Logo Passei Direto
Buscar
A busca por terapias complementares é uma prática comum no Brasil, com destaque especial para a fitoterapia. A adoção de políticas públicas e instrumentos norteadores da fitoterapia e plantas medicinais no Brasil, com destaque para a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que contemplam formas no campo da prevenção de agravos e doenças, retrata o interesse popular e institucional no emprego da fitoterapia na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), assinale a alternativa CORRETA:
A As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) utilizam de uma medicina tradicional, que consiste em utilizar medicamentos que vão produzir no organismo do doente reação contrária aos sintomas que ele apresenta, a fim de diminuí-los ou neutralizá-los.
B As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) contribuíram desde a sua criação a novas perspectivas de apoio à fitoterapia e às pesquisas com plantas medicinais, incentivando a produção, a distribuição e o seu uso racional, a fim de ampliar o conhecimento e o acesso da população a essa opção terapêutica.
C As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) englobam apenas o tratamento e/ou a prevenção de doenças usando plantas, partes das plantas e preparações feitas com plantas.
D As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) contribuem para a superação do modelo biomédico de atenção em saúde, centrado na medicalização e fragmentado em especialidades médicas, propondo um cuidado medicamentoso, contínuo e centrado na singularidade da pessoa de forma humanizada.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICs): A) As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) utilizam de uma medicina tradicional, que consiste em utilizar medicamentos que vão produzir no organismo do doente reação contrária aos sintomas que ele apresenta, a fim de diminuí-los ou neutralizá-los. - Esta definição não se aplica às PICs, pois elas não se baseiam apenas na medicina tradicional e não têm como foco a reação contrária aos sintomas. B) As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) contribuíram desde a sua criação a novas perspectivas de apoio à fitoterapia e às pesquisas com plantas medicinais, incentivando a produção, a distribuição e o seu uso racional, a fim de ampliar o conhecimento e o acesso da população a essa opção terapêutica. - Esta alternativa está correta, pois as PICs realmente promovem o uso racional de fitoterapia e incentivam a pesquisa e o acesso a essas práticas. C) As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) englobam apenas o tratamento e/ou a prevenção de doenças usando plantas, partes das plantas e preparações feitas com plantas. - Esta afirmação é incorreta, pois as PICs abrangem uma variedade de práticas, não se limitando apenas ao uso de plantas. D) As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) contribuem para a superação do modelo biomédico de atenção em saúde, centrado na medicalização e fragmentado em especialidades médicas, propondo um cuidado medicamentoso, contínuo e centrado na singularidade da pessoa de forma humanizada. - Embora essa alternativa tenha um fundo de verdade, a descrição não é totalmente precisa em relação ao que as PICs representam, pois elas não se limitam a um "cuidado medicamentoso". Portanto, a alternativa correta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tendo em vista que bactérias resistentes a múltiplos antimicrobianos representam um desafio no tratamento de infecções, é notória a necessidade de encontrar novas substâncias com propriedades antimicrobianas para serem utilizadas no combate a esses microrganismos. Os Óleos Essenciais (OEs) extraídos de plantas apresentam atividade antimicrobiana frente a diversos microrganismos, são considerados alternativas na conservação de alimentos e também já são usados em substituição a determinados antibióticos com êxito e sem efeitos adversos.
Sobre a ação biológica de espécies produtoras de OEs, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Capim-limão (Cymbopogon citratus).
II- Árvore-de-chá (Melaleuca alternifolia).
III- Manjericão (Ocimum basilicum).
( ) Seu OE é bastante utilizado em infecções bacterianas, em especial as causadas por bactérias Gram-negativas. Esse OE provoca lise e perda da integridade da membrana bacteriana, devido à saída de íons e inibição da respiração.
( ) Ativo contra cepas de Staphylococcus aureus e Streptococcus mutans, seu óleo tem atividade bacteriostática nas concentrações de 36 mg/mL. Apresenta ainda, atividade bactericida contra as cepas de Staphylococcus aureus.
( ) Constituído basicamente por citral, apresentou acentuada atividade antifúngica frente à cepa de C. albicans, superando os valores de inibição do fármaco padrão (nistatina). Sugere-se que o efeito antifúngico do seu OE seja decorrente da presença majoritária de citral, que é um terpenoide oxigenado (aldeído).
A II - III - I.
B I - II - III.
C II - I - III.
D III - II - I.

Mais conteúdos dessa disciplina