Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Houaiss (2001, p. 22), _______ pode ser definida como “parte da ________ que trata dos princípios científicos que direcionam a atividade educativa, com o objetivo de torná-la mais eficiente”.
Preencha o trecho com as palavras faltantes.
didática; pedagogia; pedagogia; educação; didática
ciência; didática; pedagogia; ciência; educação
pedagogia; didática; pedagogia; ciência; pedagogia
didática; pedagogia; pedagogia; sabedoria; didática
pedagogia; aprendizagem; pedagogia; ciência; pedagogia
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para preencher o trecho corretamente, a opção que se encaixa é: didática; pedagogia; pedagogia; educação; didática. Assim, a frase completa ficaria: "Segundo Houaiss (2001, p. 22), didática pode ser definida como “parte da pedagogia que trata dos princípios científicos que direcionam a atividade educativa, com o objetivo de torná-la mais eficiente”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A cada concepção de aprendizagem é esperada uma concepção correspondente de como deve ser a avaliação. Para Hoffmann, opõe-se à concepção de aprendizagem, entendida como “modificação de um comportamento que alguém que ensina produz em alguém que aprende”, a concepção de avaliação que significa:
Qual é a concepção de avaliação que se opõe à concepção de aprendizagem segundo Hoffmann?
um processo sistematizado de registro e apreciação dos resultados obtidos em relação a metas educativas estabelecidas previamente.
o controle permanentemente exercido sobre o aluno no intuito de ele chegar a demonstrar comportamentos definidos como ideais para o professor.
a ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido.
o processo que revela como e o que o aluno aprendeu, como ele mudou o seu jeito de pensar, alcançando as expectativas previamente traçadas.
o controle frouxo exercido sobre o aluno de nada adianta no processo avaliativo do mesmo.

Diná é pedagoga em uma escola de EJA em Salgueiro (PE) e tem notado que os docentes consideram a avaliação mediadora um exercício complexo para ser executado, pois avaliam que a relação intensa que o método demanda não seria exequível.
Qual alternativa correta pode sugerir algumas possibilidades de saída para a pedagoga Diná?
A avaliação deve ser um processo dialogado na escola, acolhendo uma construção cuidadosa e sistemática com os estudantes, mas vale dizer, a palavra final deve ser sempre da pedagoga.
A avaliação mediadora é uma forma ultrapassada de contato com os estudantes, devendo ser substituída pela avaliação classificatória/somativa.
Diná deve punir os professores por não cumprirem suas diretivas e inviabilizar projetos que não tenham por base a avaliação mediadora.
Diná deve fortalecer com os docente a noção de que o acompanhamento deve se dar não como tutela, mas como uma colaboração no “[...] processo de construção de conhecimento implica favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas tarefas, oferecer-lhe novas leituras ou explicações, sugerir-lhe investigações, proporcionar-lhe vivências enriquecedoras e favorecedoras à sua ampliação do saber” (HOFFMANN, 1994, p. 57).
A avaliação mediadora deve ser pensada como um elemento de conexão entre escola e secretaria de educação, afinal, o que deve ser mediado são os conteúdos que essa última instância coloca para os professores e estudantes.

Essa é uma impressão bastante comum entre os docentes na educação básica. Diante do trecho, assinale a alternativa que demonstra uma motivação para a situação colocada.
Qual é a motivação para a situação colocada no trecho sobre planejamento?
O trecho discute o mal estar docente em não perceber o cumprimento daquilo que propõem nos planos e planejamentos.
Essa sensação deve ser driblada com a vigilância constante sobre as metas e acordos firmados, de modo que elas sejam executadas no cotidiano escolar e ao longo do ano letivo, de forma leve e significativa para os sujeitos da escola.
O trecho trata do mal estar docente em não perceber o cumprimento daquilo que propõem nos planos e planejamentos, sendo a responsabilidade desse fracasso unicamente dos professores que não fazem os planos darem certo.
O trecho coloca uma verdade, afinal, os professores são submetidos a uma série de planejamentos e não cabe a eles criar sentido nessa papelada.
O trecho explora o mal estar docente em não perceber o cumprimento daquilo que propõem nos planos e planejamentos, sendo a responsabilidade desse fracasso exclusivamente das secretarias de educação.

Orientar a aprendizagem dos alunos para que refaçam seus esquemas de comportamento, de modo a que estes revertam em crescimento pessoal e se tornem algo significativo para suas vidas como pessoas desejosas de realização, é o desafio para o professor.
O texto permite entender que a orientação da aprendizagem tem como propósito fundamental:
conscientizar cada família sobre a importância de seu papel participativo no projeto pedagógico.
modificar o comportamento do aluno.
levar o aluno a entender a importância da violência no relacionamento com os professores e colegas, com vistas à solidariedade no seio sócio - escolar.
conduzir o aluno e sua família de forma eminente para o desenvolvimento da consciência cívica.
conduzir o aluno e sua família de forma eminente para o conselho tutelar.

Para um bom planejamento temos a avaliação da aula, que está diretamente ligada ao que?
Qual é a relação direta da avaliação da aula?
Objetivo de aprendizagem.
Bibliografia selecionada.
Recursos da aprendizagem.
Formulação da aprendizagem.
Metodologia da aprendizagem.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma a respeito do perfil do Pedagogo e sua atuação no campo pedagógico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Atua no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais em escolas e empresas.
( ) Não atua na produção e difusão de conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
( ) Atua nas áreas não emergentes do campo educacional.
( ) Elabora a proposta pedagógica da escola, sem auxílio dos professores.
( ) Propõe e executa programas de capacitação de professores e/ou trabalhadores em geral.
( ) Articula a participação de pais, alunos, professores, funcionários e outros na construção do Projeto Político-Pedagógico da escola.
F – V – F – V – F – V.
V – V – V – F – F – F.
V – V – F – F – V – V.
F – F – F – V – V – V.
V – F – V – F – V – F.

De acordo com Luckesi (2011), um ensino eficiente possibilita ao educando uma aprendizagem
Qual tipo de aprendizagem é possibilitada por um ensino eficiente segundo Luckesi?
receptiva.
tradicional.
dirigida.
ativa.
mecânica.

Mais conteúdos dessa disciplina