "área" em vez de "fração ideal". Embora a área possa ser um fator, a fração ideal é o que realmente importa, então essa alternativa não é a mais precisa. (E) válida, porque as decisões tomadas em assembleia regularmente convocada sempre obrigam a todos os condôminos. - Esta alternativa é incorreta, pois as decisões devem respeitar as normas legais e a convenção do condomínio. Portanto, a alternativa correta é: (A) inválida, porque, salvo disposição em contrário na convenção, a contribuição para as despesas do condomínio deve ser proporcional à fração ideal atribuída a cada unidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito do direito das famílias, assinale a opção correta.
a) O ato jurídico da adoção depende da efetiva assistência do poder público e de sentença constitutiva, ressalvados os casos de maiores de dezoito anos de idade, que independem de sentença.
b) O reconhecimento de filhos havidos fora do casamento pode ser feito por manifestação direta e expressa perante o juiz.
c) Não se admite a alteração do regime de bens no curso do matrimônio.
d) A obrigação de prestar alimentos não é transmitida aos herdeiros do devedor.
e) O bem de família pode ser instituído mediante qualquer instrumento que evidencie a vontade da entidade familiar de destacar parte de seu patrimônio.

Assinale a alternativa correta sobre o processo de registro, de acordo com a Lei nº 6.015/1973.
a) A suscitação de dúvida ocorre de ofício pelo oficial, não tendo lugar por solicitação do apresentante do título.
b) No procedimento de dúvida há necessária intervenção do Ministério Público.
c) Cessarão os efeitos da prenotação se, decorridos 90 (noventa) dias do seu lançamento no protocolo, o título não tiver sido registrado por omissão do interessado em atender às exigências legais.
d) A decisão do procedimento de dúvida tem natureza jurisdicional, implicando em coisa julgada.
e) Protocolado determinado título, proceder-se-á ao registro no prazo máximo de 60 (sessenta) dias.

Determinado projeto de lei ordinária, após regular processo legislativo, foi enviado ao Presidente da República para sanção. O Presidente, no entanto, permaneceu inerte, deixando de sancioná-lo ou vetá-lo, total ou parcialmente. O projeto de lei nada dispunha sobre a vacatio legis, e seu texto foi oficialmente publicado 25 (vinte e cinco) dias após o recebimento do projeto de lei pelo Presidente. No entanto, 3 (três) dias após a publicação original, o texto foi novamente publicado para corrigir erros da publicação anterior. Nesse cenário, é correto afirmar que
a) a vacatio legis terá o prazo especial de 90 (noventa) dias, em razão da inércia do Presidente da República, a contar da segunda publicação oficial.
b) a vacatio legis será de 60 (sessenta) dias, a contar do prazo final para que o Presidente da República sancionasse ou vetasse a lei.
c) a vacatio legis será de 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da segunda publicação oficial.
d) a vacatio legis será de 60 (sessenta) dias, a contar da segunda publicação oficial.
e) a vacatio legis será de 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da primeira publicação oficial.

A empresa 123 Eventos e Fábio firmaram, no ano 2000, contrato de prestação de serviços, por prazo indeterminado, por meio do qual Fábio prestava assessoria em informática para a empresa. Uma das obrigações contratuais de Fábio era enviar, quinzenalmente, um relatório descritivo das tarefas realizadas naquele período. Fábio nunca enviou os relatórios e o representante legal da empresa também nunca os exigiu. Em 2017, a 123 Eventos exigiu todos os relatórios, desde o início da prestação dos serviços, ameaçando cobrar a multa estipulada em cláusula penal caso Fábio não atendesse à solicitação. Fábio apontou que não poderia atender ao pedido e argumentou que durante os 17 (dezessete) anos de vigência do contrato, tal obrigação jamais havia sido exigida. Desse modo, concluiu Fábio que a obrigação contratual não seria mais exigível. A argumentação e conclusão de Fábio têm suporte, em tese,
a) na vedação ao comportamento contraditório.
b) na teoria do adimplemento substancial.
c) na função social dos contratos.
d) na presumida vulnerabilidade do fornecedor pessoa física.
e) no instituto da suppressio.

À vista de todos e sem o emprego de qualquer tipo de violência, o pequeno agricultor Joventino adentra terreno vazio, constrói ali sua moradia e uma pequena horta para seu sustento, mesmo sabendo que o terreno é de propriedade de terceiros. Sem ser incomodado, exerce posse mansa e pacífica por 2 (dois) anos, quando é expulso por um grupo armado comandado por Clodoaldo, proprietário do terreno, que só tomou conhecimento da presença de Joventino no imóvel no dia anterior à retomada.
Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
A) Como não houve emprego de violência, Joventino não pode ser considerado esbulhador.
B) Clodoaldo tem o direito de retomar a posse do bem mediante o uso da força com base no desforço imediato, eis que agiu imediatamente após a ciência do ocorrido.
C) Tendo em vista a ocorrência do esbulho, Joventino deve ajuizar uma ação possessória contra Clodoaldo, no intuito de recuperar a posse que exercia.
D) Na condição de possuidor de boa-fé, Joventino tem direito aos frutos e ao ressarcimento das benfeitorias realizadas durante o período de exercício da posse.

Analise as seguintes proposições relativas às obrigações, segundo o Código Civil: I - A obrigação indivisível assim se mantém mesmo quando se resolva em perdas e danos. Assim, ainda que a culpa pelo perecimento do seu objeto seja de apenas um dos devedores, todos respondem pela indenização por inteiro, e aquele que assim responder sub-roga-se no direito do credor em relação aos demais coobrigados. II - Nas obrigações solidárias, a qualquer tempo poderá o devedor escolher a qual dos credores solidários pagar, e, sendo o pagamento integral feito pelo devedor a qualquer deles, extingue-se a obrigação. III - As condições adicionais que forem pactuadas entre o credor e um dos devedores solidários não poderão se estender aos demais devedores caso venham a agravar a situação destes, sendo, porém, permitidas se acompanhadas dos respectivos consentimentos. IV - O terceiro não interessado que paga a dívida em seu próprio nome tem direito a reembolsa-se do que pagou, sub-rogando-se no direito do credor. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
b) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
c) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas a assertiva III está correta.
e) Não respondida.

Considera-se ____________ quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
a) Empresário.
b) Vendedor.
c) Empresa.
d) Sociedade.

Tutela é o encargo atribuído pela Justiça a um adulto capaz, para que proteja, zele, guarde, oriente, responsabilize-se e administre os bens de crianças e adolescentes cujos pais são falecidos ou estejam ausentes até que completem 18 anos de idade. A este respeito é correto afirmar:
a) O direito de nomear tutor compete a qualquer um dos pais, separadamente.
b) Aos irmãos órfãos dar-se-ão tantos tutores quanto bastarem.
c) É anulável a nomeação de tutor pelo pai ou pela mãe que, ao tempo de sua morte, não tinha o poder familiar.
d) As crianças e os adolescentes cujos pais forem desconhecidos, falecidos ou que tiverem sido suspensos ou destituídos do poder familiar terão tutores nomeados pelo Juiz ou serão incluídos em programa de colocação familiar.

São excluídos da sucessão os herdeiros ou legatários:
A sequência correta é:
I. Que houverem acusado caluniosamente em juízo o autor da herança.
II. Que, por violência ou meios fraudulentos, inibirem ou obstarem o autor da herança de dispor livremente de seus bens por ato de última vontade.
III. Que houverem sido autores, co-autores ou partícipes de homicídio culposo, ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente.
IV. Que incorrerem em crime contra honra do autor da herança, ou de seu cônjuge ou companheiro.
a) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
b) Apenas a assertiva II está correta.
c) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
d) A assertiva III está incorreta.

Mais conteúdos dessa disciplina