Logo Passei Direto
Buscar
Segundo a BNCC (BRASIL, 2017), qual é a demanda que se coloca para a escola, diante das práticas de linguagem contemporâneas, gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos? Assinale a alternativa correta.
a ) Retomar o lugar privilegiado das práticas tradicionais de linguagem, visto que as novas práticas, trazidas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) causam distração no meio escolar e prejudicam o aprendizado.
b ) Contemplar de forma crítica e ética o cânone das práticas de linguagem, pois as novas práticas trazidas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) desconsideram as hibridizações, apropriações e mesclas.
c ) Contemplar de forma crítica e ética as novas práticas de linguagem, que têm um caráter reducionista em razão das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), mas sempre procurando retomar o cânone dessas práticas.
d ) Retomar o lugar privilegiado das práticas tradicionais de linguagem, visto que as novas práticas, trazidas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) não precisam ser ensinadas na escola à geração que nasceu e cresceu sob a tecnologia.
e ) Contemplar de forma crítica e ética as novas práticas de linguagem, trazidas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), além de fomentar o debate sobre a cultura digital e os diferentes letramentos.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à pergunta sobre a demanda que se coloca para a escola segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em relação às práticas de linguagem contemporâneas, é importante considerar o enfoque da BNCC em promover uma educação que dialogue com as novas tecnologias e práticas de linguagem. Analisando as alternativas: a) Retomar o lugar privilegiado das práticas tradicionais de linguagem - Essa opção não está alinhada com a proposta da BNCC, que busca integrar novas práticas. b) Contemplar de forma crítica e ética o cânone das práticas de linguagem - Embora mencione a crítica, não aborda a importância das novas práticas. c) Contemplar de forma crítica e ética as novas práticas de linguagem - Essa opção é um pouco confusa, pois diz que as novas práticas têm um caráter reducionista, o que não é uma visão positiva. d) Retomar o lugar privilegiado das práticas tradicionais de linguagem - Novamente, essa opção não reflete a proposta da BNCC, que valoriza a inclusão das novas práticas. e) Contemplar de forma crítica e ética as novas práticas de linguagem, trazidas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), além de fomentar o debate sobre a cultura digital e os diferentes letramentos - Esta alternativa está alinhada com a proposta da BNCC, que busca integrar e discutir as novas práticas de linguagem. Portanto, a alternativa correta é: e) Contemplar de forma crítica e ética as novas práticas de linguagem, trazidas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), além de fomentar o debate sobre a cultura digital e os diferentes letramentos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Indique a alternativa que apresenta aplicações práticas da avaliação diagnóstica em sala de aula.
A ) O professor pode questionar os alunos oralmente ao longo do processo, convidando-os a participar da aula com comentários, ou propor pequenos trabalhos e atividades individuais e em grupo, facilitando a identificação de eventuais deficiências no processo, a fim de desenvolver estratégias para saná-las a tempo de não prejudicar o aprendizado.
B ) Aplicada no início do processo, ela auxilia na identificação dos conhecimentos que os alunos já trazem de anos e/ou etapas anteriores. Porém, sempre vale a pena iniciar o processo a partir do planejamento já feito para o trabalho com aquela turma, pois alterá-lo implicaria em improvisações, o que é extremamente indesejado nesse processo.
C ) Aplicada no início do processo, ela auxilia na identificação de casos particulares que precisam de uma atenção especial por parte do professor, sejam eles relacionados a habilidades acadêmicas ou associados a fatores sociais, psicológicos ou à saúde física dos alunos e que afetam diretamente o seu rendimento escolar.
D ) O professor pode recorrer à tradicional prática de aplicação contínua de provas classificatórias (ao final de cada bimestre, por exemplo), aliando a isso a utilização de um recurso mais efetivo de identificação e conhecimento do resultado do processo de ensino e aprendizagem, que é a realização de pequenas avaliações ao longo do bimestre.
E ) O professor pode aplicar uma avaliação formal ao final do bimestre e, caso se depare com um resultado negativo do processo, descobrindo que os alunos não desenvolveram as competências esperadas para aquele período, ele poderá rever suas práticas para o próximo bimestre.

Mais conteúdos dessa disciplina