Logo Passei Direto
Buscar
A hipertensão arterial (HA) se caracteriza como doença crônica e está associada a outros agravos, como doença renal crônica, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico. Seu diagnóstico deve ser preciso e seu controle exige atuação multiprofissional e tratamento medicamentoso e não medicamentoso.
Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A HA é definida quando pressão arterial sistólica ≥150 mmHg e/ou diastólica ≥90 mmHg for detectada em pelo menos duas ocasiões diferentes.
( ) Manguito pequeno em relação à circunferência do braço pode subestimar a pressão arterial.
( ) É indicado realizar pelo menos duas aferições da pressão arterial, com intervalo em torno de um minuto entre cada verificação.
( ) O profissional deve informar ao paciente o valor da pressão arterial aferida.
a) F - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - F.
e) F - V - V - V.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre hipertensão arterial (HA): ( ) A HA é definida quando pressão arterial sistólica ≥150 mmHg e/ou diastólica ≥90 mmHg for detectada em pelo menos duas ocasiões diferentes. É falsa. A definição de hipertensão arterial é quando a pressão arterial sistólica é ≥140 mmHg e/ou diastólica ≥90 mmHg, não 150 mmHg. ( ) Manguito pequeno em relação à circunferência do braço pode subestimar a pressão arterial. É verdadeira. Um manguito pequeno pode causar uma leitura de pressão arterial mais baixa do que a real. ( ) É indicado realizar pelo menos duas aferições da pressão arterial, com intervalo em torno de um minuto entre cada verificação. É verdadeira. Para um diagnóstico preciso, recomenda-se realizar pelo menos duas medições com um intervalo de um minuto. ( ) O profissional deve informar ao paciente o valor da pressão arterial aferida. É verdadeira. É importante que o profissional informe ao paciente os resultados da aferição da pressão arterial. Agora, organizando as respostas: 1. F 2. V 3. V 4. V Portanto, a sequência correta é: e) F - V - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um estado patológico caracterizado pela limitação do fluxo de ar. Considerando a DPOC e os cuidados de enfermagem para o paciente portador dessa enfermidade, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta.
a) A ventilação mecânica não invasiva é indicada em casos de taquipneia (menos de 24 irpm); uso de musculatura acessória, respiração paradoxal; rebaixamento do nível de consciência (hipocapnia); PaO2 menor que 60 mmHg e SaO2 menor que 90% com O2.
b) O paciente deve ser orientado a evitar temperaturas muito baixas, pois o frio tende a promover o broncoespasmo, não havendo restrição quanto às temperaturas elevadas.
c) Lesão da medula espinhal pode causar DPOC.
d) O tabagismo é responsável por menos de 20% dos casos de DPOC; portanto, cessar o tabagismo não é uma das principais orientações de enfermagem.
e) A vacinação contra influenza deve ser indicada aos pacientes com DPOC.

A DPOC é uma causa importante de morbidade crônica e mortalidade em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC). Ainda de acordo com a Entidade, a DPOC estará em 5° lugar como sendo causa de morbidade e mortalidade no ano de 2020, visto que em 1990 estava em 12°. Com relação á DPOC, é correto afirmar que:
É correto afirmar que:
a) Devido á difusão gasosa estar deficitária, este tipo de paciente não deve ser estimulado á prática de exercícios físicos, sob o risco de ser acometido por um colapso respiratório.
b) Os glicorticóides constituem a mais importante terapia farmacológica nos tratamentos sintomáticos dos pacientes com DPOC.
c) Durante o tratamento inicial, não podem ser realizadas terapias conjuntas envolvendo oxigenioterapia e broncodilatadores, pois existe o risco de agravamento do quadro de DPOC.
d) O aconselhamento nutricional é de suma importância para este tipo de paciente, uma vez que de acordo com grau de anormalidade da difusão gasosa, existe um consumo maior dos músculos responsáveis pela respiração.
e) A oxigenação deve ser realizada em todos os pacientes com DPOC, independente dos valores da saturação de oxigênio.

É característica do DPOC e não da asma:
a) má resposta ao tratamento medicamentoso.
b) inflamação eosinofílica.
c) presença de antecedente de atopias.
d) início na infância.
e) hiper-responsividade brônquica.

Salvador, 68 anos, queixa-se apenas de dispneia e tosse de longa data, ele realizou diversas vezes radiografia de tórax, fez uso de vários expectorantes, porém não apresentou melhora. O paciente é hipertenso, diabético e ex-tabagista, fumou por 30 anos, cerca de 60 cigarros/dia e parou de fumar há 5 anos.
Qual é a principal hipótese diagnóstica?
a) Asma.
b) Tuberculose.
c) Traqueobronquite.
d) DPOC.
e) Pneumonia.

Ainda com base no caso clínico anteriormente descrito e considerando os conceitos fisiopatológicos da DPOC, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta.
a) A capacidade pulmonar total (CPT) tende a diminuir à medida que a DPOC se agrava.
b) Na DPOC de intensidade leve a moderada, a reversão da obstrução ao fluxo aéreo poderá ocorrer completamente se forem administrados medicamentos broncodilatadores e terapia de higiene brônquica de forma intermitente.
c) Na DPOC o distúrbio ventilação-perfusão contribui tanto para hipoxemia quanto para retenção de dióxido de carbono.
d) A limitação ao fluxo aéreo na DPOC decorre principalmente da inflamação crônica nas vias aéreas e da fraqueza muscular respiratória.
e) O mais importante marcador para classificação da gravidade na DPOC é capacidade vital forçada (CVF).

O enfermeiro foi escalado para compor a equipe que participará da Campanha de Prevenção da Hipertensão Arterial na sua unidade de trabalho. Com relação à aferição da pressão arterial, o coordenador da campanha orientou a equipe para seguir as diretrizes recomendadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Dentre as recomendações, consta:
a) Posicionar o braço do paciente na altura do abdômen com a palma da mão voltada para baixo.
b) Deixar o paciente em repouso de 3 a 5 minutos em ambiente calmo, antes de medir a PA.
c) Instruir o paciente para conversar em tom baixo, durante a medição, se for de sua preferência.
d) Medir a PA com o paciente diabético em posição de decúbito dorsal, considerando que é frequente a hipertensão ortostática.
e) Realizar no máximo uma medição da PA em ambos os braços e considerar como referência, o valor do braço onde foi obtida a menor pressão.

O Infarto Agudo do miocárdio (IAM), conhecido popularmente como infarto do coração, enfarte ou ataque cardíaco, é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Nele ocorre a morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio), de forma rápida (ou aguda), devido à obstrução do fluxo sanguíneo das artérias coronárias para o coração. O planejamento da assistência de enfermagem aos pacientes com IAM deve incluir:
a) Alívio dos sinais e sintomas de isquemia, manutenção ou obtenção da perfusão tecidual adequada, adesão ao programa de autocuidado e identificação precoce de complicações.
b) Alívio dos sinais e sintomas de isquemia, adesão ao programa de autocuidado, alívio de dor lombar e identificação precoce de complicações.
c) Alívio da dor torácica, manutenção ou obtenção da perfusão tecidual alterada, adesão ao programa de autocuidado e identificação precoce de complicações.
d) Alívio dos sinais e sintomas de isquemia, manutenção ou obtenção da perfusão tecidual adequada, identificação precoce de complicações e realização de exames periódicos.
e) Alívio da dor torácica, obtenção da perfusão tecidual alterada, adesão ao programa de autocuidado e identificação precoce de complicações.

Em relação às doenças cardiovasculares (DCV), assinale a alternativa correta.
a) Em humanos, são a principal causa de morte e de perda da qualidade de vida ao longo do tempo.
b) Representam mais de 70% do total de óbitos humanos com causa definida no mundo inteiro.
c) No Brasil, os índices de mortes por DCV são muito maiores do que os índices mundiais.
d) Dentre as DCV, a insuficiência cardíaca (IC) tem uma prevalência de 10 a 20% na população mundial.
e) Se medidas de prevenção primária e secundária fossem adotadas de modo mais enérgico, a epidemiologia das DCV poderia ser modificada drasticamente em, no máximo, cinco anos.

Uma senhora chamada Maria procura uma Unidade de Pronto Atendimento referindo dor no peito, hipotensão, sudorese, náuseas, palidez cutânea e muita ansiedade.
Assinale a alternativa que refere a possível causa relacionada à afecção do sistema cardiovascular:
a) Crise Convulsiva.
b) Hipertensão Arterial.
c) Infarto Agudo do Miocárdio.
d) Acidente Vascular Cerebral.

A insuficiência cardíaca congestiva se manifesta por uma associação de sintomas clínicos. Com o envelhecimento da população, as doenças cardiovasculares vêm se configurando como um grave problema de saúde pública. O tratamento polifarmacoterápico é comum nestes pacientes, cabendo a enfermeira um importante papel nesta terapia, tanto na administração dos medicamentos quanto na orientação aos pacientes, familiares e cuidadores.
Com isso em mente, analise as alternativas as seguir:
I. A tosse é o efeito adverso mais comum na terapia com inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA).
II. Uma das complicações do uso de diuréticos é o risco de quedas, exigindo da enfermeira planejamento de cuidados para evitá-las.
III. Os bloqueadores de canais de cálcio podem aumentar o risco do paciente desenvolver taquiarritmias, exigindo da enfermeira monitoramento dos sinais vitais de 4 em 4 horas.
a) somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) somente a afirmativa II está correta.
e) as afirmativas I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina