Logo Passei Direto
Buscar
Segundo a Resolução RDC 307, de 14/11/2002, a Central de Material e Esterilização (CME), deve ser constituída por áreas físicas definidas, que objetivam o melhor cuidado com o transporte de material contaminado.
De acordo com estas normativas, assinale a alternativa que apresenta as áreas físicas recomendadas a uma CME:
a. Área de lavagem e descontaminação, área de preparo de materiais, área de esterilização e área de distribuição e armazenagem.
b. Área de lavagem e descontaminação, áreas de preparo de materiais, área de esterilização, área de distribuição e armazenagem e área administrativa.
c. Área de lavagem, área de preparo de materiais, área de esterilização e área administrativa.
d. Área de preparo de materiais, áreas de esterilização, área de distribuição e armazenagem e área administrativa.
e. Área de lavagem e descontaminação, áreas de preparo de materiais, áreas de distribuição e armazenagem e área administrativa.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta sobre a Resolução RDC 307, de 14/11/2002, que trata da Central de Material e Esterilização (CME), precisamos identificar as áreas físicas que devem ser definidas para garantir a segurança e a eficácia no manejo de materiais contaminados. Analisando as alternativas: a) Área de lavagem e descontaminação, área de preparo de materiais, área de esterilização e área de distribuição e armazenagem. - Esta opção menciona as áreas essenciais, mas não inclui uma área administrativa. b) Área de lavagem e descontaminação, áreas de preparo de materiais, área de esterilização, área de distribuição e armazenagem e área administrativa. - Esta opção inclui todas as áreas recomendadas pela RDC 307, incluindo a área administrativa. c) Área de lavagem, área de preparo de materiais, área de esterilização e área administrativa. - Esta opção omite a área de distribuição e armazenagem. d) Área de preparo de materiais, áreas de esterilização, área de distribuição e armazenagem e área administrativa. - Esta opção também omite a área de lavagem e descontaminação. e) Área de lavagem e descontaminação, áreas de preparo de materiais, áreas de distribuição e armazenagem e área administrativa. - Esta opção omite a área de esterilização. A alternativa que apresenta todas as áreas físicas recomendadas para uma CME, conforme a Resolução RDC 307, é: b) Área de lavagem e descontaminação, áreas de preparo de materiais, área de esterilização, área de distribuição e armazenagem e área administrativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Central de Materiais e Esterilização é uma unidade que se articula com praticamente todos os setores do hospital - que fornece produtos médicos às chamadas unidades consumidoras (UC), que compreendem não só o centro cirúrgico, mas, também, as unidades de internação, o ambulatório, a emergência, entre outros.
De acordo com os tipos de CME, relacione: I- Centralizada; II- Semicentralizada; III- Descentralizada. ( ) Cada unidade prepara os seus materiais, mas os encaminha para serem esterilizados em um único local. ( ) Os materiais são processados no mesmo local, são preparados, esterilizados, distribuídos e controlados, quantitativa e qualitativamente, na CME. ( ) Cada unidade ou o conjunto delas é responsável por preparar e esterilizar os materiais que utiliza. ( ) Teve início nos anos 50 e ainda é utilizada em algumas instituições de saúde. ( ) Utilizada atualmente. A sequência correta é:
a. I-II-I-I-III.
b. II-I-III-II-I.
c. III-II-I-II-I.
d. II-III-I-II-I.
e. III-I-III-II-I.

A Central de Material e Esterilização (CME) é uma área responsável pela limpeza e pelo processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares. É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares.
Em relação ao CME, considere as afirmativas a seguir: Estão corretos os itens:
I. Quando localizado fora do centro cirúrgico, deve manter um adequado sistema de comunicação, que pode ser feito pelo sistema de circulação vertical, ou seja, por meio de elevadores monta-cargas, devendo ser utilizados somente para o transporte de cargas limpas;
II. De acordo com a Resolução SS-374, de 15 de dezembro de 1995, o CME deve estar localizado distante da circulação do público e ser de uso restrito aos funcionários que atuam na unidade;
III. A CME está envolvida diretamente no controle de infecções, exerce importante papel de proteção anti-infecciosa dentro dos serviços de saúde, no entanto, não é considerada uma área crítica dentro do hospital;
IV. A lavadora ultrassônica utiliza o princípio de cavitação em que ondas de energia acústica propagadas em solução aquosa rompem os elos que fixam a partícula de sujidade;
V. Com o objetivo da remoção de umidade, na secagem, podem ser utilizados os tecidos de algodão, ar comprimido e/ou nitrogênio e estufa.
a. I, II, IV e V.
b. I, III e IV.
c. I, II, III e V.
d. I, III, IV e V.
e. II, III e IV.

A limpeza de um instrumental cirúrgico deve ser rigorosa, sendo uma das etapas mais importantes do processo de esterilização. Nessa etapa, deve ser removida toda a sujidade, pois as cargas microbianas formam barreiras e protegem os microrganismos, impedindo que os agentes esterilizantes penetrem nos artigos, tornando as etapas subsequentes ineficientes e comprometendo a esterilização. (SILVA, 2007)
Quanto ao processo de limpeza de artigos odonto-médico-hospitalares assinale a alternativa correta:
a. Os detergentes enzimáticos costumam danificar os materiais.
b. É recomendado que os detergentes sejam de pH básico, tenham ação específica sobre a matéria orgânica, não sejam corrosivos e nem tóxicos.
c. Limpadores enzimáticos são compostos à base de enzimas (proteases, amilases, lipases e carboidrases), agem removendo a sujidade, desprendendo e dissolvendo resíduos e substâncias orgânicas em um curto espaço de tempo.
d. A eficiência da limpeza diminui com a utilização de limpadores enzimáticos. À base de enzimas (proteases, amilases, lipases e carboidrases), removem a sujidade, desprendem e dissolvem resíduos e substâncias orgânicas em um curto espaço de tempo e não danificam o instrumental.
e. Para o processo de limpeza pode ser empregada a energia mecânica, que consiste na fricção e na energia térmica, onde se utiliza soluções detergentes enzimáticas.

Mais conteúdos dessa disciplina