Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Um procedimento de inoculação de microrganismos fitopatogênicos envolve técnicas em que o patógeno e o hospedeiro são colocados em contato sob condições favoráveis à infecção e desenvolvimento da doença. No caso das bactérias, o processo de infecção pode ser dado ou impedido através de que situações?
a. Pode ser dado por ferimentos e aberturas naturais (cutículas, hidatódios, lenticelas, nectários, etc.) e impedido pelos estômatos.
b. Pode ser dado por ferimentos e aberturas naturais (estômatos, cutícula, lenticelas, nectários, etc.) e impedido pelos hidatódios.
c. Pode ser dado por ferimentos e aberturas naturais (estômatos, hidatódios, lenticelas, nectários, etc.) e impedido pela cutícula.
d. Pode ser dado por ferimentos e aberturas naturais (estômatos, hidatódios, cutículas, nectários, etc.) e impedido pela lenticela.
User badge image
Desvendando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender como as bactérias fitopatogênicas infectam as plantas e quais são as estruturas que podem facilitar ou dificultar essa infecção. As bactérias podem entrar nas plantas através de ferimentos ou aberturas naturais, como estômatos, lenticelas, nectários e cutículas. As cutículas, por serem uma barreira protetora, podem dificultar a infecção, enquanto os estômatos e outras aberturas naturais podem facilitar a entrada do patógeno. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Pode ser dado por ferimentos e aberturas naturais (cutículas, hidatódios, lenticelas, nectários, etc.) e impedido pelos estômatos. - Incorreto, pois os estômatos facilitam a infecção, não a impedem. b) Pode ser dado por ferimentos e aberturas naturais (estômatos, cutícula, lenticelas, nectários, etc.) e impedido pelos hidatódios. - Incorreto, pois os hidatódios não são uma barreira significativa. c) Pode ser dado por ferimentos e aberturas naturais (estômatos, hidatódios, lenticelas, nectários, etc.) e impedido pela cutícula. - Correto, pois a cutícula pode dificultar a infecção. d) Pode ser dado por ferimentos e aberturas naturais (estômatos, hidatódios, cutículas, nectários, etc.) e impedido pela lenticela. - Incorreto, pois as lenticelas não impedem a infecção. Portanto, a alternativa correta é: c) Pode ser dado por ferimentos e aberturas naturais (estômatos, hidatódios, lenticelas, nectários, etc.) e impedido pela cutícula.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação a fitossanidade e às pragas, julgue as afirmativas a seguir, verificando quais são verdadeiras e marque a alternativa CORRETA.
Está(ão) CORRETO(S):
I. O conceito de fitossanidade está relacionado ao estudo das técnicas de preservação da saúde das plantas, além das práticas de medidas de combate às pragas e ao controle de doenças.
II. Os problemas fitossanitários se originam da interação de três principais componentes do triângulo: ambiente, patógeno e hospedeiro.
III. Não existe a possibilidade do surgimento de novas pragas e doenças no Brasil, uma vez que todas elas já estão mapeadas no banco genético dos órgãos nacionais ambientais.
a. Apenas a alternativa I é verdadeira.
b. Apenas a alternativa III é verdadeira.
c. Todas as alternativas são verdadeiras.
d. As alternativas I e II são verdadeiras.

As hifas (micélio) atuam no desenvolvimento, na colonização e na absorção de água e nutrientes de patógenos fúngicos. Em alguns casos, elas sofrem modificações em sua forma estrutural, formando estruturas especializadas (MASSOLA JR; KRUGNER, 2011).
Qual é a estrutura especializada que atua na absorção de nutrientes a partir do citoplasma do hospedeiro?
a. Haustórios.
b. Escleródio.
c. Apressórios.
d. Esporo.

No controle cultural são utilizadas inúmeras práticas que visam minimizar o efeito de doenças sobre a produção de plantas cultivadas (BEDENDO; MASSOLA JR.; AMORIM, 2011), sendo normalmente utilizadas de forma combinada, atuando para favorecer o hospedeiro e desfavorecer o patógeno.
Assinale a alternativa que apresenta três práticas utilizadas no controle cultural de doenças de plantas.
a. Rotação de culturas, roguing, densidade de plantio.
b. Rotação de culturas, radiação ultravioleta, roguing.
c. Roguing; radiação ionizante; preparo do solo.
d. Radiação ionizante, radiação ultravioleta, pH do solo.

A maioria dos fitopatógenos apresenta uma fase do seu ciclo vital caracterizada pelo parasitismo, na qual ocorre a exploração nutricional do hospedeiro pelo parasita. Em consequência, são observados os sintomas e os danos correspondentes, através da diminuição no rendimento da cultura. O controle de doenças de plantas é o mais importante objetivo prático da Fitopatologia.
Um dos métodos utilizados pelos agricultores atualmente é o “Método de Controle Cultural”. Das alternativas abaixo, todas são práticas culturais, EXCETO:
a. eliminação ou queima de restos de cultura.
b. sucessão microbiana na superfície das folhas.
c. eliminação de plantas vivas e doentes “Roguing”.
d. incorporação de matéria orgânica no solo.

Pesquisas apontam que 30% da produção anual mundial é perdida em decorrência de problemas fitossanitários. Dessa forma, a Fitopatologia objetiva efetuar o controle dos fitopatógenos, para minimizar danos e perdas. Assinale a alternativa correta:
a. Os princípios de proteção, imunização e terapia preconiza a ação do homem sobre o patógeno.
b. Os princípios de Whetzel de exclusão e erradicação preconiza a ação do homem sobre o hospedeiro.
c. Quando as condições ambientais são favoráveis ao patógeno, ocorre a repetição contínua do ciclo secundário do patógeno sobre o hospedeiro. No entanto, quando as condições são desfavoráveis, o patógeno passa a realizar o ciclo primário, uma vez que precisa sobreviver e perpetuar a espécie.
d. O ciclo da relação patógeno hospedeiro, onde atuam os princípios de Wetzel, exclusão, erradicação, proteção, imunização e terapia é aplicável as doenças bióticas e abióticas.

Quanto à epidemiologia de doenças de plantas, pode-se afirmar, EXCETO:
a. Epidemia refere-se a um aumento da doença numa população de plantas em intensidade e / ou extensão.
b. A epidemia de tipo policíclica se caracteriza na ocorrência de diversos ciclos de infecção do patógeno durante um único ciclo de cultivo do hospedeiro.
c. Endemia implica em um balanço próximo de neutro entre processos de infecção e remoção da quantidade de doença no campo.
d. Período latente corresponde ao período de tempo decorrido entre a deposição do patógeno na superfície do hospedeiro e o aparecimento dos primeiros sintomas nas plantas.

Para que o patógeno se inicie o processo de colonização do tecido sadio, é necessário que ele penetre o mesmo. Sobre os mecanismos de penetração, pode-se afirmar que:
a. A penetração ativa é incomum em bactérias, haja vista que elas não possuem mecanismos para o rompimento da cutícula.
b. Penetração direta, através de hidatódios, é uma via comumente utilizada pór fungos.
c. Penetração por ferimento é muito comum no caso de fungos que rompem a cutícula foliar, fixando-se na superfície foliar por meio de um apressório.
d. Penetração direta é muito comum em bactérias que entram por meio da abertura dos estômatos.

Sobre as doenças fúngicas, afirma-se as seguintes características:
Dos itens anteriores:
I - A disseminação a curta distância pode ser pela água de chuva e/ ou irrigação; movimento do solo (aração/gradagem) e vento;
II - A penetração e infeção se dá somente por ferimentos;
III - Em relação a sua colonização/sintomas, as hifas fúngicas podem crescer intercelularmente em direção aos vasos xilemáticos, podendo ocorrer também a obstrução e escurecimento dos vasos
a. Apenas o item III está correto
b. Apenas os itens I e III estão corretos.
c. Apenas o item I está correto.
d. Apenas os itens I e II estão corretos.

Os fatores de resistência estruturais são as defesas físicas que evitam ou restringem o desenvolvimento de doenças sob os tecidos vegetais, que podem ser subdivididos em pré ou pós-formados. Os pré-formados são a primeira linha de defesa contra fitopatógenos, enquanto os pós-formados servem como novas barreiras estruturais, formadas após o contato do patógeno com os tecidos da planta.
Assinale a alternativa que apresenta apenas fatores de resistência estruturais pré-formados.
a. Cutícula, agregações citoplasmáticas e paredes celulares espessas.
b. Cutícula, tricomas e halos.
c. Cutícula, tricomas e estômatos.
d. Estômatos, tricomas e papilas.

Mais conteúdos dessa disciplina