Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
Considere o extrato de texto: “'Não há distinção entre o que é útil e o que é bem. O bem nada mais é do que o nome abstrato que cobre uma multidão de exigências concretas para a ação, às quais os outros nos submetem e às quais somos obrigados a dar certa consideração se quisermos viver'”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba: Intersaberes. 2019. P. 107.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a educação moral relacionada à obra de Sócrates, assinale a alternativa correta:
A Para Sócrates virtude e bem não dialogam.
B Há 2500 já havia preocupação com a educação moral das crianças e dos jovens.
C Para Sócrates, o erro na escolha dos prazeres ocorre por excesso de conhecimento.
D O bem e o mal em Sócrates têm a ver com níveis de excessos.
E Segundo Sócrates, quem faz o mal são os sábios.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao pensamento de Sócrates e ao fragmento apresentado: A) Para Sócrates, virtude e bem não dialogam. - FALSO. Para Sócrates, a virtude está intimamente ligada ao bem. Ele acreditava que conhecer o bem é agir de acordo com ele, ou seja, virtude e bem dialogam. B) Há 2500 já havia preocupação com a educação moral das crianças e dos jovens. - VERDADEIRO. Sócrates e outros filósofos da época já discutiam a importância da educação moral, especialmente em relação à formação de cidadãos éticos. C) Para Sócrates, o erro na escolha dos prazeres ocorre por excesso de conhecimento. - FALSO. Sócrates acreditava que o erro na escolha dos prazeres ocorre pela falta de conhecimento, não por excesso. D) O bem e o mal em Sócrates têm a ver com níveis de excessos. - FALSO. Sócrates não define o bem e o mal apenas em termos de excessos, mas sim em relação ao conhecimento e à virtude. E) Segundo Sócrates, quem faz o mal são os sábios. - FALSO. Sócrates acreditava que ninguém faz o mal intencionalmente; as pessoas fazem o mal por ignorância, não porque são sábias. Diante da análise, a alternativa correta é: B) Há 2500 já havia preocupação com a educação moral das crianças e dos jovens.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, Marilena. Convite a filosofia. Ática: São Paulo, 2000. p. 135. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, identifique a diferença entre ética e moral. Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A A moral parte de uma reflexão sobre as ações humanas, enquanto que a ética estabelece regras de costumes.
B A ética se baseia em um código moral rígido, o que impede a reflexão sobre as ações.
C A noção de metamoral assume diferentes significados em culturas diversas e no decorrer da história.
D A moral seria uma metaética, no sentido de que questiona os princípios e as normas éticas.
E Podemos distinguir ética e moral, pois a ética seria mais teórica e a moral mais prática.

Mais conteúdos dessa disciplina