Logo Passei Direto
Buscar
Maria deu entrada na unidade de pronto atendimento com queixa de dor de cabeça, febre e cansaço extremo. Após alguns exames, foi constatado que Maria estava com uma infecção bacteriana. A enfermeira que lhe atendeu explica que esta bactéria entra nas células por endocitose e precisa ser digerida, em uma organela com interior ácido e especializada na digestão de macromoléculas, para não causar grandes problemas. Após uma semana de uso de medicamentos, Maria está completamente recuperada.
Assinale a alternativa que indica corretamente a organela celular atuante no processo de digestão da bactéria que infectou Maria:
Retículo endoplasmático rugoso.
Retículo endoplasmático liso.
Aparelho de Golgi.
Mitocôndria.
Lisossomo.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

A organela celular responsável pela digestão de macromoléculas, incluindo bactérias, é o lisossomo. Portanto, a alternativa correta é "Lisossomo". Essa organela possui um ambiente ácido e contém enzimas que ajudam na degradação de substâncias que entram na célula.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A mitose é uma fase de grande perturbação dos componentes celulares. Nesta fase, todo o citoesqueleto celular precisa ser reorganizado para que as cromátides-irmãs sejam adequadamente divididas entre as células filhas. Contudo, diversas falhas podem ocorrer neste processo e gerar síndromes genéticas. Para que o processo ocorra adequadamente, a mitose deve ocorrer em subetapas sequenciais.
Analise as subetapas da mitose apresentadas a seguir: I. Anáfase. II. Prófase. III. Telófase. IV .Metáfase. V. Prometáfase. Assinale a alternativa que indica corretamente a sequência de acontecimentos dos eventos da mitose:
I, II, III, V, IV.
II, V, IV, I, III.
II, V, III, IV, I.
III, V, II, I, IV.
IV, V, I, III, II.

As células do corpo humano apresentam a capacidade de gerar novas células, com as mesmas características, devido a presença de DNA no núcleo. No DNA, os nucleotídeos estão organizados em grupos específicos para formarem os genes, que por meio da produção de moléculas de RNA, irão expressar a informação na forma de proteínas.
Sobre os ácidos nucleicos, analise as afirmativas, a seguir, e assinale a alternativa correta:
I. Quanto às bases nitrogenadas, tanto o DNA quanto o RNA possuem adenina, guanina e citosina. Exclusivamente, o DNA possui timina e o RNA possui uracila.
II. Enquanto o RNA mensageiro possui o código sequencial para a produção de proteínas, o RNA ribossômico é responsável pelo transporte de aminoácidos.
III. Tanto o DNA quanto o RNA são polímeros de nucleotídeos. Em ambos, a citosina é sempre complementar a guanina.
IV. Enquanto o DNA é estável e formado por uma dupla fita de nucleotídeos, o RNA é formado por uma fita simples.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

A membrana plasmática é uma estrutura celular importante devido a sua capacidade de delimitar os limites celulares e promover uma permeabilidade seletiva dos componentes que poderão adentrar a célula. A membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídica, constituída de diversos componentes que formam o mosaico fluído.
Sobre os componentes da membrana plasmática, avalie as afirmativas a seguir:
I. As proteínas periféricas da membrana plasmática apresentam associação com a superfície da membrana por ligações fortes (covalentes), que dificilmente são removidas com o uso de solventes.
II. As proteínas integrais da membrana plasmática atravessam as duas camadas da membrana, sendo também chamadas de transmembranas.
III. No caso dos eritrócitos (hemácias), as proteínas de membrana podem ser utilizadas para identificar o tipo sanguíneo do indivíduo.
IV. Os lipídios que formam a membrana plasmática apresentaram uma cabeça polar (hidrofílica) e uma cauda apolar (hidrofóbica).
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

Para que possamos realizar exercícios físicos, nossas células gastam ATP para geração de contração muscular. Contudo, a produção de ATP em grandes quantidades depende de suprimento de oxigênio para a cadeia transportadora de elétrons. Em exercícios intensos, em que não ocorre suprimento adequado de oxigênio, a célula produz lactato por meio do piruvato para manutenção das demais rotas metabólicas. Porém, o lactato é produzido por meio de um processo anaeróbio.
Assinale a alternativa que indica corretamente o processo pelo qual ocorre a formação de lactato:
Fermentação do ácido lático.
Fermentação alcoólica.
Ciclo do ácido cítrico.
Gliconeogênese.
Glicogenólise.

Tanto países desenvolvidos como os países em desenvolvimento estão sofrendo diversos impactos econômicos devido ao exponencial número de indivíduos que apresentam obesidade. Esta doença ocorre, principalmente, pela ingestão de alimentos altamente calóricos e ricos em lipídios. Nos alimentos ricos em lipídios, estes principalmente são encontrados na forma de triglicerídeos, que devem ser modificados para que possam ser absorvidos e metabolizados.
Sobre o metabolismo dos triglicerídeos da dieta, analise as afirmativas a seguir:
I. Assim que os triglicerídeos da dieta chegam até o intestino, estes devem ser emulsificados pelos sais biliares.
II. Após emulsificados, os triglicerídeos sofrem ação da enzima lipase que os converte em ácidos graxos livres e glicerol.
III. Os ácidos graxos livres no intestino difundem-se por meio das células intestinais, sendo reconvertidos em proteínas e empacotados em glicerol.
IV. Os quilomícrons deslocam-se para o sistema linfático e depois para o sangue, em que podem ser distribuídos a todas as células do organismo.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.

As células eucariontes evoluíram, a partir das células procariontes, devido a aquisição de diversas estruturas, dentre elas o sistema de endomembranas. Dentre as diversas organelas que possuem membranas, uma destas organelas apresenta cisternas achatadas com ribossomos associados à sua face citosólica. Devido a presença dos ribossomos, esta organela é responsável pela síntese de proteínas.
Assinale a alternativa que indica corretamente a organela descrita anteriormente:
Retículo endoplasmático rugoso.
Retículo endoplasmático liso.
Aparelho de Golgi.
Mitocôndria.
Lisossomo.

Para que qualquer atividade possa ser realizada pelo nosso organismo, dependemos de energia oriunda de reações bioquímicas. O metabolismo é o conjunto de reações químicas que acontece por meio da interação entre as moléculas que o constituem, processo esse que controla recursos materiais e energéticos da célula.
Sobre o metabolismo, avalie as afirmativas a seguir:
I. Nas rotas catabólicas ocorre a decomposição de moléculas complexas, formando moléculas mais simples.
II. Nas rotas anabólicas ocorre a produção de moléculas complexas, sintetizadas a partir de moléculas mais simples.
III. Reações bioquímicas endergônicas são aquelas em que ocorre liberação de energia livre e ocorrem espontaneamente.
IV. Reações bioquímicas exergônicas são aquelas que absorvem energia livre, armazenando essa energia nas moléculas e não são espontâneas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

As proteínas são umas das principais moléculas orgânicas do corpo humano, compondo cerca de 80% do seu peso seco. Elas apresentam diversas funções estruturais, são responsáveis pela contração muscular, além de formarem anticorpos e diversos hormônios.
Sobre as proteínas, avalie as afirmativas a seguir:
I. Dentre as diversas proteínas conhecidas, todas podem apresentar os 20 tipos diferentes de aminoácidos existentes. A diferença entre elas está na sequência de aminoácidos, determinada pelo DNA.
II. As proteínas são formadas por polímeros de aminoácidos. Os diversos aminoácidos são unidos pelos ribossomos por meio de ligações peptídicas.
III. As chaperonas são as proteínas responsáveis pelo dobramento correto das proteínas recém-formadas até sua conformação nativa.
IV. As proteínas simples são assim chamadas por apresentarem aminoácidos e grupos prostéticos em sua cadeia polipeptídica.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina