Logo Passei Direto
Buscar
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96) institucionalizou e integrou as ações da educação profissional técnica de nível médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação profissional e tecnológica.
A esse respeito, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A educação profissional técnica de nível médio pode preparar para o exercício de profissões técnicas, sem prejuízo do ensino médio.
( ) A Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se aos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio, na idade própria.
( ) A educação profissional e tecnológica integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
a) V – F – V.
b) F – F – V.
c) V – F – F.
d) F – V – V.
e) V – V – V.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96): ( ) A educação profissional técnica de nível médio pode preparar para o exercício de profissões técnicas, sem prejuízo do ensino médio. É verdadeira (V). A LDB permite que a educação profissional técnica de nível médio seja oferecida de forma integrada ao ensino médio, sem que uma prejudique a outra. ( ) A Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se aos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio, na idade própria. É verdadeira (V). A EJA é voltada para aqueles que não conseguiram completar a educação básica na idade adequada, oferecendo uma segunda chance para a educação. ( ) A educação profissional e tecnológica integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. É verdadeira (V). A LDB estabelece que a educação profissional e tecnológica deve estar integrada com os demais níveis de educação e com as dimensões do trabalho e da ciência. Portanto, a sequência correta é: e) V – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

QUESTÕES DE CONCURSO
001. (FGV/2019/PREFEITURA DE SALVADOR - BA/PROFESSOR/PORTUGUÊS) Leia o fragmento a seguir. “Segundo a Lei n. 9.394/96, o ensino será ministrado com base em princípios como: a)______________ de condições para o acesso e a permanência na escola; b) _____________ de ideias e de concepções pedagógicas; e c)___________ da experiência extraescolar”. Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
a) Pluralismo - Garantia – Igualdade
b) Garantia - Igualdade – Pluralismo
c) Igualdade - Pluralismo – Valorização
d) Garantia - Valorização – Igualdade
e) Igualdade - Garantia – Valorização

QUESTÕES DE CONCURSO
002. (FGV/2019/PREFEITURA DE SALVADOR - BA/PROFESSOR/PORTUGUÊS) As opções a seguir apresentam as regras comuns de organização do Ensino Básico, de acordo com a Lei n. 9.394/96, à exceção de uma. Assinale-a.
a) A carga horária mínima anual será de 800 (oitocentas) horas, distribuídas por um máximo de 120 (cento e vinte) dias de efetivo trabalho escolar.
b) A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a 1ª do Ensino Fundamental, pode ser feita por meio de promoção, transferência ou avaliação feita pela escola.
c) O controle de frequência fica a cargo da escola, sendo exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas para aprovação.
d) A verificação do rendimento escolar observará critérios como avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno e possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
e) O regimento escolar, nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.934/1996), a educação no Brasil é um dever da família e do Estado.
Nesse sentido, cabe à família
a) efetuar a matrícula das crianças no Ensino Fundamental.
b) oferecer educação domiciliar se faltar vaga na escola pública.
c) fiscalizar o cumprimento do plano de trabalho do professor.
d) aprovar o projeto pedagógico da escola de seu bairro.
e) participar dos conselhos de classe por meio da associação de pais.

Em relação ao currículo oficial da rede de ensino, as opções a seguir apresentam alterações promovidas na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, à exceção de uma. Assinale-a.
(A) A análise da formação da população brasileira a partir da luta dos negros e dos povos indígenas.
(B) A modificação do calendário escolar no sentido de incluir o Dia Nacional da Consciência Negra.
(C) O estudo da contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
(D) A escolha facultativa do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas privadas.
(E) As áreas de educação artística, literatura e história brasileiras como aptas a ministrar conteúdos de cultura afro-brasileira.

De acordo com a LDB vigente, as opções a seguir apresentam princípios que orientam o ensino nacional, à exceção de uma.
Assinale-a.
a) Apreço à tolerância.
b) Liberdade de aprender e ensinar.
c) Unidade das concepções pedagógicas.
d) Valorização do profissional de educação.
e) Consideração com a diversidade étnico-racial.

Em 20 de dezembro de 1996, o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9.394, conhecida como Lei Darcy Ribeiro – foi sancionado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, e em 23 de dezembro foi publicado no Diário Oficial da União.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996):
a) estabeleceu níveis progressivos de ensino, a saber: a educação infantil, o ensino básico e o ensino superior;
b) reconheceu a importância da escola nas diferentes fases do desenvolvimento, oferecendo educação especial preferencialmente na rede regular de ensino;
c) antecipou a matrícula das crianças no ensino fundamental a partir dos 4 anos de idade, e não mais a partir dos 6 anos;
d) destacou princípios sobre os quais deveria ser ministrado o ensino, as concepções pedagógicas a serem adotadas e a verticalização da gestão;
e) privilegiou a educação profissional, articulada ao sistema de ensino desde o fundamental, e de forma integrada com a formação geral.

Sobre o currículo da Educação Básica, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases vigente, assinale a afirmativa correta.
(A) É orientado por uma base nacional comum, sendo complementado por uma parte diversificada, de competência da escola.
(B) Compreende, obrigatoriamente, o estudo de Língua Portuguesa e de Matemática, sendo optativos os conhecimentos de Geografia e História.
(C) Abrange o ensino das Artes Plásticas, bem como as expressões regionais, a partir do Ensino Médio.
(D) Obriga, no Ensino Médio, a prática de Educação Física, integrando-a à proposta pedagógica da escola, isentando apenas os portadores de doenças incapacitantes.
(E) Limita o ensino da História do Brasil ao estudo das culturas formadoras da identidade brasileira, ou seja, as etnias indígena e africana.

A comunidade escolar de uma unidade de ensino da rede municipal reúne-se, anualmente, em assembleia para avaliar o trabalho realizado e organizar as ações e os projetos do ano seguinte. Tal ação está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), em seu artigo 12, que trata da elaboração do Projeto Político Pedagógico e prevê que os estabelecimentos de ensino:
(A) respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica;
(B) terão total autonomia para elaborar e executar seu projeto político-pedagógico;
(C) deverão elaborar e executar sua proposta pedagógica, mas esta deverá ser submetida e aprovada pelo órgão dirigente local;
(D) terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica a cada início de ano letivo;
(E) deverão promover assembleias anuais de avaliação e elaboração do projeto pedagógico com os professores e responsáveis pelos estudantes.

A LDB/96 define o Ensino Médio como etapa final da Educação Básica. Nessa etapa do ensino
é esperada a consolidação dos conhecimentos anteriormente adquiridos.
a) é esperada a consolidação dos conhecimentos anteriormente adquiridos.
b) é iniciada a implementação da heteronomia intelectual.
c) é desenvolvida a dissociação entre teoria e prática.
d) é estimulada a estruturação do pensamento hegemônico.
e) é implementada a formação específica para o mundo do trabalho.

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
De acordo com a legislação citada, o ensino na Educação Básica é orientado por alguns princípios norteadores. As opções a seguir apresentam alguns desses princípios, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
b) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
c) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
d) Gestão centralizada do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.
e) Valorização do profissional da educação escolar.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n. 9394/96, determina que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão seus sistemas de ensino em regime de colaboração. No que se refere ao que caberá à União, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em
I – A coordenação da política nacional de educação.
II – A segmentação dos diferentes níveis e sistemas.
III – O exercício das funções normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.
a) I, II e III.
b) I e II, somente.
c) I e III, somente.
d) I, somente.
e) III, somente.

A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
A Educação Básica é formada
a) pela educação infantil e pelo ensino fundamental.
b) pelo ensino fundamental e pelo ensino médio.
c) pela educação infantil, pelo ensino fundamental e pelo ensino médio.
d) pela educação infantil, pelo ensino fundamental, pelo ensino médio e pelo ensino superior.
e) pela creche, pelo ensino fundamental e pelo ensino médio.

No que se refere à organização do Ensino Fundamental, estabelecida pela LDBEN, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em
I – É proibido aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.
II – O ensino fundamental será presencial.
III – É possível a adoção do regime de progressão continuada.
a) II, somente.
b) I e II, somente.
c) II e III, somente.
d) I e III, somente.
e) I, II e III.

As opções a seguir apresentam princípios sobre os quais o ensino será ministrado, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
b) Valorização da experiência extraescolar.
c) Igualdade na aplicação da eticidade, da socialidade e da operacionalidade.
d) Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
e) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96, a educação deverá vincular-se ao:
a) trabalho e à teoria;
b) esforço individual e coletivo;
c) setor econômico e social;
d) mundo do trabalho e à prática social;
e) âmbito nacional e internacional.

O dever do Estado com a educação escolar pública, segundo o disposto no art. 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), será efetivado, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de:
(A) “vouchers” educacionais, transporte, alimentação e assistência à saúde;
(B) transporte, Bolsa Família, alimentação e assistência à saúde;
(C) material didático escolar, programas de estágio remunerado, transporte e alimentação;
(D) transporte, alimentação, Bolsa Permanência e assistência à saúde;
(E) material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

Durante o período de estágio supervisionado de um curso de Pedagogia, o supervisor solicitou que o estagiário produzisse um diário de formação, registrando a vivência em sala de aula no campo de estágio. Esse registro subsidiaria a discussão nos encontros semanais de supervisão.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), essa metodologia:
(A) é inadequada porque expõe a instituição que é campo de estágio, à medida que registra o que acontece no seu interior;
(B) é adequada, pois contribui para a formação do futuro pedagogo à medida que promove a associação entre teorias e práticas;
(C) é inadequada, pois a produção de textos não deve ser uma exigência em estágios curriculares;
(D) é inadequada, pois não pode ser utilizada como ferramenta de formação do estudante, já que a carga horária obrigatória de estágio destina-se a observar, planejar e ministrar aulas;
(E) é adequada, pois atende ao objetivo de fornecer dados ao professor formador, possibilitando a condução de suas pesquisas individuais.

Mais conteúdos dessa disciplina