Logo Passei Direto
Buscar
No sistema democrático de Schumpeter, os únicos participantes plenos são os membros de elites políticas em partidos e em instituições públicas. O papel dos cidadãos ordinários é não apenas altamente limitado, mas frequentemente retratado como uma intrusão indesejada no funcionamento tranquilo do processo “público” de tomada de decisões.
O modelo de sistema democrático apresentado pelo texto pressupõe a
a) consolidação da racionalidade comunicativa.
b) adoção dos institutos do plebiscito e do referendo.
c) condução de debates entre cidadãos iguais e o Estado.
d) substituição da dinâmica representativa pela cívico-participativa.
e) deliberação dos líderes políticos com restrição da participação das massas.
User badge image
DireitosHumanizados

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para analisar a questão, precisamos entender o modelo democrático de Schumpeter, que enfatiza a ideia de que a democracia é um sistema onde as elites políticas têm um papel central, enquanto a participação dos cidadãos comuns é limitada e muitas vezes vista como uma intrusão. Vamos analisar as alternativas: a) Consolidação da racionalidade comunicativa - Isso se refere a um modelo mais participativo e deliberativo, o que não se alinha com a visão de Schumpeter. b) Adoção dos institutos do plebiscito e do referendo - Embora esses instrumentos permitam a participação popular, Schumpeter enfatiza a limitação da participação dos cidadãos. c) Condução de debates entre cidadãos iguais e o Estado - Isso sugere um modelo mais igualitário e participativo, que não é o foco de Schumpeter. d) Substituição da dinâmica representativa pela cívico-participativa - Novamente, isso implica uma maior participação dos cidadãos, o que não se alinha com a visão de Schumpeter. e) Deliberação dos líderes políticos com restrição da participação das massas - Esta opção reflete a ideia central do modelo de Schumpeter, onde as elites políticas deliberam e a participação das massas é restrita. Portanto, a alternativa correta é: e) deliberação dos líderes políticos com restrição da participação das massas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A mudança mais significativa no sentido da palavra “deputado”, entre o século XVIII e os dias de hoje, dá-se pelo(a)
a) aumento na importância como representação política dos cidadãos.
a) aumento na importância como representação política dos cidadãos.
b) crescente participação dos funcionários no poder do Estado.
c) incentivo à intermediação dos interesses de particulares.
d) criação de diversas pequenas cidades-repúblicas.
e) diminuição do poder das assembleias.

Qual das alternativas abaixo é a que melhor define DEMOCRACIA?
a) Forma de Estado em que o chefe do Estado tem acesso ao supremo poder por direito hereditário.
b) Forma de governo revolucionário que advém da constituição de Ditadura do Proletariado.
c) Sistema político que proporciona a participação dos cidadãos no processo decisório político, muitas vezes pela eleição de representantes para as instituições governamentais.
d) Sistema partidário que organiza a eleição dos governantes.
e) Sistema político que excluiu a participação do exército e da igreja no processo decisório através da eleição de representantes sociais.

A democracia é o principal sistema político contemporâneo. Ela está presente em países de culturas muito diferentes (como Brasil, Japão e África do Sul) e pode assumir diversos modelos e aspectos, dependendo do contexto.
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da democracia:
a) Com relação à forma de participação, a democracia pode ser direta ou representativa.
b) Uma democracia pode existir tanto em um regime parlamentarista quanto em um regime presidencialista.
c) A democracia contemporânea ocorre nos mesmos moldes da democracia clássica grega.
d) Muitas ações arbitrárias podem ser tomadas em nome de “ideais democráticos”.
e) A democracia parte do pressuposto de que o poder emana do povo.

Considere a afirmação de um dos intelectuais mais importantes do pensamento neoliberal − Friedrich August Von Hayek. "A democracia pode exercer poderes totalitários, e um governo autoritário pode agir com base em princípios liberais."
Para Hayek, a vontade da maioria da população pode ser um obstáculo à liberdade econômica e uma ditadura pode defendê-la. Considerando que essa formulação (uma ditadura pode defender a liberdade econômica) foi feita com referência ao regime político de Augusto Pinochet, no Chile (1973-1990), assinale a alternativa correta que demonstra o que esse pensador neoliberal entende por democracia.
a) Democracia sempre é um governo de acordo com a vontade da maioria.
b) A democracia define-se pela garantia da liberdade econômica, mesmo que em detrimento da liberdade política.
c) A democracia é a garantia plena dos direitos e liberdades políticas.
d) A democracia é o único tipo de governo defendido pelo liberalismo.

No Brasil, ainda são elevados os índices de violência e desigualdades de direitos entre homens e mulheres. Alguns estudos de gênero defendem a necessidade de analisarmos, com mais propriedade, a situação das mulheres e demais grupos subalternizados, social e cientificamente.
Sobre os temas ligados aos estudos de gênero, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Debater o tema da cidadania das mulheres é também analisar um processo que envolve a participação das mulheres na esfera pública e no mercado de trabalho, marcada por inclusões e exclusões que vêm desde o século XVIII.
b) No âmbito teórico, os movimentos feministas, ao entrarem na academia e ao fazerem crítica às categorias de análise, produziram o conceito de gênero.
c) Quando se fala em estudos de gênero, se pensa na igualdade de direitos entre mulheres e homens, e, em alguns casos, em reivindicações por atendimentos especiais às mulheres.
d) As políticas públicas, consideradas em sua variedade e alcance, são um importante instrumento para a concretização dos objetivos das mulheres.
e) O problema da violência contra a mulher no Brasil foi solucionado com a promulgação da Lei Maria da Penha.

A igualdade, a universalidade e o caráter natural dos direitos humanos ganharam uma expressão política direta pela primeira vez na Declaração da Independência americana de 1776 e na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.
Assinale a alternativa correta.
a) A prática jurídica da igualdade foi expressa na Declaração de Independência dos EUA e assegurada nos países independentes do continente americano após 1776.
b) A lei inglesa, ao referir-se aos antigos direitos, preservava a hierarquia, os privilégios exclusivos da nobreza sobre a propriedade e os castigos corporais como procedimento jurídico.
c) No contexto da Revolução Francesa, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão significou o fim do Antigo Regime, ainda que tenham sido mantidos os direitos tradicionais da nobreza.
d) Os direitos do homem, por serem direitos dos humanos em relação uns aos outros, significam que não pode haver privilégios, nem direitos divinos, mas devem prevalecer os princípios da igualdade e universalidade dos direitos entre os humanos.

No mês de junho de 2013, várias pessoas saíram às ruas para protestar contra a política brasileira. Nos refrães cantados nas passeatas e nos cartazes, que desfilavam nas mãos dos manifestantes, encontravam-se diferentes assuntos que fazem parte do cotidiano da população brasileira.
Sobre isso, que tema NÃO corresponde às reivindicações desses movimentos?
a) Combate ao aumento da inflação.
b) Tragédias naturais e escândalos nos estados governados apenas por políticos do partido da presidência.
c) Gastos excessivos na construção dos estádios de futebol para a Copa do Mundo.
d) Punição dos políticos que desviam dinheiro público em benefício próprio.
e) Aumento das tarifas dos transportes públicos.

De acordo com o sociólogo inglês T. S. Marshall, a cidadania moderna se define em um longo processo histórico que envolve o reconhecimento do cidadão como portador de Direitos Civis, Direitos Políticos e Direitos Sociais.
Com base nas reflexões propostas por Marshall, é correto afirmar que:
a. no Brasil, não existe cidadania porque o voto é obrigatório.
b. a cidadania no Brasil foi imposta por Getúlio Vargas durante a vigência do Estado Novo.
c. cidadania é algo que só existe na Europa e nos Estados Unidos da América.
d. a conquista de direitos de cidadania no Brasil foi um processo que se encerrou com a promulgação da Constituição em 1988.
e. a liberdade e a participação política dos cidadãos são fundamentais para a contínua geração de novos direitos.

Em termos legais, a ideia de cidadania diz respeito às regras segundo as quais é conferida a pertença nacional. Essas regras podem ser baseadas na linguagem, no território, ou na combinação de ambos.
Portanto, é INCORRETO afirmar:
a) Cidadania se estabelece não só a partir dos deveres de cada indivíduo para com o Estado, mas também pelos direitos que esse Estado lhe garante.
b) Um indivíduo que desfruta da condição de cidadão é aquele autorizado a exercer sua liberdade sem restrições sociais e muito menos sem ser constrangido com as normas e regulação do Poder Público.
c) Historicamente, o usufruto dos direitos civis permitiu a demanda e obtenção dos direitos políticos, e estes teriam aberto o caminho para a conquista, pela via democrática, dos direitos sociais.
d) A evolução do conceito de cidadania possibilitou a afirmação das particularidades de gênero, cultura, raça e sexualidade e, notadamente, de classe social no Brasil contemporâneo.

Mais conteúdos dessa disciplina