Logo Passei Direto
Buscar
Na engenharia de software, um Dicionário de Dados (DD) é uma lista dos elementos de dados que são necessários para a representação do sistema, e uma ferramenta de referência para a equipe, a qual permite associar um significado aos termos utilizados pelo sistema.
Sobre os Dicionários de Dados, assinale a alternativa CORRETA:
A A especificação dos fluxos de dados não são especificados pelo DD.
B O símbolo " = " significa um comentário nos DDs.
C As entidades externas são de onde parte ou para onde chegam os dados.
D O DD é uma lista dos elementos de dados que são utilizados pelo sistema.
User badge image
Desafios para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre o Dicionário de Dados (DD) na engenharia de software: A) A especificação dos fluxos de dados não são especificados pelo DD. - Esta afirmação é incorreta, pois o Dicionário de Dados pode incluir informações sobre os fluxos de dados, embora não seja seu foco principal. B) O símbolo " = " significa um comentário nos DDs. - Esta afirmação é incorreta. O símbolo " = " geralmente é usado para atribuição ou definição, e não para comentários. C) As entidades externas são de onde parte ou para onde chegam os dados. - Esta afirmação é correta. As entidades externas representam fontes ou destinos de dados no sistema. D) O DD é uma lista dos elementos de dados que são utilizados pelo sistema. - Embora essa afirmação seja verdadeira, ela não é tão específica quanto a alternativa C, que aborda um aspecto importante das entidades externas. Portanto, a alternativa correta é: C) As entidades externas são de onde parte ou para onde chegam os dados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em uma organização, o desenvolvimento do modelo de negócio é realizado por equipes diferentes das equipes que desenvolvem a modelagem de software. O modelo de negócio serve de suporte para o projeto do software, cujos detalhes técnicos do modelo de software não estarão contemplados ou detalhados no modelo de negócio. Para auxiliar no desenvolvimento destes modelos, pode-se utilizar a técnica i, proposta por Eric Yu, que define quem executará os processos, as diferentes formas para executá-los e quem deverá receber as informações.
Sobre a definição do Modelo de Razão Estratégica (SR), assinale a alternativa CORRETA:
a) Fornece uma definição intencional de um processo com relação a uma rede de relacionamento de dependência entre atores que executarão estes processos.
b) Fornece um guia de uso e razões de validação dos processos organizacionais.
c) Fornece uma descrição dos elementos do projeto e instruções para a utilização dos processos.
d) Fornece uma definição intencional do processo, considerando seus elementos e as razões que estão por trás deles.

Os requisitos não funcionais são desenvolvidos no projeto de software com o objetivo de descrever os atributos do sistema ou do ambiente, definindo características de eficiência e restrições.
Sobre a importância dos requisitos não funcionais para o projeto de software, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Usabilidade.
( ) Funcionalidade.
( ) Integridade.
( ) Segurança.
( ) Regras de negócio.
a) V - V - F - F - V.
b) V - F - V - V - F.
c) F - V - F - F - V.
d) F - V - V - F - V.

A melhoria contínua de processos que satisfaçam as necessidades e tornem as empresas competitivas tornou-se foco das organizações. As metodologias que padronizam e gerenciam os processos de desenvolvimento de software com foco na qualidade de processos e produtos de software, proporcionam ganho de competitividade, de forma a garantir serviços ou produtos de forma rápida, com redução de custos e maior qualidade e segurança.
Sobre a melhoria de processo de software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O processo de software reduz o controle e a organização de atividades.
( ) A melhoria contínua de software implica reduções de competitividade da empresa.
( ) O processo de software busca melhorias aumentando a capacidade dos processos de maneira contínua e incremental.
( ) A melhoria de processo de software busca melhorar as atividade internas e externas durante o desenvolvimento de software.
a) V - F - V - F.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - F - V.

A criação de um Processo de Software precisa levar em consideração todo seu ambiente de desenvolvimento, a forma como as equipes se relacionam, as tecnologias e atividades que precisam ser realizadas durante o projeto. Os ambientes de software orientados a processos têm como foco apoiar de forma efetiva os desenvolvedores no sentido de auxiliar no aumento da produtividade, melhoria da qualidade e diminuição de custos através da adoção de Ambiente de Engenharia de Software Centrado no Processo (PSEEs) para automatizar a gerência dos processos.
Com relação ao ambiente do processo de software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O ambiente de processo de software é um fator essencial para sua descrição, pois é com base no ambiente que é definida a forma como é realizado, da concepção até a entrega, um produto de software na organização.
( ) Compete também considerar no ambiente de processo de software além de todas as suas atividades, técnicas, métodos e ferramentas, aspectos como o entendimento e o esboço da solução de um problema específico, ou seja, toda gestão e impactos de possíveis riscos nos projetos de software.
( ) Um ambiente de desenvolvimento de software deve levar como prática a modelagem e a execução de projetos de software, e seu sucesso ocorre quando sua forma estiver orientada a processos.
( ) Compete ao gerente de desenvolvimento de um projeto de software decidir durante o planejamento sobre o ambiente de processo de software a ser utilizado no projeto, sendo as suas características de pouca relevância.
a) V - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - F.

Segundo Teixeira (2016), a análise estruturada é um conjunto de técnicas e ferramentas cujo objetivo é auxiliar na análise e definição de sistemas, que serve para construção de um modelo do sistema, utilizando técnicas gráficas envolvendo a construção top-down do sistema por refinamentos sucessivos. Portanto, a partir desta abordagem top-down, torna-se possível facilitar a comunicação durante a especificação de sistema.
No que diz respeito a esta abordagem, analise as sentenças a seguir:
I- A abordagem top-down formula a representação geral do sistema, partindo da visão final para a inicial do sistema, iniciando do nível mais alto para o mais baixo até chegar na especificação desejada.
II- A abordagem top-down representa a abordagem de baixo para cima, formulando uma visão geral do sistema, partindo de uma instância inicial para a final, como ocorre no ciclo de desenvolvimento de sistemas.
III- A abordagem top-down atua como uma engenharia reversa, formulando a especificação do sistema, partindo de uma instância final para a inicial, em que cada nível detalhado vem do mais alto nível para o mais baixo nível, até chegar nos detalhes do sistema.
IV- A abordagem top-down representa uma abordagem dinâmica de especificação, partindo tanto da visão do mais baixo para o mais alto nível ou do nível alto para o baixo, dependendo do tipo de sistema a ser desenvolvido.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II e IV estão corretas.

Na engenharia de software, os requisitos não funcionais descrevem como o sistema se comportará para executar suas tarefas, por exemplo, características de desempenho, interfaces de usuário e outros atributos de qualidade.
A respeito dos requisitos não funcionais, analise as sentenças a seguir:
I- Os requisitos de produto podem especificar ou restringir o comportamento de um software.
II- Os requisitos não funcionais são declarações de funções de como o sistema deve reagir a entradas específicas.
III- Os requisitos organizacionais são requisitos de sistemas analisados a partir das políticas e procedimentos da organização do cliente e do desenvolvedor.
IV- Alguns requisitos não funcionais são provenientes de características requeridas para o software, como produto, organizacional e externos.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

A Engenharia de Software tem por finalidade entabular uma abordagem metodizada de desenvolvimento, por meio de ferramentas e técnicas adequadas, baseado no problema a ser tratado, considerando restrições e disponibilidade de recursos.
Acerca da Engenharia de Software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Podemos resumir a engenharia de software como sendo um esforço concentrado para entender o problema antes de iniciar o desenvolvimento do software.
( ) A complexidade dos sistemas está cada vez maior, devido à complexidade dos requisitos de software requeridos pelos usuários hoje usados para decisões estratégicas e táticas.
( ) Nem todo software precisa passar pelos processos de engenharia. Somente os que são usados por empresas e órgãos federais.
( ) A engenharia de software é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável na construção, uso e manutenção do software.
A F - F - V - F.
B V - F - V - V.
C V - V - F - V.
D F - V - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina