Logo Passei Direto
Buscar
Qual o principal causador dos sérios impactos degradadores sobre o meio ambiente neste século, que faz com que ocorra o desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano?
crescimento populacional
Desenvolvimento Econômico Sustentável
melhoria da qualidade de vida
desenvolvimento científico
melhoria tecnológica
User badge image
Praticando Para o Saber

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

O principal causador dos sérios impactos degradadores sobre o meio ambiente neste século é o crescimento populacional. O aumento da população leva a uma maior demanda por recursos naturais, energia e espaço, resultando em desmatamento, poluição e esgotamento de recursos. Embora o desenvolvimento econômico sustentável, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento científico e a melhoria tecnológica possam contribuir para mitigar esses impactos, o crescimento populacional é um fator que intensifica a pressão sobre o meio ambiente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
O conjunto do sistema externo físico e biológico, no qual vivem o homem e os outros organismos
A soma das condições externas e das influências que afetam a vida, o desenvolvimento e, em última análise, a sobrevivência de um organismo
O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos e biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas
O conjunto de sistemas naturais e sociais em que vivem o homem e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência
O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio.

Dentre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta a definição de educação ambiental:
A educação ambiental é um ramo do saber que tem como objetivo obrigar as pessoas a tomar atitudes corretas em relação ao meio ambiente, através da promulgação de leis e normas específicas.
A educação ambiental é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e tem como proposta principal a superação da dicotomia entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas.
A educação ambiental é um processo que busca mudanças na relação do homem com o ambiente e tem como proposta principal a conscientização das vantagens econômicas auferidas com a reciclagem dos materiais e utilização dos recursos naturais.
A educação ambiental é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente, destinada exclusivamente aos setores públicos e Organizações Não-Governamentais (ONG’s).
A educação ambiental é o ramo do Direito Ambiental que rege as relações entre os seres humanos e o meio ambiente, visando conscientizá-los através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas.

Há uma frase que se tornou conhecida de Paulo Freire: "Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo" (FREIRE, 1983, p. 79). Seguindo este princípio em relação à Educação Ambiental, poderíamos afirmar que:
Confrontar-se com as questões ambientais na prática e a interação entre as pessoas no processo de educação são formas adequadas para que ocorra a conscientização e um real aprendizado na área de Educação Ambiental.
O processo de conscientização em Educação Ambiental ocorre quando educamos a nós mesmos, através das ações individuais, em detrimento do grupo.
O aprendizado orientado pelo professor é inviável, já que este não é capaz de educar ninguém. É, por isso, que os projetos em Educação Ambiental nas escolas sofrem tantos fracassos quando colocados em prática.
A educação depende exclusivamente da adesão voluntária da pessoa que incorpora o conhecimento. Assim, enquanto não houver real interesse do sujeito em colocar em prática boas ações para com o meio ambiente, não haverá aprendizado de fato.
Os conhecimentos da área de Educação Ambiental podem ser facilmente transmitidos do educador para o educando. Basta que para isso sejam apresentadas pelo educador possíveis práticas de melhoria das condições ambientais e que estas sejam ouvidas pelos educandos.

Aponte abaixo qual é a chamada Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável:
Década referente aos anos de 1990 a 1999.
Década referente aos anos de 2000 a 2009.
Década referente aos anos de 1970 a 1979.
Década referente aos anos de 2010 a 2019.
Década referente aos anos de 1980 a 1989.

Observe as assertivas abaixo:
É correto afirmar que:
1 - Seria estranho que estivéssemos preocupados profundamente com o bem-estar das futuras gerações e deixássemos de lado a triste sorte dos pobres de hoje.
2 - O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu em um contexto de crise econômica e da revisão de paradigmas de desenvolvimento.
3 - O conceito convencional de desenvolvimento se refere ao processo de melhoria das condições econômicas e sociais de uma nação, não contemplando a questão ambiental.
1 e 2 estão corretas
Todas estão corretas
Somente 1 está correta
Nenhuma está correta
1 e 3 estão corretas

Com relação ao consumo consciente e ao consumo sustentável, é CORRETO afirmar que:
Apesar da semelhança, o conceito de consumo sustentável não detém maiores relações com o termo desenvolvimento sustentável, sendo na verdade, conceitos antagônicos.
O consumo consciente é uma maneira de consumir levando em consideração os impactos provocados pelo consumo.
O consumidor consciente busca o melhor custo-benefício entre o valor econômico do produto e a sustentabilidade do planeta.
O consumo sustentável pode ser definido como o uso dos recursos naturais para satisfazer as necessidades pessoais dos indivíduos, sem a necessidade de preocupar-se com as necessidades das gerações futuras.
Através dos consumos consciente e sustentável, o consumidor pode minimizar apenas os impactos negativos dos seus atos e desta forma contribuir para construir um mundo melhor.

Assinale a afirmativa incorreta com relação ao conceito de Desenvolvimento Sustentável:
O desenvolvimento sustentável exige que se definam prazos, com qual ordem de prioridades, a que níveis e escalas e quais recursos econômicos utilizar para obter a sustentabilidade.
A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, capital da Suécia, em 1972.
O surgimento da ideia do desenvolvimento sustentável teve repercussões importantes em todos os meios ¿ graças aos esforços da Comissão das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD).
Crescimento econômico é entendido como aumentos na renda nacional e caminha lado a lado com o Desenvolvimento Sustentável, buscando aliar economia e ecologia.
As modificações ambientais provocadas pela ação antrópica, alterando significativamente os ambientes naturais, poluindo o meio ambiente físico, consumindo recursos naturais sem critérios adequados, aumentam o risco de exposição a doenças e atuam negativamente na qualidade de vida da população.

Mais conteúdos dessa disciplina