Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho de um caso e interprete se a situação resultou numa chance de sucesso mal aproveitada, numa ideia que não se transformou em oportunidade ou, ainda, se a oportunidade surge a partir de uma crise.
Analise as alternativas a seguir e assinale a CORRETA:
CASO: Vai uma coxinha aí? [...] O racionamento de energia e de recursos para investimentos que se seguiu atingiu em cheio o mercado de alimentos congelados. Restaurantes, bares e donas de casa simplesmente decidiram desligar seus freezers na tentativa de se enquadrar nos limites de consumo determinados pelo governo. Da noite para o dia, o faturamento do setor de alimentos congelados caiu dramaticamente. Em meio à escuridão, o proprietário da Bel Cook, Roberto Altério, teve um insight de lançar uma rede de quiosques e de lojas para vender prontos para o consumo os salgadinhos e massas que saíam da fábrica da Bel Cook. Surgiu, assim, em 2003, a Dom Sabor, sem comprometer as vendas tradicionais da Bel Cook para clientes como Carrefour e o Wal-Mart.
a. A ideia não se transformou numa oportunidade de negócio sustentável.
b. O enfrentamento da crise gerou uma oportunidade.
c. A oportunidade foi identificada, mas gerou outro negócio, descaracterizando o segmento de atuação da Empresa.
d. Faltou visão do empreendedor sobre as mudanças do mercado.
e. O momento da ideia passou.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas com base no caso apresentado: O caso fala sobre como o proprietário da Bel Cook, Roberto Altério, aproveitou uma crise (o racionamento de energia e a queda nas vendas de alimentos congelados) para criar uma nova oportunidade de negócio com a Dom Sabor, vendendo produtos prontos para o consumo. Agora, vamos às alternativas: a) A ideia não se transformou numa oportunidade de negócio sustentável. - Incorreto, pois a criação da Dom Sabor foi uma resposta a uma crise e se tornou uma nova oportunidade. b) O enfrentamento da crise gerou uma oportunidade. - Correto, pois a crise levou Roberto a identificar uma nova oportunidade de negócio. c) A oportunidade foi identificada, mas gerou outro negócio, descaracterizando o segmento de atuação da Empresa. - Incorreto, pois a nova empresa não descaracterizou a atuação da Bel Cook, mas complementou. d) Faltou visão do empreendedor sobre as mudanças do mercado. - Incorreto, já que Roberto teve um insight e agiu de forma proativa. e) O momento da ideia passou. - Incorreto, pois a ideia foi implementada com sucesso. Portanto, a alternativa correta é: b) O enfrentamento da crise gerou uma oportunidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O pesquisador Dornelas (2007) apresentou os tipos de empreendedores, destacando os seguintes: o empreendedor nato; o empreendedor que aprende; o empreendedor serial; o empreendedor corporativo; o empreendedor social; o empreendedor por necessidade; o empreendedor herdeiro e o empreendedor "normal". Cada Tipo de Empreendedor, segundo o autor, tem características específicas. Leia as sentenças a seguir e reflita sobre qual é o tipo a que cada uma se refere.
Assinale a alternativa CORRETA em relação ao tipo de empreendedor, de acordo com a sequência das sentenças, a fim de preencher cada lacuna:
__________________: visionário, otimista e que está à frente de seu tempo, comprometendo-se integralmente para realizar seus sonhos.
__________________: suas características são similares às dos demais empreendedores, mas a diferença é que esse tipo se realiza vendo seus projetos trazerem resultados para os outros e não para si próprio.
_________________: trata-se daquela pessoa que se deparou com uma oportunidade de negócio e tomou a decisão de mudar o que fazia para se dedicar ao próprio empreendimento.
a. Empreendedor corporativo; empreendedor que aprende; empreendedor social.
b. Empreendedor nato; empreendedor serial; empreendedor corporativo.
c. Empreendedor por necessidade; empreendedor herdeiro; empreendedor “normal”.
d. Empreendedor nato; empreendedor social; empreendedor que aprende.
e. Empreendedor “normal”; empreendedor nato; empreendedor serial.

Mais conteúdos dessa disciplina