Logo Passei Direto
Buscar
Leia a seguinte citação: “Assim, a uma determinada distância, é possível perceber tal fluxo de calor, propagando-se em forma de irradiação. Tal representação está diretamente associada ao que denominamos como Matéria Condensada.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROTA DE APRENDIZAGEM. Aula 6. Mecânica Estatística. Curitiba, Intersaberes, 2021, p. 2.
Considerando estas informações e os conteúdos do texto-base da Aula 6 de Mecânica Estatística sobre o Corpo Negro, imagine que um determinado metal, a temperatura ambiente e refletindo a luz solar, apresenta coloração azulada. Como é possível saber qual a cor da radiação emitida por esse metal quando aquecido a 5800 K? Assinale a alternativa correta.
A Se o metal reflete o azul, não o absorve, portanto possui uma absortividade baixa para luz azul.
B O metal absorve o azul e em seguida o reflete.
C O metal não consegue interagir com a frequência azul e amarela a menos que a sua intensidade seja muito alta. Por isso a luz visível é na realidade a vermelha.
D A emissividade alta do metal permite tal situação.
E Devido à alta temperatura, a cor a ser refletida é o vermelho.
User badge image
EducaFit

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder a essa questão, precisamos considerar a relação entre a temperatura de um corpo e a radiação que ele emite, conforme descrito pela Lei de Wien. Quando um corpo é aquecido a uma temperatura elevada, como 5800 K, ele emite radiação em comprimentos de onda que correspondem a cores mais quentes, como o vermelho e o amarelo. Vamos analisar as alternativas: A) Se o metal reflete o azul, não o absorve, portanto possui uma absortividade baixa para luz azul. - Esta afirmação é verdadeira, mas não responde diretamente à cor da radiação emitida quando aquecido. B) O metal absorve o azul e em seguida o reflete. - Isso não é consistente com a descrição do metal azulado, que reflete o azul. C) O metal não consegue interagir com a frequência azul e amarela a menos que a sua intensidade seja muito alta. Por isso a luz visível é na realidade a vermelha. - Essa afirmação é confusa e não se alinha com a física da radiação. D) A emissividade alta do metal permite tal situação. - A emissividade alta é um fator importante, mas não responde diretamente à cor da radiação emitida. E) Devido à alta temperatura, a cor a ser refletida é o vermelho. - Essa opção sugere que a alta temperatura resulta em emissão de radiação na faixa do vermelho, o que está de acordo com a Lei de Wien. A alternativa correta, considerando a temperatura de 5800 K e a relação com a cor da radiação emitida, é: E) Devido à alta temperatura, a cor a ser refletida é o vermelho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação: “Em meio a partição de um gás ideal monoatômico, podemos descrever a equação em: Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROTA DE APRENDIZAGEM. Aula 5. Mecânica Estatística. Curitiba, Intersaberes, 2021, p. 12.
Considerando estas informações e os conteúdos do texto-base da Aula 5 de Mecânica Estatística sobre Gás Ideal Monoatômico Clássico, os gases ideais são compostos exclusivamente por partículas de dimensões pontuais (de tamanho desprezível) que se encontram em movimento caótico e em alta velocidade. Nesse tipo de gás, a temperatura e a velocidade de translação das partículas são proporcionais. Uma vez que não há interação entre as partículas de um gás ideal, a energia interna desse gás é sempre igual à soma da energia cinética de todas as partículas que o constituem. Com base neste enunciado, assinale a alternativa que expressa corretamente como podemos interpretar a relação energia e número de partículas em um gás ideal.
A O enunciado nos permite entender que é possível atribuir a energia termodinâmica em função do número de partículas e, a partir da quantidade de partículas, temos a descrição da energia que compõe o sistema a ser analisado.
B O enunciado nos permite entender que a energia está associada a um sistema não isolado de partículas livres.
C Com base no texto é possível aplicar a noção básica de que a Energia interna é a soma das energias cinética e potencial relacionadas ao movimento dos átomos e moléculas constituintes de um corpo válido somente para altas temperaturas.
D É possível interpretar que a energia interna é inversamente proporcional à temperatura do corpo.
E O enunciado nos permite entender quando um corpo recebeu ou cedeu energia.

Mais conteúdos dessa disciplina