Logo Passei Direto
Buscar
O princípio que possui como propósito tentar corrigir desigualdades, criando uma superioridade jurídica em favor do empregado diante da sua condição de hipossuficiente é especificamente o princípio da
a) dignidade da pessoa humana.
b) condição mais benéfica.
c) primazia da realidade.
d) proteção.
e) boa-fé.
User badge image
AdmComigo

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender qual princípio jurídico se refere à proteção do empregado em relação à sua condição de hipossuficiência, ou seja, quando ele está em desvantagem em relação ao empregador. Analisando as alternativas: a) Dignidade da pessoa humana - Este princípio é fundamental, mas não se refere especificamente à relação de desigualdade entre empregado e empregador. b) Condição mais benéfica - Este princípio diz respeito a garantir ao trabalhador a melhor condição entre as normas aplicáveis, mas não é o foco principal da proteção ao hipossuficiente. c) Primazia da realidade - Este princípio trata da prevalência dos fatos sobre a forma, mas não aborda diretamente a desigualdade entre empregado e empregador. d) Proteção - Este é o princípio que visa corrigir desigualdades e criar uma superioridade jurídica em favor do empregado, reconhecendo sua condição de hipossuficiente. e) Boa-fé - Este princípio é importante nas relações contratuais, mas não se refere especificamente à proteção do empregado. Portanto, a alternativa correta é: d) proteção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No campo do direito do trabalho, os princípios são a base, a fundamentação, a diretriz que deve ser seguida para a interpretação da norma trabalhista. São princípios fundamentais e específicos do Direito do Trabalho:
Assinale a alternativa que contém apenas os princípios do Direito do Trabalho.
a) princípio da condição mais favorável, princípio da identidade física do juiz e princípio da liberdade sindical.
b) princípio da aplicação da norma menos favorável e indubio pro-empregador.
c) princípio da proteção, princípio da liberdade sindical e princípio de que ninguém pode invocar a própria malícia.
d) princípio da proteção, princípio da primazia da realidade e princípio da norma mais benéfica.
e) princípio da proteção, princípio de que os contratos devem ser cumpridos e princípio da razoabilidade.

Quando estiver o aplicador diante de situações em que há duas situações distintas, deverá este acolher aquela mais benéfica ao trabalhador, no entanto nunca afrontando a vontade da lei.
Esta determinação respeita o princípio:
a) princípio do indubio pro operario
b) Princípio da Impossibilidade de Transferência.
c) Princípio da Supremacia Legal
d) Princípio da Inviolabilidade no domicílio
e) princípio da ilegalidade

Considera-se ______________________ a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
a) Empreeiteiro.
b) Empregador.
c) Prestador de Serviços.
d) Empregado.
e) Estagiário.

O trabalho autônomo
a) sempre é realizado de forma gratuita e com total subordinação.
b) se realiza sempre com subordinação por parte do trabalhador.
c) é vedado em nosso ordenamento jurídico
d) é realizado com autonomia de vontade por parte do trabalhador.
e) é um trabalho realizado com subordinação do trabalhador e pessoalidade na prestação de serviços.

Acerca do contrato de trabalho marque a opção correta:
a) Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego.
b) O contrato individual de trabalho somente poderá ser acordado tacitamente.
c) O contrato individual de trabalho somente poderá ser acordado expressamente e por prazo determinado.
d) O contrato individual de trabalho somente poderá ser acordado taciamente por prazo indeterminado.
e) Somente é válido o contrato de trabalho firmado a partir dos 21 (vinte e um) anos e por prazo determinado de 3 (três) anos.

A terceirização é modalidade contratual inadmissível em nosso ordenamento jurídico quando levada a cabo para:
a) Prestação de serviços com pessoal e equipamento próprios da empresa prestadora de serviços, fora do estabelecimento da tomadora dos serviços.
b) Locação permanente de mão-de-obra em atividade-meio de empresa pública
c) Locação permanente de mão-de-obra em atividade-meio da empresa tomadora de pessoal
d) Locação permanente de mão-de-obra em atividade-fim da empresa tomadora de pessoal
e) Prestação de serviços com pessoal e equipamento próprios da empresa prestadora de serviços, dentro do estabelecimento da tomadora dos serviços.

Analise as sequências considerando Verdadeiro ou Falso para cada uma das afirmativas abaixo:
I - Salário é todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição. II - Remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego. Assim, como veremos, existem parcelas pagas pelo empregador ao empregado, mas que não integram ou fazem parte do salário como, por exemplo, as parcelas indenizatórias e os adicionais, em princípio. III - Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade. IV- É cabível equiparação salarial em empresas que possuam planos de cargos e salários. V - O empregado readaptado na função serve como paradigma ou modelo.
I - Salário é todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição.
II - Remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
III - Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.
IV- É cabível equiparação salarial em empresas que possuam planos de cargos e salários.
V - O empregado readaptado na função serve como paradigma ou modelo.
a) V;V; V; V;F.
b) V; F; V; F;F.
c) F; F; F; F;F.
d) V;V;V;F;F
e) F, F; V; F;F.

Quanto as férias, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com a legislação trabalhista e jurisprudência do TST:
a) Durante as férias, o empregado não poderá, em nenhuma hipótese, prestar serviços a outro empregador.
b) Os dias de férias gozadas após o período legal de concessão deverão ser remunerados de forma simples, se não ultrapassado a totalidade do período concessivo. (art. 137, CLT).
c) Não terá direito a férias o empregado que, no curso do período concessivo tiver recebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou auxílio-doença por até 06 (seis) meses, embora descontínuos.
d) É devido o pagamento em dobro da remuneração das férias, incluído o terço constitucional, com base no artigo 137 da CLT, quando ainda que gozadas na época própria, o empregador tenha descumprido o prazo previsto no artigo 145 do mesmo diploma legal.
e) As férias poderão ser gozadas em 2 (dois) períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 15 (quinze) dias corridos.

(FCC - 2013 - TRT 1ª Região) Sobre a alteração do contrato de trabalho é INCORRETO afirmar:
a) Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança.
b) As despesas resultantes da transferência correrão por conta do empregador.
c) Em caso de transferência provisória o empregado receberá adicional nunca inferior a vinte e cinco por cento do salário, enquanto durar essa situação.
d) Nos contratos de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições, por mútuo consentimento, e, ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente dessa garantia.
e) O empregador pode transferir o empregado, independentemente de sua concordância, quando ocorrer a extinção do estabelecimento em que o mesmo lquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, em que lhe é assegurada bolsa de aprendizagem.

Mais conteúdos dessa disciplina