Logo Passei Direto
Buscar
A síndrome de linfo-histiocitose hemofagocítica (HLH) caracteriza-se por um processo inflamatório sistêmico com ativação, proliferação e infiltração excessiva de macrófagos e linfócitos para diversos órgãos, é associada à produção elevada e sustentada de citocinas pró-inflamatórias. Uma característica tardia, mas marcante destes distúrbios é a ingestão dos eritrócitos por macrófagos ativados (hemofagocitose). Além disso, a secreção de perforinas e granzimas é defeituosa. As mutações no gene da perforina, bem como as mutações nos genes que codificam a maquinaria celular de exocitose dos grânulos, podem contribuir para os fenótipos observados nesta síndrome. Como resultado certos tipos de infecções por micro-organismos não são mantidos sob controle.
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa que contenha as células do sistema imunológico em que há defeito na secreção desses grânulos e consequente falta de controle nas infecções de certos tipos de microorganismos.
Mastócitos e Neutrófilos.
Linfócitos TCD4+ e linfócitos TCD8+.
Células NK e linfócitos TCD8+.
Neutrófilos e Macrófagos.
Células NK e Linfócitos TCD4+.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar o texto e as opções apresentadas. O texto menciona que a síndrome de linfo-histiocitose hemofagocítica (HLH) está associada a defeitos na secreção de perforinas e granzimas, que são moléculas importantes para a função das células do sistema imunológico, especialmente as células NK (Natural Killer) e os linfócitos TCD8+. Agora, vamos analisar as alternativas: 1. Mastócitos e Neutrófilos - Não estão diretamente relacionados à secreção de perforinas e granzimas. 2. Linfócitos TCD4+ e linfócitos TCD8+ - Os TCD4+ não são os principais responsáveis pela secreção de perforinas. 3. Células NK e linfócitos TCD8+ - Ambas as células são responsáveis pela secreção de perforinas e granzimas, e sua deficiência está relacionada à falta de controle de certas infecções. 4. Neutrófilos e Macrófagos - Embora os macrófagos estejam envolvidos na hemofagocitose, não são as células que secretam perforinas. 5. Células NK e Linfócitos TCD4+ - Novamente, os TCD4+ não são os principais responsáveis pela secreção de perforinas. A alternativa que melhor se encaixa na descrição do texto, onde há um defeito na secreção de grânulos e falta de controle nas infecções, é: Células NK e linfócitos TCD8+.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As moléculas do complexo de histocompatibilidade principal, também conhecido como MHC, são proteínas que se localizam na membrana de células apresentadoras de antígenos.
Baseado no conhecimento do MHC, assinale a alternativa correta.
As moléculas de MHC são sintetizadas de forma constante e isso possibilita que novas moléculas estejam frequentemente disponíveis para apresentar o próximo antígeno.
As estruturas moleculares do MHC classe I e do MHC classe II são completamente diferentes.
O MHC primeiramente separa os antígenos próprios dos antígenos estranhos, para apresentar somente aqueles não próprios.
O MHC se liga a antígenos de diferentes naturezas, tais como: antígenos proteicos, antígenos compostos por açúcares, entre outros.
As moléculas de MHC são capazes de apresentarem vários antígenos ao mesmo tempo, para que o processo de reconhecimento seja otimizado.

Mais conteúdos dessa disciplina