Logo Passei Direto
Buscar
Da imagem abaixo se pode compreender que:
a) O texto acima é o gênero textual cartaz. Tem por função convencer o leitor a adquirir o produto anunciado.
b) Para chamar a atenção do leitor, o texto faz uso de uma metáfora quando diz: “O refresco da jarrinha sorridente”, há a comparação entre o refresco e a felicidade causada por ele.
c) Para chamar a atenção do leitor, o texto faz uso de uma prosopopeia quando diz: “O refresco da jarrinha sorridente”, há animação do substantivo “jarrinha”, ganhando característica de ser vivo.
d) As cores, a imagem da mulher e dos pacotes de suco não desnecessários para atingir o objetivo da propaganda.
e) A imagem da jarra sorridente colabora para o efeito de sentido pretendido pelo gênero cartaz, de que sorrir faz bem a saúde.
User badge image
Portuguesando

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) O texto acima é o gênero textual cartaz. Tem por função convencer o leitor a adquirir o produto anunciado. - Esta afirmação é verdadeira, pois cartazes têm como objetivo persuadir o público. b) Para chamar a atenção do leitor, o texto faz uso de uma metáfora quando diz: “O refresco da jarrinha sorridente”, há a comparação entre o refresco e a felicidade causada por ele. - A frase não é uma metáfora, mas sim uma personificação, já que atribui características humanas à jarrinha. c) Para chamar a atenção do leitor, o texto faz uso de uma prosopopeia quando diz: “O refresco da jarrinha sorridente”, há animação do substantivo “jarrinha”, ganhando característica de ser vivo. - Esta afirmação está correta, pois a jarrinha é personificada. d) As cores, a imagem da mulher e dos pacotes de suco não desnecessários para atingir o objetivo da propaganda. - Esta frase parece confusa e não faz sentido, pois as cores e imagens são essenciais para a propaganda. e) A imagem da jarra sorridente colabora para o efeito de sentido pretendido pelo gênero cartaz, de que sorrir faz bem à saúde. - Esta afirmação é verdadeira, pois a imagem de uma jarra sorridente pode transmitir uma sensação positiva. Após essa análise, a alternativa que melhor se destaca e é correta é a c), pois descreve corretamente o uso da prosopopeia no texto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As figuras de linguagem são comumente encontradas nos textos literários, bem como em charges e tirinhas.
Nessa tirinha, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para
a) condenar a prática de exercícios físicos.
b) valorizar aspectos da vida moderna.
c) desestimular o uso das bicicletas.
d) caracterizar o diálogo entre gerações.
e) criticar a falta de perspectiva do pai.

Cidade grande Que beleza, Montes Claros. Como cresceu Montes Claros. Quanta indústria em Montes Claros. Montes Claros cresceu tanto, ficou urbe tão notória, prima-rica do Rio de Janeiro, que já tem cinco favelas por enquanto, e mais promete. (Carlos Drummond de Andrade)
Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a
a) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem.
b) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos.
c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.
d) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo.
e) prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.

Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria. É só o amor, é só o amor; Que conhece o que é verdade; O amor é bom, não quer o mal; Não sente inveja ou se envaidece. O amor é o fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer. Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria. É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É um não contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder; É um estar-se preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É um ter com quem nos mata a lealdade; Tão contrário a si é o mesmo amor. Estou acordado e todos dormem todos dormem, todos dormem; Agora vejo em parte, mas então veremos face a face. É só o amor, é só o amor; Que conhece o que é verdade. Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria. (Monte Castelo, Renato Russo. Do álbum As quatro estações, Legião Urbana)
Analisando a letra da música Monte Castelo, pode-se afirmar que a figura de linguagem predominante é:
a) Metonímia.
b) Paradoxo.
c) Antítese.
d) Prosopopeia.
e) Hipérbole.

Relacione as definições abaixo com as figuras de linguagem:
( ) Figura de linguagem em que se emprega um sentido incomum para uma palavra a partir de uma relação de semelhança entre dois termos.
( ) Figura de linguagem que consiste em expressar uma ideia com exagero, a fim de enfatizá-la ou destacá-la.
( ) Figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, com a qual tem uma relação de interdependência, proximidade.
( ) Figura de linguagem que consiste em atribuir características humanas a seres inanimados ou irracionais.
( ) Figura de linguagem que consiste no emprego de palavra ou expressão agradável para amenizar uma ideia desagradável ou grosseira.
( ) Figura de linguagem que consiste em aproximar dois termos a partir de uma característica comum. Faz uso de conectivos: como, tal qual, que nem etc.
a) 6 – 4 – 2 – 1 – 3 – 5
b) 5 – 6 – 1 – 2 – 3 – 4
c) 2 – 5 – 6 – 4 – 1 – 3
d) 2 – 6 – 5 – 4 – 1 – 3
e) 1 – 2 – 6 – 5 – 4 – 3

“A confiança é uma mulher ingrata Que te beija e te abraça Te rouba e te mata [...]” (Racionais) Podemos afirmar que esse trecho foi construído por meio de uma figura de linguagem denominada de:
a) comparação
b) prosopopeia
c) metáfora
d) metonímia
e) ironia

Observe a imagem do outro lado e assinale a alternativa que você considerar correta: Com relação ao anúncio acima, assinale a figura de linguagem que o melhor caracteriza no geral:
a) A ironia, tendo em vista o enunciado fazer um comentário cômico com a ornamentação de um velório de quem morrer de acidente de trânsito.
b) A hipérbole, pois é um exagero de expressão afirmar que uma vítima de trânsito fique “lindo” após o acidente.
c) A catacrese, visto que na expressão “coroa de flores” por falta de uma nomeação específica, utiliza-se um termo emprestado no léxico (coroa) para suprir esta necessidade.
d) A metáfora, porque há uma comparação subjetiva entre a vítima morrer e ficar igual a uma coroa de flores.
e) A antítese, tendo em vista a contradição de ideias em morrer acidentado e depois ficar lindo com a coroa de flores.

Leia o texto a seguir para responder as questões 14 e 15: O que é, o que é? Clara e salgada Cabe em um olho E Pesa uma tonelada Tem sabor de mar Pode ser discreta Inquilina da dor Morada predileta Na calada ela vem Refém da vingança Irmã do desespero Rival da esperança Pode ser causada por Vermes e mundanas E o espinho da flor Cruel que você ama Amante do drama Vem pra minha cama, por querer Sem me perguntar, me fez sofrer E eu que me julguei forte E eu que me senti Serei um fraco quando outras delas vir Se o barato é louco e o processo é lento No momento, deixa eu caminhar contra o vento O que adianta eu ser durão e o coração ser vulnerável? O vento não, ele é suave, mas é frio e implacável (É quente) Borrou a letra triste do poeta (Só) Correu no rosto pardo do profeta Verme, sai da reta A lágrima de um homem vai cair Esse é o seu B.O. pra eternidade [...] (Racionais Mcs – Até Jesus chorou)
Com relação à letra dessa música, percebe-se na 1ª estrofe um efeito de sentido marcado pela contradição, revelando a utilização de uma figura de linguagem denominada de:
a) Antítese
b) Paradoxo
c) Hipérbole
d) Metáfora
e) Antonomásia

Mais conteúdos dessa disciplina