Logo Passei Direto
Buscar
Como sabemos, no Brasil, as concessionárias de energia elétrica fornecem energia alternada com uma frequência de 60Hz e por outro lado, a maior parte dos motores elétricos encontrados nas indústrias e que consomem esta energia possuem rotação nominal de 3600 RPM. No entanto, se uma aplicação qualquer não requerer um motor elétrico funcionando na velocidade cheia de 3600 RPM, o que é muito comum, qual equipamento podemos usar para controlar a velocidade de um motor CA de indução.
A Capacitor de tântalo.
B Filtro passa baixa.
C Inversor de frequência.
D Alternador.
E Sensor capacitivo.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para controlar a velocidade de um motor CA de indução, a melhor opção é utilizar um equipamento que permita ajustar a frequência da corrente elétrica que alimenta o motor. Isso é fundamental, pois a velocidade de um motor de indução é diretamente proporcional à frequência da energia que recebe. Analisando as alternativas: A) Capacitor de tântalo - Este componente é utilizado em circuitos eletrônicos, mas não controla a velocidade de motores. B) Filtro passa baixa - Este tipo de filtro é usado para eliminar frequências indesejadas, mas não é um controlador de velocidade. C) Inversor de frequência - Este equipamento é projetado especificamente para controlar a velocidade de motores elétricos, ajustando a frequência e a tensão da energia que alimenta o motor. D) Alternador - Um alternador gera energia elétrica, mas não é utilizado para controlar a velocidade de motores. E) Sensor capacitivo - Sensores capacitivos são usados para detectar a presença de objetos, mas não controlam a velocidade de motores. Portanto, a alternativa correta é: C) Inversor de frequência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando chamamos um aparelho de resistência, definimos que é um aparelho que tem por função resistir à passagem de corrente elétrica. Dessa maneira, parte da energia é dissipada como calor. Dois equipamentos que usam estas correntes para gerar calor ou luz são lâmpadas incandescentes e aquecedores elétricos. Lembrando que a resistência (R) é medida em ohms.
Qual e a definição de lâmpada incandescente.
A Lâmpada incandescente é uma lâmpada que só produz luz não visível
B Uma lâmpada incandescente (seu filamento incandesce para gerar a luz que precisamos) produz luz ao passar uma corrente elétrica através de um filamento no vácuo.
C Uma lâmpada incandescente é um tipo de lâmpada que tem um gás que tem fluorescência.
D Uma lâmpada incandescente é um tipo de lâmpada que não produz nada de calor
E Uma lâmpada incandescente tem altíssima taxa de rendimento luminotécnico

Normas são extremamente importantes dentro da indústria, são elas que regimentam as atividades e são ricas em recomendações. Por esse motivo devemos conhecer as normas importantes para nosso trabalho.
Qual é a Norma que estabelece os valores de iluminâncias médias em serviço para iluminação artificial em interiores, onde se realizem atividades de comercio, indústria, ensino, esporte e outras.
A NBR 5413
B NBR 5461
C NR10
D NR12
E ABNT

O mundo da iluminação é interessante, desafiador e cheio de curiosidades, saber definir entre um tipo e outro de lâmpada ou mesmo qual projeto é o adequado nem sempre é possível para quem desconhece alguns conceitos sobre iluminação, entre eles iluminância e luminância, por exemplo.
Neste sentido qual é a unidade usada para medir iluminância.
A Volts
B Hertz
C Lúmen
D Lux
E Light

Quando se fala em instalações elétricas industriais, normalmente usamos cargas dinâmicas no processo produtivo. Tais cargas são motores, transformadores e etc.
Neste contexto assinale a alternativa que corresponde a definição de carga dinâmica.
A São cargas que se movimentam no chão de fábrica
B São cargas que geram calor
C São cargas que usam combustível fóssil no seu uso
D São cargas que influenciam no fator de potência e alteram a dinâmica da instalação elétrica que estão conectadas.
E São cargas que ligam e desligam sozinhas a noite.

Mais conteúdos dessa disciplina