Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Considerando esse extrato de documento histórico e os conteúdos do livro-base Brasil Império: história, historiografia e ensino de História sobre a revolução liberal e constitucional luso-brasileira, assinale a alternativa correta:
Leia o seguinte trecho de um catecismo político, que circulou em Salvador em 1821: “P [pergunta]. Que são Cortes? R [resposta]. Um Congresso Nacional convocado [...] para promover o bem e a felicidade da nação. [...] P. Que diferença há entre as Cortes antigas e as que agora se convocam? R. Em que agora não se convoca arbitrariamente certa parte da nação, porém todo o povo concorre para nomear sujeitos que o representem, confiando-lhes o poder soberano que reside na nação, para que disponham e estabeleçam o que é mais conducente ao bem público. [...] P. Serão grandes as faculdades destas Cortes? R. Serão ilimitadas, porque residirá nelas em toda a sua extensão a autoridade soberana. [...] P. Qual é o governo Constitucional? R. É aquele no qual um rei governa segundo as leis fundamentais estabelecidas pelo Congresso da nação, a que chamam Cortes”.
A - O catecismo político defendia a manutenção do absolutismo no Brasil e em Portugal.
B - O documento histórico propagandeava que o rei estaria hierarquicamente acima da lei constitucional, podendo descumpri-la.
C - O catecismo político preocupa-se em mostrar as semelhanças das Cortes que se reuniam durante 1821 em Lisboa com as Cortes antigas.
D - Segundo o extrato de documento histórico, o Brasil deveria se separar imediatamente de Portugal.
E - Trata-se de um documento histórico que demonstra preocupação em explicar as novidades políticas da revolução liberal e constitucional à população.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao trecho do catecismo político apresentado: A - O catecismo político defendia a manutenção do absolutismo no Brasil e em Portugal. Incorreta. O texto fala sobre a soberania do povo e a necessidade de um governo constitucional, o que vai contra a ideia de absolutismo. B - O documento histórico propagandeava que o rei estaria hierarquicamente acima da lei constitucional, podendo descumpri-la. Incorreta. O texto menciona que o rei governa segundo as leis fundamentais estabelecidas pelo Congresso, o que indica que a lei constitucional tem primazia. C - O catecismo político preocupa-se em mostrar as semelhanças das Cortes que se reuniam durante 1821 em Lisboa com as Cortes antigas. Incorreta. O texto destaca a diferença entre as Cortes antigas e as novas, enfatizando que agora todo o povo pode participar. D - Segundo o extrato de documento histórico, o Brasil deveria se separar imediatamente de Portugal. Incorreta. O texto não menciona a separação imediata, mas sim a formação de um governo constitucional. E - Trata-se de um documento histórico que demonstra preocupação em explicar as novidades políticas da revolução liberal e constitucional à população. Correta. O texto busca esclarecer o funcionamento das novas Cortes e a importância do governo constitucional, refletindo as mudanças políticas da época. Portanto, a alternativa correta é: E - Trata-se de um documento histórico que demonstra preocupação em explicar as novidades políticas da revolução liberal e constitucional à população.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Brasil Império: história, historiografia e ensino de História sobre Estado unitário, Estado federal e as principais instituições políticas no Brasil do século XIX, assinale a alternativa correta:
Após esta avaliação, caso queira observar a figura, ele está disponível em: FELDMAN, Ariel. Brasil Império: história, historiografia e ensino de História. Curitiba: Editora Intersaberes, 2018. p. 112.
A O chefe do poder executivo provincial foi um cargo eletivo durante o século XIX.
B O presidente de província era escolhido, no século XIX, da mesma forma como escolhemos, atualmente, os governadores dos Estados.
C O presidente de província, no século XIX, era considerado um delegado do poder central nas diversas regiões do império.
D O imperador estava excluído da participação no processo de decisão sobre quem deveria exercer o poder executivo nas províncias do império.
E O sistema de nomeação dos presidentes de província no Brasil do século XIX reforçou a descentralização do poder político e o federalismo, bem como a autonomia provincial.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Brasil Império: história, historiografia e ensino de História sobre o movimento republicano, assinale a alternativa correta:
Leia o seguinte fragmento de texto: “Em diversas províncias, republicanos evitaram tomar uma decisão clara sobre a abolição. Na década de 1880, quando o abolicionismo e o movimento republicano ganharam mais envergadura, peso político e maior capacidade de mobilização, mantiveram-se separados”.
A Desde a independência do Brasil, em 1822, o movimento republicano foi hegemônico e consensual na sociedade brasileira.
B O fato de o Partido Republicano Paulista ter sido fundado, essencialmente por cafeicultores do oeste paulista, aproximou o movimento republicano do abolicionista.
C O movimento republicano, que ganhou força no Brasil a partir da década de 1870, era contrário ao federalismo.
D Era vetada, no movimento republicano, a participação de políticos vinculados à causa abolicionista.
E O movimento republicano era crítico à existência de cargos vitalícios, como o de senador do império, pois acreditava que isso prejudicaria a representatividade das intuições.

Mais conteúdos dessa disciplina