Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que apresenta um Princípio Geral de Direito Penal, previsto no Estatuto de Roma, aplicável à jurisdição do Tribunal Penal Internacional.
Os crimes da competência do Tribunal prescrevem em dez anos, contados do conhecimento do fato criminoso.
A previsão de um crime será estabelecida de forma precisa, sendo permitida, quando isso não for possível, o recurso à analogia.
Qualquer pessoa condenada pelo Tribunal só poderá ser punida em conformidade com as disposições legais existentes no seu Estado-Parte.
O erro de fato só excluirá a responsabilidade criminal se eliminar o dolo requerido pelo crime.
O Tribunal não terá jurisdição sobre pessoas que, à data da denúncia da prática do crime, não tenham ainda completado 21 anos de idade.
User badge image
DireitosHumanizados

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

O Estatuto de Roma estabelece vários princípios gerais de direito penal aplicáveis ao Tribunal Penal Internacional. Dentre as alternativas apresentadas, a que se destaca como um princípio geral é: "A previsão de um crime será estabelecida de forma precisa, sendo permitida, quando isso não for possível, o recurso à analogia." Esse princípio está relacionado à legalidade e à necessidade de que as leis penais sejam claras e precisas, evitando interpretações extensivas que possam prejudicar os direitos dos acusados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os direitos sociais tiveram um grande avanço na Constituição de 1988 em comparação às legislações anteriores.
Nesse sentido, é correto afirmar que:
São considerados direitos sociais a inafastabilidade da justiça e a presunção da inocência.
Os direitos sociais contemplam apenas cidadãos considerados vulneráveis.
A isonomia perante a lei é uma conquista contemplada no rol de direitos sociais.
Direitos sociais e direitos da personalidade são sinônimos.
Os direitos trabalhistas como férias e 13º salário pertencem ao rol de direitos sociais.

No que concerne aos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal, assinale a alternativa correta:
Podem ser classificados em direitos de primeira geração ou dimensão (direitos sociais, econômicos e culturais), de segunda geração ou dimensão (direitos e garantias civis e políticas) e de terceira geração ou dimensão (direitos de solidariedade).
Apenas alguns direitos são considerados absolutos pelo STF.
Os direitos de primeira geração são direitos de crédito do indivíduo em relação à coletividade denominado direito positivo.
Os de segunda geração são denominados de negativos, pois é o Estado que deve abster-se de invadir a esfera de proteção do indivíduo.
E os da terceira geração, tem como titular o indivíduo na sua singularidade.
Os direitos e garantias fundamentais consagrados pela Constituição Federal são ilimitados.
Podem ser classificados em direitos de primeira geração ou dimensão (direitos e garantias civis e políticas), de segunda geração ou dimensão (direitos sociais, econômicos e culturais) e de terceira geração ou dimensão (direitos de solidariedade).

A Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão escrita na França é considerada uma das principais declarações de direitos do período contemporâneo. É correto afirmar que:
Ela foi resultado da luta da Igreja pelo reconhecimento do direito à dignidade humana.
Ela foi escrita durante um período revolucionário da França e tinha como objetivo defender direitos naturais do homem;
Ela foi resultado de uma reunião consultiva do rei com a participação da população, que identificou e resolveu os principais problemas vividos pelos franceses;
Foi produzida em cima da Declaração de Independência americana e possui muitas características em comum, mudando somente a grafia do texto.
Essa declaração teve como principal objetivo apontar a violação de direitos cometidos pela Inglaterra e justificar o início de uma guerra contra os ingleses;

Sobre a teoria das gerações dos Direitos Humanos, é correto afirmar que:
A primeira geração dos Direitos Humanos defendia o princípio religioso como fundamento da moral humana.
A primeira geração corresponde ao momento em que os Direitos Humanos surgiram como um contraponto aos direitos naturais.
A segunda geração reafirmou as ideias da primeira geração e procurou construir a ideia de igualdade entre todos os seres humanos.
A quarta geração é a última e procura debater sobre direitos ambientais, que são, atualmente, a maior preocupação do mundo.
A terceira geração corresponde aos direitos sobre indivíduos e buscam a garantia da propriedade privada e dos investimentos financeiros.

De acordo com a Constituição Federal, a remoção de grupos indígenas das terras que tradicionalmente ocupam é:
Vedada, salvo, ad referendum do Senado Federal, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Senado Federal, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.
Vedada, salvo, ad referendum do Congresso Nacional, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.
Permitida apenas em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, após deliberação do Senado Federal, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.
Permitida apenas em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.
Vedada, salvo, ad referendum da Câmara dos Deputados, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Senado Federal, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.

Sobre os direitos indígenas, assinale a alternativa incorreta:
São reconhecidos aos índios sua organização social, seus costumes, suas línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.
Os indígenas são grupos que merecem tutela constitucional, assim como outros grupos de indivíduos.
Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo.
São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter provisório, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, seus costumes e suas tradições.

Os instrumentos normativos internacionais podem ser juridicamente vinculativos ou não aos Estados-Partes.
Com base nessa informação, assinale a alternativa que não corresponde a um instrumento internacional vinculativo juridicamente:
Regras Mínimas da ONU para Proteção dos Jovens Privados de Liberdade (1990).
Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio (1948).
Protocolo de 1967 Relativo ao Estatuto dos Refugiados (1967).
Convenção sobre os Direitos da Criança (1989).
Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (1966).

''Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade''. O texto acima reflete o art. 1º da Declaração Internacional dos Direitos Humanos, e:
Não é de obrigatoriedade do setor privado, mas apenas dos governos locais.
Não tem valor como documento jurídico, pois não há direitos históricos.
Reflete também o ideal da liberdade, igualdade e fraternidade.
Tem aplicação facultativa entre as pessoas, devendo ser respeitado apenas pelos Estados.
Não tem valor como documento histórico, pois já se passaram mais 50 anos de sua edição.

Mais conteúdos dessa disciplina