Logo Passei Direto
Buscar
Marque a alternativa correta em relação ao significado das TICs.
a. São Tecnologias de Internet e Computacionais, o que pode implicar um recurso de pessoas envolvidas na tecnologia
b. Trata-se dos Trabalhos na Internet e em Computadores: TIC é uma extensão da Informática
c. São Tecnologias Informáticas Computacionais
d. São as Tecnologias da Informação e Comunicação, um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum
e. São Transformações Informacionais e Computacionais: TIC é uma classificação da ABNT sobre a informática
User badge image
Questões para Estudantes

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta sobre o significado das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), vamos analisar as alternativas: a) São Tecnologias de Internet e Computacionais, o que pode implicar um recurso de pessoas envolvidas na tecnologia - Esta definição não abrange completamente o conceito de TICs. b) Trata-se dos Trabalhos na Internet e em Computadores: TIC é uma extensão da Informática - Essa definição é muito restrita e não reflete o conceito amplo de TICs. c) São Tecnologias Informáticas Computacionais - Embora mencione tecnologias, não é uma definição completa e precisa. d) São as Tecnologias da Informação e Comunicação, um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum - Esta é a definição correta, pois abrange o conceito de TICs de forma ampla e precisa. e) São Transformações Informacionais e Computacionais: TIC é uma classificação da ABNT sobre a informática - Esta definição é incorreta e confunde o conceito. Portanto, a alternativa correta é: d) São as Tecnologias da Informação e Comunicação, um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A globalização promove a comunicação intercultural, por meio da mídia, de viagens e migração que colocam pessoas de diferentes sociedades em contato direto.
De acordo com a obra Um espelho para a humanidade: uma introdução à Antropologia Cultural, de C. P. Kottak, que serve de texto-base para esta Unidade de Aprendizagem, marque a alternativa INCORRETA a respeito da globalização.
A Pode-se conceber a globalização pela via ideológica que está ligada à construção de uma cultura interligada, sobretudo financeiramente.
B A globalização, de fato, pode ser pensada como as conexões mundiais que ela proporciona.
C O conhecimento e a informação se tornaram espécies de importantes mercadorias globalizadas.
D A internet lançou a questão da globalização.
E Apesar de global, o mundo ainda caminha dentro do limite do tempo como antigamente.

A sociedade humana, com o passar dos séculos, foi sendo moldada e definida a partir de suas invenções, reflexões e demais atitudes que se tornaram grandes milestones da humanidade. Para cada momento desses, nos últimos séculos, foram atribuídos os seguintes conceitos: sociedade agrícola, sociedade industrial, sociedade pós-industrial. Hoje, vive-se, como dizem os estudiosos, a sociedade da informação.
Sendo assim, como pode ser caracterizado o tipo de sociedade dos dias atuais?
A - A sociedade da informação é caracterizada por criar mais burocracia na forma como as pessoas se relacionam como sociedade, gerando, assim, empecilhos para melhor modernização das nossas políticas comerciais, que acabam por criar barreiras digitais na forma como as partes se relacionam.
B - A sociedade da informação é caracterizada por não ter maior penetração na sociedade, principalmente no interior do País, que requer melhor estrutura de comunicação, o que acaba por tornar não muito palpáveis os benefícios que a tecnologia possa trazer, por exemplo, para a agricultura.
C - A sociedade da informação é caracterizada por uma grande reflexão sobre o real propósito pelo qual a Internet foi criada, justamente devido à característica da escalabilidade que não atinge boa parte do globo, não permitindo, assim, maior acréscimo para as economias, principalmente a europeia.
D - A sociedade da informação é caracterizada por construir diversos prédios para o armazenamento de dados das pessoas, o que acaba, por vezes, suprimindo a capacidade nas áreas agrícolas, mas também industriais, gerando diversos protestos e discussões a respeito do uso dos dados.
E - A sociedade da informação é caracterizada pela rápida evolução na forma como as pessoas se relacionam no dia a dia devido aos diversos novos formatos de interação criados e às formas de processamento, que mudaram nossas economias, como jamais havia acontecido anteriormente na humanidade.

O fácil acesso às ferramentas de publicação de conteúdo e o barateamento dessas lógicas de produção vêm transformando o cenário midiático atual. Diversos coletivos jornalísticos independentes, como a Agência Pública, o Think Olga e outros emergem devido a essas condições. É possível associá-las ao conceito de cauda longa, na medida em que essas práticas ampliam o número de produtores de informação.
Dentre os impactos da cauda longa no jornalismo, pode-se apontar:
A Critérios de relevância da notícia se mantêm estanques.
B Público perde o poder de decidir o que é relevante.
C Concentração na divulgação de notícias em poucos veículos de mídia.
D Emergência de coberturas alternativas dos fatos por diversos atores.
E Notícias imediatas ganham relevância diante de notícias antigas.

Uma reportagem produzida pelo Jornal Nacional sobre a Lava Jato ganhou ampla repercussão nas mídias sociais. Essa dinâmica de circulação de notícias nas redes sociais, que partem da atuação do usuário, têm as seguintes características:
Assinale a alternativa que apresenta as características da circulação de informações nas redes sociais.
A Unidirecional e centralizada.
B Hierárquico e descentralizado.
C Flexível e centralizado.
D Flexível e descentralizado.
E Hierárquico e centralizado.

Imagine o seguinte cenário: uma repórter de televisão estava envolvida na produção de uma reportagem sobre sustentabilidade para o telejornal local. Para isso, além de entrevistar lojistas e pessoas que trabalham na prefeitura, para ter uma dimensão oficial sobre a questão, a repórter também buscou ouvir um grupo de pessoas engajadas com o movimento social Lixo Zero e indivíduos que resolveram rever as suas práticas de consumo e adotar uma abordagem mais consciente. O uso das redes sociais foi essencial para localizar essas fontes.
Qual o fenômeno proporcionado pela inserção da Internet nas redações jornalísticas que se relaciona, diretamente, a esse relato?
A Processos de edição mais estáticos.
B Fluxos de informação hierarquizados.
C Centralização da apuração nas redações jornalísticas.
D Verticalização do processo de comunicação.
E Diversificação das fontes de informação.

Um grande conjunto de dados não significa muito se não estão devidamente tratados, processados e organizados, gerando, assim, a predição necessária para a correta interpretação dos dados correlacionados.
Sendo assim, qual seria a melhor forma de organizar tais dados de forma a gerar informação e, consequentemente, conhecimento?
A Nesse contexto, a melhor forma de estruturação é a partir de cookies.
B Nesse contexto, a melhor forma de estruturação é a partir de clickstream.
C Nesse contexto, a melhor forma de estruturação é a partir de Big Data.
D Nesse contexto, a melhor forma de estruturação é a partir de planilhas.
E Nesse contexto, a melhor forma de estruturação é a partir de papéis.

Iniciativas de checagem de fatos inspiraram a criação de uma rede internacional de colaboração – a International Fact-Checking Network (IFCN), ligada ao Poynter Institute, que tem sede na Flórida.
As primeiras iniciativas de checagem de fatos no Brasil surgiram, em 2010, com a criação de duas ferramentas pelo jornal Folha de S. Paulo, que foram:
A Preto no Branco.
B Agência Lupa.
C Agência Aos Fatos.
D Mentirômetro e Impostômetro.
E Projeto Truco.

A criação da Internet e sua popularização mundial revolucionaram as formas de comunicação e troca de informação.
A natureza colaborativa da Web caracteriza:
A A natureza colaborativa da Web caracteriza a participação ativa dos usuários na criação e compartilhamento de conteúdo.
B A natureza colaborativa da Web caracteriza a centralização das informações em grandes plataformas.
C A natureza colaborativa da Web caracteriza a exclusão de vozes alternativas na comunicação.
D A natureza colaborativa da Web caracteriza a hierarquização das informações disponíveis.
E A natureza colaborativa da Web caracteriza o engajamento de pessoas que assumem publicamente o compromisso com a verdade.

O fact-cheking surge em um contexto de crenças seletivas e de desinformação. A prática tem sido considerada uma vertente do jornalismo no século XXI como mecanismo de combate às fake news.
A prática do fact-checking usa duas importantes ferramentas na produção da notícia, que são:
A Observação e imaginação.
B Computador e fontes oficiosas.
C Apuração e checagem dos fatos.
D Edição e redes sociais.
E Redes sociais e opinião.

A legislação não é uma ciência exata e está em constante evolução e amadurecimento, buscando entender as necessidades de mercado, porém não deixando o cidadão desguarnecido nessa sociedade cada vez mais digital, globalizada e complexa.
Após a Segunda Guerra Mundial, até os dias de hoje, existem quatro gerações de leis que foram evoluindo e se adaptando com o passar do tempo. Sendo assim, quais são os principais marcos dessas gerações?
A A primeira geração é focada na área pública. Já a segunda contempla também a área privada e coloca o cidadão como protagonista na concessão dos seus dados. A terceira geração consolida o cidadão como protagonista no consentimento dos seus dados. Por fim, a quarta geração busca a aplicabilidade da legislação a respeito da proteção dos dados.
B A primeira geração é focada na área privada; já a segunda contempla também a área pública e coloca o cidadão como protagonista na concessão dos seus dados. A terceira geração consolida o cidadão como protagonista no consentimento dos seus dados. Por fim, a quarta busca apresentar como será a aplicabilidade da legislação a respeito da proteção dos dados.
C A primeira geração é focada na área pública; já a segunda contempla também a área privada. Somente na terceira geração é efetivamente iniciado o protagonismo do cidadão de fato dos seus dados, dando a eles o consentimento no uso das suas informações. Por fim, a quarta geração busca apresentar como será a aplicabilidade da legislação.
D A primeira geração é focada na área pública; já a segunda contempla também a área privada e coloca o cidadão como protagonista na concessão dos seus dados. A terceira geração consolida o cidadão como protagonista no consentimento dos seus dados. Por fim, a quarta tem o objetivo de tornar a área pública como responsável pelo controle das informações.
E A primeira geração é focada na área pública; já a segunda contempla também a área privada e coloca o cidadão como protagonista na concessão dos seus dados. A terceira geração consolida o cidadão como protagonista no consentimento dos seus dados. Por fim, a quarta tem o objetivo de tornar a área privada como responsável pelo controle das informações.

Mais conteúdos dessa disciplina