Logo Passei Direto
Buscar
Qual o processo que define tudo que é necessário para analisar e articular os requisitos para a governança corporativa de TI, e que também é responsável por colocar em prática e manter estruturas, princípios, processos e práticas, com clareza de responsabilidades e autoridade para alcançar a missão, as metas e os objetivos da organização?
EDM05 - Garantir transparência para as partes interessadas.
EDM03 - Garantir a otimização do risco.
EDM01 - Garantir a definição e manutenção do modelo de governança.
EDM02 - Garantir a realização de benefícios.
EDM04 - Garantir a otimização dos recursos.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

O processo que define tudo que é necessário para analisar e articular os requisitos para a governança corporativa de TI, além de implementar e manter estruturas, princípios, processos e práticas, é conhecido como EDM01 - Garantir a definição e manutenção do modelo de governança. Esse processo é fundamental para assegurar que a governança de TI esteja alinhada com os objetivos da organização e que haja clareza nas responsabilidades e autoridades.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A versão do COBIT está ancorada em cinco princípios, para que uma instituição possa estruturar um framework de governança e gestão de TI. O Princípio 2, ''Permitir uma Abordagem Holística'', define um conjunto de:
Partes Relacionadas (Stakeholders)
Sistema de Governança
Habilitadores
Processos
Artefatos

Com relação aos indicadores de desempenho utilizados em uma empresa, assinale a afirmativa INCORRETA.
Uma abordagem multidimensional e hierarquizada dos indicadores prevê indicadores para o negócio, para seus processos e para as suas atividades e, quanto mais específico for um indicador, maior será seu nível de detalhe e frequência de cálculo.
Recentemente vem ganhando destaque a implantação de painéis de controle, que informam os tomadores de decisão sobre a evolução da organização e fatores críticos para o seu desempenho.
É necessário estabelecer padrões para avaliar os indicadores, como, por exemplo, comparar os índices obtidos com: dados históricos (dos últimos anos), dados de empresas do mesmo ramo, dados dos concorrentes e dados de especialistas no assunto (benchmarking).
Índices representam o padrão de medida dos indicadores, permitindo a uniformidade, o estabelecimento de metas e o acompanhamento, devendo-se, sempre que possível usar valores relativos como, por exemplo, satisfação de clientes (número de reclamações / número de clientes), produtividade.
Deve-se sempre tentar obter os indicadores dos concorrentes e colocá-los como metas a serem atingidas.

O COBIT 5 fornece um modelo abrangente que auxilia as organizações a atingirem seus objetivos de governança e gestão de TI, em que são descritas sete categorias de habilitadores e um conjunto de dimensões comuns a eles.
São exemplos de habilitador e dimensão, respectivamente:
Processos e partes interessadas.
Informação e competência.
Metas e boas práticas.
Segurança e qualidade.
Princípios e políticas.

No COBIT 5, o habilitador que permeia qualquer organização, incluindo todas as informações produzidas e utilizadas por ela, é o habilitador:
Processos
Infraestrutura
Informação
Partes interessadas
Competências

Quais são os domínios do COBIT? Avaliar, Dirigir e Monitorar (EDM); Alinhar, Planejar e Organizar (APO); Construir, Adquirir e Implementar (BAI); Entregar, Serviço e Suporte (DSS); Monitorar, Avaliar e Analisar (MEA). Execução, Direção e Monitoramento (EDM); Alinhar, Planejar e Otimizar (APO); Construir, Adquirir e Implementar (BAI); Desenvolvimento, Serviço e Suporte (DSS); Monitorar, Avaliar e Analisar (MEA). Avaliar, Dirigir e Monitorar (EDM); Alinhar, Planejar e Otimizar (APO); Construir, Adquirir e Implementar (BAI); Entregar, Serviço e Suporte (DSS); Monitorar, Avaliar e Analisar (MEA). Avaliar, Dirigir e Monitorar (EDM); Alinhar, Planejar e Organizar (APO); Construir, Adquirir e Implementar (BAI); Entregar, Serviço e Suporte (DSS); Monitorar, Executar e Analisar (MEA). Avaliar, Dirigir e Monitorar (EDM); Alinhar, Planejar e Organizar (APO); Construir, Adquirir e Implementar (BAI); Desenvolvimento, Serviço e Suporte (DSS); Monitorar, Executar e Analisar (MEA).

O domínio Construir, Adquirir e Implementar (BAI) inclui mudanças e manutenção dos sistemas existentes, de modo a garantir que as soluções atendam às necessidades de negócio continuamente, e direciona a certas questões que devem ser respondidas.
Indique uma das questões que é direcionada por este domínio:
Os novos sistemas trabalharão adequadamente quando descartados?
As mudanças serão realizadas mesmo prejudicando as operações de negócio atuais?
Os novos projetos trarão as soluções para atender às necessidades da diretoria?
Os novos projetos trarão lucro para os sócios da organização?
Os novos projetos serão entregues no prazo e dentro do orçamento previsto?

Mais conteúdos dessa disciplina