Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
O rio São Francisco, no Brasil, e o rio Nilo, na África, apesar de suas diferenças de extensão, traçado e paisagens percorridas, oferecem algumas sugestivas analogias geográficas. Isto ocorre porque apresentam
a) trechos terminais em forma de estuários, situados em regiões intertropicais secas, e nascentes em áreas equatoriais úmidas.
b) trechos terminais fertilíssimos, em forma de grandes deltas intensivamente cultivados, situados em oceanos abertos.
c) médios e baixos cursos em zonas desérticas que se beneficiam com a regularidade de suas cheias, obtidas graças aos grandes represamentos realizados nos altos cursos.
d) longos cursos permanentes de direção Sul-Norte, cortando zonas de climas quentes muito contrastantes, inclusive secos, alimentados por cabeceiras situadas em áreas úmidas.
e) cursos típicos de planaltos com climas tropicais de estações alternadas, só atingindo cotas abaixo de 200m em trechos bem próximos da foz.
User badge image
Desvendando com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao que se sabe sobre o rio São Francisco e o rio Nilo: a) Trechos terminais em forma de estuários, situados em regiões intertropicais secas, e nascentes em áreas equatoriais úmidas. - O rio Nilo forma um delta, enquanto o São Francisco não forma um estuário, então essa opção não é correta. b) Trechos terminais fertilíssimos, em forma de grandes deltas intensivamente cultivados, situados em oceanos abertos. - O Nilo forma um delta, mas o São Francisco não, então essa opção também não é correta. c) Médios e baixos cursos em zonas desérticas que se beneficiam com a regularidade de suas cheias, obtidas graças aos grandes represamentos realizados nos altos cursos. - Embora o Nilo tenha áreas desérticas, o São Francisco não se encaixa bem nessa descrição, então essa opção não é a melhor. d) Longos cursos permanentes de direção Sul-Norte, cortando zonas de climas quentes muito contrastantes, inclusive secos, alimentados por cabeceiras situadas em áreas úmidas. - Essa opção descreve bem ambos os rios, já que o São Francisco flui de Sul para Norte e o Nilo também, passando por climas quentes e secos. e) Cursos típicos de planaltos com climas tropicais de estações alternadas, só atingindo cotas abaixo de 200m em trechos bem próximos da foz. - Essa descrição não se aplica corretamente a ambos os rios. Após essa análise, a alternativa que melhor se encaixa na descrição dos rios São Francisco e Nilo é: d) longos cursos permanentes de direção Sul-Norte, cortando zonas de climas quentes muito contrastantes, inclusive secos, alimentados por cabeceiras situadas em áreas úmidas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tucuruí, uma das maiores hidroelétricas do Brasil, teve sua construção projetada para atender alguns importantes objetivos, como o de gerar energia para:
a) abastecer as grandes usinas siderúrgicas do quadrilátero ferrífero e as indústrias metalúrgicas da Grande Belo Horizonte b) abastecer grandes projetos minerais da Amazônia, como o Projeto Carajás, e indústrias de produção de alumínio da região. c) Suprir as indústrias nordestinas, principalmente aquelas concentradas nas regiões metropolitanas de Salvador e Recife. d) complementar o sistema de abastecimento energético do Centro Sul, região que possui baixa capacidade de geração de energia. e) Suprir a cidade de Manaus, em face do aumento da produção industrial, na fase inicial de implantação da Zona Franca.

Em relação aos recursos hídricos no Brasil, leia atentamente as afirmativas abaixo.
Com relação às afirmativas acima, é correto afirmar que:
I – Encontram-se bem distribuídos pelo território, porém não são bem utilizados.
II – O Aqüífero Guarani, maior reservatório de águas subterrâneas do mundo, está integralmente situado em território brasileiro, o que facilita a gestão dessa reserva.
III – A grande quantidade de água doce existente no Brasil deve-se a um clima que assegura chuvas abundantes e regulares em quase todo o território.
IV – Duas das maiores bacias hidrográficas do País, a do rio Tocantins e a do rio São Francisco, encontram-se integralmente em território brasileiro.
a) somente I e II são corretas.
b) somente II e III são corretas.
c) somente III e IV são corretas.
d) somente I e IV são corretas.
e) todas são corretas.

Sobre as reservas e a utilização dos recursos hídricos no Brasil e no Mundo, podemos afirmar que:
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:
I. A água doce dos rios e dos lagos de todo o planeta é responsável pela maior parte da água doce da Terra.
II. No mundo inteiro, mais de 1,5 bilhão de pessoas dependem principalmente da água de reservas subterrâneas para suprir suas necessidades básicas.
III. Apesar de grande parte do Estado de São Paulo situar-se sobre o Aquífero Guarani, o sistema de abastecimento do Estado não utiliza fontes subterrâneas.
IV. As calotas polares e as geleiras são as mais importantes, em termos quantitativos, reservas de água doce de nosso planeta.
a) I e II
b) I, II e III
c) I, III e IV
d) II e IV
e) III e IV

Relatórios da ONU alertam que se o padrão de consumo não mudar, em 2025, 1.8 bilhão de pessoas estarão vivendo em regiões com absoluta escassez de água, e dois terços da população do mundo poderá estar vivendo sob condições de estresse hídrico.
Sobre os fatores relacionados à crise de abastecimento de água potável no mundo, podemos afirmar que:
I. embora a água doce disponível no mundo ultrapasse largamente as necessidades de consumo atuais, a crise da água é uma realidade no planeta.
II. em muitos países, as reservas de água subterrâneas renovam-se em velocidade menor que a retirada de água, provocando a secagem de poços e um efeito de subsidência (rebaixamento) bastante pronunciado em suas áreas urbanas, que compromete a estrutura das construções e dos monumentos históricos.
III. a construção de barragens em rios compartilhados por diferentes países, viabilizando projetos de irrigação e beneficiando as atividades agrícolas, tem contribuído para a redução do estresse hídrico entre esses países.
IV. o Aquífero Guarani é uma importante reserva estratégica de recursos hídricos para o Centro- Sul do Brasil, a qual ainda não está sendo explorada, haja vista as abundantes chuvas que alimentam os rios, os quais, por si só, garantem o abastecimento da região mais dinâmica do País.
V. entre os diversos usos da água, o uso industrial é o que apresenta as maiores taxas de desperdício em termos globais.
a) I e II
b) II e III
c) II e IV
d) I, IV e V
e) II, III e V

Ao longo do século XX, a demanda global de água doce dobrou a cada 20 anos. Se mantidos os padrões de consumo atuais, em 2025 cerca de 2/3 da população mundial experimentarão escassez moderada ou severa de água.
Dentre as causas da escassez de água no mundo, podemos destacar:
I - a água doce disponível no mundo é muito inferior às necessidades de consumo atuais.
II - além dos recursos hídricos apresentarem uma distribuição geográfica muito desigual, os países mais pobres carecem de sistemas adequados de fornecimento e tratamento de água.
III - a contaminação de mananciais, o uso excessivo e o desperdício desse recurso provocam a escassez de água para o consumo e fazem dela, em determinados locais, um recurso finito.
IV - significativas alterações no ciclo hidrológico, sobretudo nas áreas urbanas, onde a retirada da vegetação e a impermeabilização do solo dificultam a infiltração da água e o consequente abastecimento dos aquíferos.
V- o uso excessivo e o desperdício desse recurso, principalmente pela atividade industrial, é responsável pela maior parte da demanda global de água.
a) I, II e IV
b) I, III e V
c) I, IV e V
d) II, III e IV
e) II, IV e V

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Guerra de Suez pode ser considerada como símbolo da decadência do colonialismo europeu e da supremacia das superpotências, uma vez que é um dos marcos do processo de descolonização e responsável pelo fenômeno geopolítico da tensão interestatal no Oriente Médio.
( ) Em 1956, ao assinar a nacionalização da Companhia Universal do Canal de Suez, o regime nasserista contrariou diretamente os interesses dos acionistas, em sua maioria, ingleses e franceses, que viram nessa ação um perigo aos ganhos econômicos e militares.
( ) A política nasserista teve como aliado Israel, ao mesmo tempo que cancelava todos os acordos e contratos de fornecimento de armas firmado com a Tchecoslováquia.
a) V-F-F
b) F-V-F
c) V-V-F
d) F-F-V
e) V-V-V

O gráfico abaixo apresenta a distribuição da água no nosso Planeta.
Considerando a distribuição de água na Terra, pode-se dizer que os números I, II e III correspondem, respectivamente, aos seguintes reservatórios:
a) águas subterrâneas; calotas polares e geleiras; rios e lagos.
b) calotas polares e geleiras; rios e lagos; águas subterrâneas.
c) rios e lagos; águas subterrâneas; calotas polares e geleiras.
d) águas subterrâneas; rios e lagos; calotas polares e geleiras.
e) calotas polares e geleiras; águas subterrâneas; rios e lagos.

Observe o mapa para responder à questão.
A leitura do mapa e os conhecimentos sobre as atuais condições socioeconômicas mundiais permitem afirmar que é provável que, em 2020,
a) os países mais populosos e urbanizados do mundo deverão manter grande suprimento de água potável.
b) os países com forte crescimento demográfico apresentarão grande disponibilidade de recursos hídricos.
c) as cidades com maior carência de fornecimento de água potável estarão localizadas nos países subdesenvolvidos.
d) as áreas mais desenvolvidas correrão sérios riscos de carência de água, principalmente para as atividades econômicas.
e) as cidades mundiais com forte influência econômica deverão apresentar situações críticas de abastecimento de água potável.

A questão está relacionada ao mapa apresentado a seguir. Bacias Hidrográficas:
Assinale a alternativa que identifica corretamente uma das bacias hidrográficas brasileiras.
a) A bacia 2 abrange uma importante reserva de minérios, reconhecida internacionalmente. Como grande parte dos solos da bacia não são férteis, há pequena atividade agrícola, mas, recentemente, observa-se o avanço da pecuária destinada à produção de leite.
b) A bacia 3 tem grande importância histórica; seu rio principal atravessa área de clima semiárido. A agricultura é uma das mais importantes atividades econômicas, com destaque para a fruticultura. O potencial hidrelétrico da bacia é aproveitado por várias usinas.
c) A bacia 5 ocupa área com relevo pouco ondulado, o que possibilita a existência de vários rios navegáveis, mas com pequeno potencial hidrelétrico. A área da bacia concentra a maior parte da população nas porções norte e oeste, onde estão as principais cidades.
d) A bacia 1 destaca-se por apresentar elevada densidade demográfica, fato que provoca impacto ambiental, principalmente nas áreas próximas às áreas metropolitanas; os modernos cultivos de grãos representam a principal utilização dos solos da bacia.
e) A bacia 4 tem a maior parte de sua área em planaltos, o que possibilita aos rios que a compõem grande potencial hidrelétrico já utilizado por várias usinas. Sob o aspecto econômico, as terras da bacia são utilizadas para cultivos de produtos destinados à exportação.

A respeito da bacia do rio São Francisco, cujo objeto de estudo tem sido motivo de amplos debates no cenário político e econômico nacional, é correto afirmar que:
As afirmativas corretas são:
I. Sua área está inteiramente compreendida na região Nordeste do país.
II. O rio São Francisco, cujas nascentes se situam no interior do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e cuja foz está localizada no litoral nordestino, entre os estados de Sergipe e Alagoas, é o mais extenso rio totalmente brasileiro.
III. O projeto de transposição das águas do rio São Francisco, no intuito de diminuir o problema da seca na região da Caatinga, não é a única forma de aproveitamento desse rio para o desenvolvimento da região, uma vez que tanto a navegação como a hidreletricidade também tem dado a sua contribuição.
IV. Nos tempos coloniais, o curso do rio São Francisco significou o eixo de ligação entre as principais áreas produtoras de açúcar, no nordeste, e a região aurífera de Minas Gerais, além de permitir que em suas margens se estabelecesse uma importante área criatória de gado.
V. A afirmativa “descer o rio São Francisco, seguindo de sua nascente à sua foz, é subir o mapa do Brasil” se refere à direção seguida pelo rio, na maior parte de seu percurso: de sul para norte.
a) I, II, III e V.
b) apenas I e IV.
c) apenas II, III e V.
d) apenas I, II e IV.
e) II, III, IV e V.

A escassez de recursos hídricos pode ser vista como resultado de um conjunto de fatores naturais e humanos que variam em cada região. No caso da região Sudeste, em especial da região metropolitana de São Paulo, entre os fatores humanos que contribuem diretamente para a restrição da disponibilidade de água estão:
Assinale a alternativa que identifica corretamente uma das bacias hidrográficas brasileiras.
a) a transposição de bacias hidrográficas e o grande consumo agrícola de recursos hídricos.
b) a intensa poluição de rios e lençóis freáticos e o grande consumo urbano e industrial de recursos hídricos.
c) o grande consumo urbano e agrícola de recursos hídricos e a inexistência de infraestruturas de captação, tratamento e distribuição de água.
d) a preservação de vastas extensões de floresta nativa e a transposição de bacias hidrográficas.
e) a inexistência de infraestruturas de captação, tratamento e distribuição de água e a intensa poluição de rios e lençóis freáticos.

Leia o trecho a seguir: cerca de 97,5% de toda a água na Terra é salgada. Menos de 2,5% são doces e estão distribuídas entre as calotas polares (68,9%), os aquíferos (29,9%), rios e lagos (0,3%) e outros reservatórios (0,9%). Embora a água esteja presente em toda parte, como substância em diversos estados, há problemas relativos à escassez de água potável.
Este fato deve-se à:
a) desigualdade entre a disponibilidade de água doce e o contingente populacional.
b) grande quantidade de água doce nas calotas polares e à sua indisponibilidade ao consumo humano.
c) contaminação dos mananciais e ao mau uso dos recursos hídricos.
d) desigual distribuição dos aqüíferos no subsolo e às formas de captação.
e) utilização dos rios de água doce para geração de energia elétrica e para a irrigação.

A água constitui recurso vital para as pessoas suprirem suas necessidades básicas. A crise das águas afeta o mundo inteiro, ainda que em proporção e intensidade diferentes.
Quanto a essa crise, é correto afirmar:
a) Há intensa cooperação das comunidades mundiais para diminuir o problema de contaminação das bacias hidrográficas transfronteiriças.
b) O problema restringe-se à urbanização acelerada, uma vez que a agricultura, a indústria e a produção de energia apresentam demanda decrescente pela água.
c) A escassez de água potável é motivada pela ampliação tanto do consumo quanto da poluição dos mananciais disponíveis.
d) Apesar de ser pequena a quantidade de água contaminada no mundo hoje, uma significativa parcela da população mundial tem acesso apenas a esses mananciais.
e) Alterações no ciclo hidrológico implicam diminuição do estoque total dos recursos hídricos.

A ONU elegeu 2003 como o Ano Internacional da Água Doce e patrocinou o 3º Fórum Internacional da Água, em Kyoto, no Japão. Considere as afirmacoes abaixo, sobre o problema da água doce.
Das afirmações feitas, estão corretas:
I. Mais de 97% da água do planeta é salgada e sua dessalinização implicaria custos muito elevados e dificilmente atenderia a toda a demanda mundial.
II. Sem disponibilidade de água doce, a expansão agrária seria comprometida e apenas as atividades urbanas se desenvolveriam.
III. O elevado desmatamento, em nível mundial, aumenta a desertificação no planeta e promove o esvaziamento dos lençóis freáticos.
IV. A contaminação das águas superficiais e dos lençóis freáticos por esgotos e produtos químicos encarece a captação e o tratamento da água.
a) somente I e II.
b) somente I, II e III.
c) somente I, II e IV.
d) somente II e III.
e) somente I, III e IV.

A escassez de água no mundo torna esse recurso um foco de interesses internacionais e de conflitos. A água tem se transformado em arma de guerra. De acordo com o poder dos diferentes grupos, ela se torna propriedade cada vez mais privada e menos comum, gerando graves conflitos distributivos.
Com base em conhecimentos sobre recursos hídricos e sua distribuição na Terra, assinale a alternativa em que a bacia hidrográfica indicada apresenta conflito:
a) Bacia do rio Nilo, envolvendo o Egito, o Sudão e a Etiópia.
b) Bacia Platina, envolvendo o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.
c) Bacia do rio Jordão, envolvendo o Líbano, a Síria, Israel e a Jordânia.
d) Bacia do rio Reno, envolvendo a Alemanha, a França e os Países Baixos.

Irregular distribuição dos recursos hídricos, uso compartilhado de bacias hidrográficas, ineficientes sistemas de tratamento, desmatamento, construção de barragens, despejo de lixo, diversidade climática, expansão da urbanização, pressão demográfica, geração de energia, projetos de irrigação, dentre outros, são fatores que potencializam o estresse hídrico e originam situações hidroconflitivas.
Sobre esse último termo, considere as seguintes afirmações:
I – Um exemplo de situação hidroconflitiva é o caso da construção de barragens para projetos de irrigação na bacia do rio Nilo pelo governo Sudanês, o que tem provocado tensões com o vizinho Egito.
II – O Brasil, por dispor de uma região extremamente rica em recursos hídricos, não tem registrado problemas dessa natureza com seus vizinhos ao longo de sua história republicana.
III – O Rio Ganges atravessa quase todo o território de Bangladesh antes de se abrir no largo delta, em território indiano. A construção de barragens a montante, pelo primeiro, tem provocado desavenças entre esses dois países.
IV – No conflito entre israelenses e palestinos, há um importante componente hídrico, evidenciado pela posse e controle das escassas fontes existentes na região.
[A] I e II
[B] I e III
[C] II e III
[D] I e IV
[E] II e IV

O Brasil, devido à sua grande extensão territorial e à predominância de climas úmidos, tem uma extensa rede hidrográfica que possibilita a existência de inúmeras paisagens. Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I. A hidrografia brasileira não possui lagos tectônicos, pois as depressões tornam-se bacias sedimentares; no território brasileiro, existem só lagos de várzea e lagos costeiros.
II. A maior quantidade de água do rio Amazonas provém do derretimento de neve na Cordilheira dos Andes, caracterizando um regime misto (nival e pluvial).
III. No Brasil, em áreas de elevado índice pluviométrico, predominam rios de planície; a existência de muitos desníveis do terreno e de grande volume de água possibilita a produção de hidreletricidade.
IV. Os rios brasileiros que deságuam no oceano formam estuários, com exceção do rio Amazonas, que possui foz mista (delta e estuário), e do Parnaíba, que possui foz em delta.
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) II e III.
e) I e II.

O Brasil possui um grande potencial hidrográfico, destacando-se, nesse contexto, a porção setentrional do país. Em função das condições naturais que o território nacional apresenta, a Região Norte contribui com uma parcela singular junto a esse potencial, o qual pode ser utilizado de diversas formas.
Sobre a bacia hidrográfica amazônica e suas potencialidades, assinale a opção correta.
a) É tipicamente planáltica e possui um grande poder hidroenergético, destacando-se neste contexto o Rio Amazonas, no entanto, ainda é pouco explorada, visto as grandes distâncias dos grandes centros consumidores do país.
b) Por possuir afluentes tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul, durante o ano o rio Amazonas apresenta grandes vazões, visto as estações chuvosas se alternarem em ambos os hemisférios, contribuindo assim para o seu grande potencial hídrico.
c) O Rio Amazonas, com regime tipicamente pluvio nival, durante o ano possui sua vazão comprometida, uma vez que os afluentes da margem direita perdem suas capacidades de vazões durante o verão no hemisfério sul.
d) A construção da Hidrelétrica de Balbina, no Rio Tocantins, em especial para atender o complexo mineral de Carajás, conjugou o fato desse rio possuir grandes vazões durante o ano com a proximidade da capital paraense, a qual demanda grandes quantidades energéticas.
e) As elevadas pluviosidades sobre esta região, decorrentes das evapotranspirações excessivas, dotaram o Rio Amazonas com o maior potencial hidroenergético instalado do país, especialmente após a construção da Hidrelétrica de Tucuruí.

Mais conteúdos dessa disciplina