Logo Passei Direto
Buscar
I - A Comunicação é um processo, precisamente porque se desenvolve em um contínuo espaço temporal, aonde coexistem e interagem, permanentemente, múltiplas variáveis. II - Vários fatores podem influenciar o processo de Comunicação processo este, cuja recepção envolve a percepção, a interpretação e a significação. A percepção, em grande medida, depende da expectativa e do envolvimento. III - Os elementos do processo de Comunicação não apresentam contínuas mudanças no tempo, enquanto interagem uns com os outros.
São verdadeiras as afirmacoes:
I e III
I e II
II e III
I, II e III
nenhuma
User badge image
Desafios para Aprender

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmação: I - A Comunicação é um processo, precisamente porque se desenvolve em um contínuo espaço temporal, aonde coexistem e interagem, permanentemente, múltiplas variáveis. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois a comunicação realmente envolve um processo dinâmico e interativo ao longo do tempo. II - Vários fatores podem influenciar o processo de Comunicação, processo este, cuja recepção envolve a percepção, a interpretação e a significação. A percepção, em grande medida, depende da expectativa e do envolvimento. Verdadeira, essa afirmação também está correta, pois reconhece a complexidade do processo de comunicação e a importância da percepção e interpretação. III - Os elementos do processo de Comunicação não apresentam contínuas mudanças no tempo, enquanto interagem uns com os outros. Falsa, essa afirmação é incorreta, pois os elementos do processo de comunicação estão em constante mudança e interação ao longo do tempo. Com base nessa análise, as afirmações verdadeiras são I e II. Portanto, a alternativa correta é: I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A cultura de sociedade de massa passou a ter uma importância considerável, dada a expansão do consumo industrial, a partir do século XIX, valendo-se, na época, como meio de maior alcance da população:
Qual elemento foi considerado principal na evolução do jornalismo no final do século XIV, quando o mercado da informação começa a surgir?
Fotos
Cartas
Jornal Impresso
Panfletos
Folhetins

Com a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, surgiram também os dois primeiros jornais. O primeiro deles, fundado por Hipólito José da Costa era produzido e impresso na Inglaterra; enquanto o segundo, impresso no Brasil, era o jornal oficial da corte. Eles são, respectivamente,
Correio Brasiliense e Jornal do Commercio.
Gazeta do Rio de Janeiro e Correio da Manhã.
Correio da Manhã e Jornal do Brasil
Correio Brasiliense e Gazeta do Rio de Janeiro.
Jornal do Brasil e Gazeta do Rio de Janeiro.

Ao estudarmos a virada do século XIX para o século XX constatamos que a transformação da comunicação caminha junto com a modernidade. Com a mudança nas práticas comunicação social e seus impactos surge o interesse em estudar cientificamente a comunicação.
Podemos destacar como três características do contexto histórico em que surgiram as primeiras pesquisas científicas da comunicação os seguintes aspectos: Assinale a alternativa correta.
I - A presença das novas tecnologias da comunicação: telefonia celular; internet e ipod; o hibridismo cultural, e o esvaziamento da política.
II - As Guerras Mundiais; os movimentos estudantis de maio de 68, a contracultura.
III - A presença das técnicas de reprodução em massa de bens materiais e simbólicos, o uso de técnicas de persuasão para fins de controle social e o desenvolvimento do capitalismo industrial.
IV -As experiências de propaganda de guerra, nas duas guerras mundiais; o uso do cinema e do rádio como instrumentos de controle da opinião pública e incremento do consumo e o processo de urbanização decorrente da Revolução Industrial.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

Os estudos científicos pioneiros sobre a Comunicação estavam voltados para a caracterização e análise das novas práticas comunicativas que ganharam projeção no final do século XIX e no início do século XX.
Assinale a alternativa que identifica os meios de comunicação de massa que atuavam entre fins do século XIX e os anos 1940 e motivaram esses estudos.
Imprensa de massa, telégrafo; telefone
Imprensa de massa; rádio; cinema
Rádio, Televisão; satélite
Rádio, Televisão; computador
Satélite, Televisão; computador

O surgimento dos meios de comunicação de massa, o desenvolvimento de tecnologias de reprodução em escala industrial no início do século XX disponibilizaram bens simbólicos cada vez mais influentes e sofisticados, os quais provocam profundas transformações na economia, na política e na cultura.
A respeito desse processo de transformação podemos afirmar que:
I - O uso do rádio e do cinema permitiu a disseminação de ideias políticas e a mobilização social em escala nunca vista antes.
II - O uso do rádio como meio de difusão de produtos industriais incentivando o consumo massivo é um exemplo de transformação no âmbito da economia.
III - A transformação da cultura em mercadoria e o surgimento de bens culturais novos como o cinema, as revistas ilustradas, as histórias em quadrinhos fazem parte da transformação da cultura e do surgimento da cultura de massa.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas a afirmativa III está correta.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Os efeitos da revolução industrial na comunicação podem ser considerados radicais porque:
Qual das opções abaixo é a correta?
permitiram aprimorar a qualidade técnica das mensagens radiofônicas
evitaram que a televisão alterasse as relações humanas entre os indivíduos
impressionaram o mundo com o surgimento das transmissões de televisão a cores
impulsionaram a evolução da imprensa, por meio do aumento das tiragens dos jornais
contribuíram imediatamente para o surgimento da indústria cultural

No artigo "A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica, Walter Benjamin aponta algumas diferenças entre o ator de teatro e o ator de cinema.
Dentre elas, podemos destacar:
I - Ao contrário do ator de teatro, o intérprete de um filme não representa diante de um público qualquer a cena a ser reproduzida, e sim diante de um grêmio de especialistas.
II - O ator de teatro, ao aparecer no palco, entra no interior de um papel. Essa possibilidade também é dada ao ator de cinema.
III - Durante a filmagem, nenhum intérprete pode reivindicar o direito de perceber o contexto total no qual se insere sua própria ação.
I, II e III
I e II
Nenhuma das alternativas está correta.
II e III
I e III

Segundo o educador e comunicador paraguaio Juan Enrique Díaz Bordenave, vários fatores influenciam o processo de Comunicação. Assim, para ele, a etapa de recepção deve envolver:
transmissão, decodificação e apreensão
percepção, transmissão e decodificação
interpretação, apreensão e significação
percepção, significação e transmissão
percepção, interpretação e significação

A Escola de Frankfurt apresenta dois conceitos fundamentais para a compreensão do papel dos meios de comunicação e da cultura de massa na sociedade capitalista industrial.
Marque a alternativa que apresenta corretamente essas noções.
Dialética do Esclarecimento e Indústria Cultural. Dialética do Esclarecimento se refere à ideia de que o conhecimento levaria a humanidade á capacidade de julgar e agir de forma livre e autônoma, mas que o progresso da ciência leva a uma nova forma de submissão. Indústria cultural diz respeito à transformação da cultura em mercadoria apagando seu potencial transformador.
Indústria Cultural e Cultura de Massa. Indústria Cultural que diz respeito à inserção dos bens simbólicos (arte e cultura) na lógica de produção industrial e da reprodutibilidade e difusão dos meios de comunicação de massa. Cultura de massa se refere à cultura produzida pelas massas urbanas que ganha visibilidade através dos meios de comunicação de massa.
Teoria Crítica e Cultura de Massa. Teoria Crítica diz respeito ao reconhecimento de que existem duas formas de razão: razão instrumental e razão pura e que a razão instrumental produz um conhecimento ligado ao interesse da classe dominante. Cultura de massa se refere à cultura produzida para a massa, de forma simplificada para que qualquer indivíduo seja capaz de compreender.
Dialética do Esclarecimento e Cultura de Massa. Dialética do Esclarecimento se refere à ideia de que o conhecimento levaria a humanidade á capacidade de julgar e agir de forma livre e autônoma, mas que o progresso da ciência leva a uma nova forma de submissão. Cultura de massa se refere à cultura produzida para a massa, de forma simplificada para que qualquer indivíduo seja capaz de compreender.
Teoria Crítica e Indústria Cultural. Teoria Crítica diz respeito ao reconhecimento de que existem duas formas de razão: razão instrumental e razão pura e que a razão instrumental produz um conhecimento ligado ao interesse da classe dominante. Indústria cultural diz respeito à transformação da cultura em mercadoria apagando seu potencial transformador.

A Teoria do Agendamento ou Agenda Setting procura explicar o seguinte fenômeno da comunicação de massa:
A manipulação da consciência dos leitores de revistas de fofoca.
A audiência massiva de programas de entretenimento como os reality shows e os programas de auditório.
O tema das conversas nos mais diversos ambientes ser aquele que ganhou as primeiras páginas dos jornais e o maior destaque nos telejornais da maioria das emissoras.
A influência ideológica que os meios de comunicação de massa são capazes de produzir naqueles que são leitores e espectadores atentos de notícias.
A influência das mensagens subliminares presentes nas peças publicitárias da programação jornalística da televisão.

Mais conteúdos dessa disciplina