Logo Passei Direto
Buscar
A história da educação de surdos no Brasil iniciou-se com a criação do Instituto de Surdos-Mudos, que hoje é o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A criação do INES contou com dois grandes personagens, no Brasil.
Marque a alternativa correta sobre quais foram os personagens principais da criação do INES.
a) Gerolamo Cardomo e Eduard Hernest Huet.
b) Thomas Hopkins Gallaudet e Eduard Hernest Huet.
c) Eduard Hernest Huet e Dom Pedro II.
d) Melchor Sánchez de Yebra e Dom Pedro II.
e) Eduard Hernest Huet e Abad L'epee.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada alternativa em relação aos personagens principais da criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES): a) Gerolamo Cardomo e Eduard Hernest Huet. - Falso, Gerolamo Cardomo não é um personagem conhecido na história do INES. b) Thomas Hopkins Gallaudet e Eduard Hernest Huet. - Verdadeiro, Thomas Gallaudet é um importante nome na educação de surdos e teve influência na criação do INES, junto com Eduard Huet. c) Eduard Hernest Huet e Dom Pedro II. - Falso, embora Dom Pedro II tenha apoiado a educação de surdos, ele não é um dos principais personagens na criação do INES. d) Melchor Sánchez de Yebra e Dom Pedro II. - Falso, Melchor Sánchez de Yebra não é um personagem relevante na criação do INES. e) Eduard Hernest Huet e Abad L'epee. - Falso, Abad L'epee é uma figura importante na educação de surdos, mas não está diretamente relacionado à criação do INES no Brasil. Com base na análise, a alternativa correta é: b) Thomas Hopkins Gallaudet e Eduard Hernest Huet.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Libras é a língua utilizada para a comunicação surdo com surdo ou entre surdos e os ouvintes que sabem Língua de Sinais.
Analise as sentenças a seguir e marque a alternativa correta sobre a língua natural dos surdos (Libras).
A. A língua natural é dispensável para a constituição da identidade surda.
B. A Libras é uma língua natural criada pela comunidade surda para se comunicar.
C. Na língua natural surda, a construção de sentenças e diálogos são limitados, sendo necessário recorrer à língua adicional (Português) em casos específicos.
D. A língua natural do sujeito surdo nada mais é do que sinais soltos no ar, sem sentido algum, incapaz de expressar ideias, sentimentos ou coisas abstratas.
E. Língua natural para o sujeito surdo é a língua portuguesa, e a ela estão associados as regras gramaticais e os sons (fonemas).

Um dos marcos históricos da educação de surdos no Brasil é o decreto _________________ que regulamenta a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais como disciplina curricular de acordo com a Lei 10.436 de 24 de abril de 2002. Esse decreto garante os seguintes itens: formação de professores surdos e bilíngues; formação do profissional intérprete de libras; garante a difusão da LIBRAS e da língua portuguesa como direito de educação para os surdos; e ainda garante o acesso à saúde pelo uso da Língua Brasileira de Sinais tanto de surdos como de pessoas com deficiência auditiva.
Assinale a alternativa que corresponde ao número desse decreto.

Na história educacional dos surdos, há registro de diferentes vertentes de metodologias educacionais aplicadas a pessoas com deficiência auditiva. A trajetória histórica dos surdos foi difícil, sofrida e com muitos percalços. Até chegar à metodologia atual para a educação de surdos, eles foram proibidos de sinalizar e usar suas mãos para se comunicarem.
Marque a alternativa que corresponda à metodologia de ensino para surdos que contempla a prática educacional, que proporciona percepções mentais, cognitivas e visuais e capacidade para analisar os conceitos de modo subjetivo e objetivo em relação às informações recebidas, respeitando as características e regras gramaticais do idioma.
A. Oralismo.
B. Bilinguismo.
C. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
D. Comunicação Total.
E. Métodos Unissensoriais.

O Decreto n.º 5.626/2005, em seu Art. 13, postula que o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua deve ser incluído na grade curricular dos cursos de formação de professores que atuarão desde a educação infantil até o ensino superior, assim como nos cursos de licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa.
Assinale a alternativa que condiz com o método que é utilizado na educação de surdos para o ensino da Língua de Sinais como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como segunda (L2).
A. Bilíngue.
B. Oralista.
C. Bimodalista.
D. Comunicação total.
E. Pedagogia surda.

Mais conteúdos dessa disciplina