Logo Passei Direto
Buscar
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 1996, dispõe que a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, sendo sua garantia dever da:
Escola e da família.
Escola e do Estado.
Escola e da sociedade.
Família e do Estado.
Sociedade e do Estado.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A garantia da educação, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), é dever da "Escola e do Estado". Portanto, a resposta correta é "Escola e do Estado".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pensando nas atribuições do estágio, quais das assertivas abaixo estão corretas.
I. Respeitar os horários de aula definidos pelo professor supervisor do estágio. II. Cumprir as exigências do professor supervisor/professor responsável na unidade escolar. III. Ser assíduo e pontual nas atividades do estágio. IV. Respeitar e cumprir as normas do estágio.
I, II e III
I, II, III e IV
II e III
I e II
I e IV

A educação tem os seguintes caracteres: o É fato histórico, pois se realiza no tempo; o É um processo que se preocupa com a formação do homem em sua plenitude; o Busca a integração dos membros de uma sociedade ao modelo social vigente; o Simultaneamente, busca a transformação da sociedade em benefício de seus membros; o É um fenômeno cultural, pois transmite a cultura de um contexto de forma global; o Direciona o educando para a autoconsciência; o É ao mesmo tempo, conservadora e inovadora. Com base no conhecimento adquirido e no texto acima, assinale a alternativa correta sobre a educação:
A educação ocorre somente em ambientes estabelecidos para este fim.
A educação está para a Pedagogia assim como o ensino está para a Didática;
A educação deve assumir a manutenção das hierarquias de poder e das classes sociais, prevalecendo os interesses da elite dominante.
A educação na prática pode ser chamada de Pedagogia.
A socialização ocorre totalmente à parte do processo educacional;

[...] a didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. Ela opera como que uma ponte entre o o que e o como do processo pedagógico escolar.
Assinale a alternativa que melhor representa os objetos de investigação e estudo da didática:
técnicas de plataforma, oratória, persuasão e leitura dinâmica;
educação, autonomia e cidadania.
ciências humanas e ciências exatas;
fundamentos, condições e formas de ensino;
transformação de informação em conhecimento, concentração e atenção;

A didática crítica sobrepõe o que é fundamental no ato educativo, ou seja: o entendimento da ação pedagógica como prática social; a percepção da multidimensionalidade do processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo suas dimensões humana técnica e política; a subordinação do que e como fazer ao para que fazer; a colocação da competência técnica a serviço do compromisso político com uma sociedade democrática e, consequentemente, comprometida com o projeto de emancipação humana.
Com base no texto acima e nos conhecimentos construídos ao longo das aulas, assinale a opção correta quanto a importância, potencialidades e características da didática:
O projeto de emancipação humana que se pretende por meio do ensino restringe-se à educação superior, pois nas leis do país a emancipação dos indivíduos é permitida somente após os dezoito anos de idade.
O ato de ensinar necessita de sustentação teórica e possui fundamentos em áreas como a Filosofia, a Sociologia da Educação, a Psicologia da Educação e a História da Educação.
É fundamental que a sociedade esteja atenta e aberta para novas demandas da prática de ensino, como a necessidade de se trabalhar coletivamente.
O fator social não deve ser levado em consideração na prática de ensino porque a realidade social, salvo em casos bem específicos, não interfere nos conteúdos.
O ensino e a aprendizagem são objetos de estudo extremamente complexos, e por esta razão devem ser estudados separadamente a fim de que se obtenha os melhores resultados investigativos.

O estágio supervisionado reúne uma série de atividades consideradas relevantes à prática docente na formação do aluno.
Identifique um dos objetivos da Prática de Estágio:
Trabalhar conteúdos de forma não relacionada
Relacionar teoria e prática
Fragmentar o conhecimento
Formar professionais que reproduzam praticas escolares
Apenas separar teoria e prática

Quando falamos em comunidade escolar, estamos nos referindo:
Aos agentes educadores como um todo: pais, alunos, professores, funcionários, gestores, dentre outros.
Somente aos alunos
Aos professores e coordenadores pedagógicos
Aos alunos e professores
Somente aos professores

A escola é o lócus de construção de saberes e de conhecimentos. O seu papel é formar sujeitos críticos, criativos, que domine um instrumental básico de conteúdos e habilidades de forma a possibilitar a sua inserção no mundo do trabalho e no pleno exercício da cidadania ativa.
As observações da escola durante o estágio supervisionado são sistematizadas gerando um diagnóstico. Assinale a alternativa correta sobre aspectos desta sistematização:
Embora o diagnóstico deva estar fundamentado em teorias e em observações substanciais, cabem impressões pessoais e relatos de dificuldades enfrentadas;
O diagnóstico é essencialmente objetivo e compreende a habilidade de o estagiário reunir dados estatísticos em gráficos e tabelas;
Não é aconselhável apontar sugestões no diagnóstico para não melindrar profissionais da instituição e causar mal-estar;
O diagnóstico deve ser sucinto, portanto o estagiário precisa se ater aos conteúdos de História para que não alongue demais o texto.
A importância do diagnóstico é restrita à própria experiência do estagiário e por isso o documento deve ser compartilhado somente com o avaliador da disciplina;

Na participação das aulas há critérios de observação que devem ser considerados em prol de um aproveitamento mais proveitoso do estágio, e entre estes aspectos a avaliação prévia dos alunos, a contextualização, a adequação do planejamento de ensino à realidade do educando e a importância de que o aluno tenha ciência de si mesmo como sujeito ativo da História não só são fundamentais ao ensino da disciplina como são detalhes que exigem a atenção do estagiário.
Estão corretas:
I- Promoção da relação entre o conhecimento prévio do aluno e o conhecimento histórico;
II- Comparação e problematização de fatos atuais com outros momentos históricos;
III- Adequação do planejamento à realidade socioeconômica da escola e dos alunos;
IV- Identificação do aluno como um sujeito responsável pela construção da história.
As assertivas I, II, III e IV.
Apenas I e III;
Apenas I, III e IV;
Apenas II e III;
Apenas I e II;

Quando estudamos sobre a Escola, vimos que ela é considerada um espaço:
Quando estudamos sobre a Escola, vimos que ela é considerada um espaço:
Privado
Público
Acadêmico
Misto
Social

O estagiário deve ter atenção especial às relações entre os alunos, entre alunos e professores, entre os professores e também as que envolvem a comunidade e o corpo de funcionários, pois a educação é uma prática essencialmente coletiva. O estagiário deve assumir sua posição de observador e ter em mente que o estágio supervisionado não é mera burocracia ou cumprimento de horas, pois deve ser aproveitado ao máximo. Os relatórios não devem ter teor acusatório, devendo expressar as experiências pessoais adquiridas. Fatores físicos e perfil socioeconômico da escola e das famílias atendidas são essenciais no diagnóstico esperado.
Sobre o papel do observador durante o estágio supervisionado é correto afirmar que:
Aspectos como estrutura física, características socioeconômicas da escola e organização dos espaços não interferem na capacidade didática do professor e por isso não precisam ser considerados pelo estagiário em suas observações;
É fundamental que o estagiário cumpra à risca as horas determinadas dentro do espaço escolar porque o tempo de experiência é o principal fator de aproveitamento do estágio;
As relações relevantes dentro de um espaço educacional não se restringem àquelas entre os professores e os alunos.
Para que experiência do estagiário se torne mais rica e proveitosa, é recomendável que ele mergulhe integralmente no universo da instituição escolar se passando por aluno, professor ou funcionário do espaço de ensino durante o estágio;
A experiência teórica do estagiário deve ser considerada como o padrão para distinguir o certo e o errado nas práticas do local de estágio e embasar suas denúncias no relatório final;

Mais conteúdos dessa disciplina