Logo Passei Direto
Buscar
Como a matriz da cultura ocidental é a Antiguidade Clássica greco-romana, é importante se analisar duas grandes expressões da literatura latina: a Eneida (19 a.C.) e as Metamorfoses (8 d.C.).
Analise as afirmativas a seguir: I. Em Metamorfoses, de Ovídio, encontram-se centenas de mutações que ocorrem tanto por vontade própria do transmutado como também por causas externas a ele; II. Uma das metamorfoses na obra de Ovídio é a conhecida transformação de Narciso em flor; III. Por ser muito antigo, o tema da metamorfose não resistiu ao tempo, ficando restrito a obras da Antiguidade Clássica. Está correto apenas o que se afirma em:
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Em Metamorfoses, de Ovídio, encontram-se centenas de mutações que ocorrem tanto por vontade própria do transmutado como também por causas externas a ele. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a obra de Ovídio realmente apresenta diversas transformações que ocorrem por diferentes motivos. II. Uma das metamorfoses na obra de Ovídio é a conhecida transformação de Narciso em flor. Falso, Narciso não se transforma em flor, mas sim a flor que nasce do seu corpo após sua morte é chamada de narciso. Portanto, essa afirmativa é incorreta. III. Por ser muito antigo, o tema da metamorfose não resistiu ao tempo, ficando restrito a obras da Antiguidade Clássica. Falso, o tema da metamorfose é recorrente em várias obras literárias ao longo da história, não se restringindo apenas à Antiguidade Clássica. Com base nas análises, apenas a afirmativa I está correta. Portanto, a alternativa correta é: I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Alguns artefatos passam a vida sem ser entendidos, mas nem por isso sua investigação deve cessar. Nesse sentido, os hieróglifos são um bom exemplo.
Por quê?
Pois são ornamentos que possuem apenas valor artístico.
Pois como inscrições mortuárias, nada dizem sobre a vida no Egito.
Pois servem apenas ao historiador de religião que deseja saber sobre a mitologia.
Pois foram traduzidos somente quando antigos escritos secretos ensinaram como fazer.
Pois por muito tempo não se soube o que significavam, até que se descobriu o código que guardava. No entanto, milhares ainda seguem esperando tradução.

Na Antiguidade Clássica, valores clássicos como os de proporção, regularidade, clareza e unidade orientam a composição das obras e, mesmo que o Barroco tensione alguns deles, ainda assim reforça o imitatio antiquorum (o modo de imitação dos antigos).
Analise as afirmativas a seguir: I. Eneida é uma obra que deve ser classificada como tragédia, já que retrata os desastres que marcam a fundação de Roma; II. Virgílio escreveu Eneida e deu este título em homenagem a uma mulher que amava; III. Eneias é o autor de Eneida, um escritor romano que contou a fundação de Roma a partir dos mitos gregos; IV. Eneias é personagem central em Eneida, estando vinculado à fundação da Roma antiga. Está correto apenas o que se afirma em:
IV.
I, II e IV.
I.
II.
III.

A influência grega nas artes visuais romanas foi muito marcante.
Em relação a isso, seria correto afirmar que:
Ainda que a influência grega tenha se feito muito presente, os romanos adequaram os cânones artísticos às suas necessidades cívicas e gozaram de liberdade para produzir novas formas.
A influência grega foi bastante enfática, mas apenas no plano das esculturas, já que os latinos possuíam enorme admiração foi Fídias, o mais famoso artista da Grécia Antiga.
A Grécia foi a única sociedade capaz de influenciar Roma, sobretudo por causa da conhecida hostilidade dos latinos com a arte etrusca e Próximo Oriental.
Os romanos não produziram qualquer artefato original graças à forma com que emulavam a arte grega.
A influência grega foi marcante nos primeiros séculos de Roma, mas completamente abandonada durante o Império, que testemunhou uma verdadeira revolução nas formas artísticas.

Sobre as redes de contato e as influências que caracterizaram a arquitetura grega, pode-se afirmar que:
Os romanos influenciaram decisivamente a relação dos gregos com o espaço, sobretudo por suas técnicas de construção de teatros e outros edifícios dedicados ao entretenimento.
Arquitetos gregos eram financiados pelos reis para viajar, produzir estudos, elaborar modelos tridimensionais e aplicar os conhecimentos adquiridos em sua região de origem.
Os primeiros reis contratavam arquitetos de várias regiões para produzir prédios ecléticos, o que resultou em uma enorme variedade de formas arquitetônicas.
Inúmeras influências, sobretudo próximo-orientais, influenciaram as visões de mundo dos gregos, sobretudo porque as culturas só sobrevivem em contato com outras culturas.
Os gregos viviam relativamente isolados das demais sociedades da época, o que permitiu refletir sobre suas condições materiais e desenvolver formas originais de construção.

A descoberta dessa civilização reescreveria a história da Índia e do Paquistão, jogando sua cronologia para o passado mais remoto. Isso poderia explicar algumas marcas comuns com as culturas do Oriente Médio, como o uso maciço de tijolos.
Assinale a alternativa a qual se refere a civilização descrita acima.
Harappeana.
Persa.
Shang.
Assuriana.
Suméria.

A discussão do Messianismo x Monoteísmo é um marco de ruptura entre tradições cristãs e hebraicas.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o fundamento dessa ruptura.
Jesus é considerado um criminoso e por isso não pode ser messias.
O ideal de Jesus é persa, o que rompe com a cultura hebraica.
A pregação entre o gentio, o diálogo com outras vertentes e o messias como um novo Deus.
A ideia messiânica é romana e por isso é considerada uma invasão.
Na formulação hebraica, não existe messias.

O termo Alta Idade Média foi o mais utilizado na tradição historiográfica brasileira até a década de 1980.
Sobre a chamada Alta Idade Média, analise os itens a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Alguns historiadores utilizam o termo Alta Idade Média como um prenúncio de um período de transformações políticas, sociais, econômicas e culturais ocorridas na Baixa Idade Média.
II. A Alta Idade Média se refere ao período temporal que se estende dos séculos XI a XIV.
III. Para alguns historiadores, a Alta Idade Média foi o período de declínio das estruturas feudais.
IV. Durante a Alta Idade Média as fronteiras do Império Romano, ainda bastante fortalecido politicamente, foram ocupadas pelos invasores germânicos.
V. Durante a Alta Idade Média as províncias romanas continuaram sob a autoridade imperial que conseguiu superar a crise do século III.
III, IV
III, IV, V
II, III, IV, V
II, III, V
I, V

A pólis se tornou a organização política mais reconhecida do mundo grego antigo. Foram centenas de cidades-Estado independentes, com leis, práticas de culto e formas de governo particulares.
Nelas se estabeleceu uma das mais conhecidas formas de governo, que é a:
Paidéia.
Democracia.
República.
Monarquia.
Gerúsia.

Mais conteúdos dessa disciplina