Logo Passei Direto
Buscar
No aspecto neurobiológico do autismo, podemos constatar que existem diversas diferenças entre um cérebro funcional autista para um cérebro neurotípico.
Sobre o controle inibitório e conectividade cerebral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Comportamentos repetitivos e déficits de controle inibitório são algumas das características principais do autismo.
( ) Nas funções executivas está incluso a memória de trabalho, o planejamento, a resolução de problemas, a atenção, entre outros.
( ) Pacientes com diagnóstico de autismo normalmente apresentam comprometimento do funcionamento executivo, incluindo déficits de reciprocidade e inflexibilidade.
( ) O controle inibitório permite que os indivíduos ignorem estímulos perturbadores ou explanem respostas dominantes.
A) V – V – V – F.
B) V – V – F – F.
C) F – F – V – F.
D) V – V – F – V.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o controle inibitório e conectividade cerebral no contexto do autismo: ( ) Comportamentos repetitivos e déficits de controle inibitório são algumas das características principais do autismo. É verdadeira (V). Comportamentos repetitivos e dificuldades em inibir respostas são características frequentemente observadas em indivíduos com autismo. ( ) Nas funções executivas está incluso a memória de trabalho, o planejamento, a resolução de problemas, a atenção, entre outros. É verdadeira (V). As funções executivas englobam uma série de habilidades cognitivas, incluindo memória de trabalho, planejamento, resolução de problemas e atenção. ( ) Pacientes com diagnóstico de autismo normalmente apresentam comprometimento do funcionamento executivo, incluindo déficits de reciprocidade e inflexibilidade. É verdadeira (V). Indivíduos com autismo frequentemente apresentam dificuldades nas funções executivas, que podem se manifestar como inflexibilidade e dificuldades em interações sociais. ( ) O controle inibitório permite que os indivíduos ignorem estímulos perturbadores ou explanem respostas dominantes. É verdadeira (V). O controle inibitório é a capacidade de suprimir respostas automáticas ou indesejadas, permitindo que os indivíduos ignorem distrações e se concentrem em tarefas relevantes. Portanto, a sequência correta é: A) V – V – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Correa, Simas e Portes (2018) realizaram uma pesquisa sobre quais relações as mães estabeleciam com filhos com TEA. Na pesquisa, averiguaram que as mães almejam que os filhos desenvolvam autonomia e independência com o passar do tempo. Tendo em mente as propostas interventivas que aprendeu nesse curso, associe os itens, utilizando o código a seguir:



I- Musicalização com bebês.

II- Intervenção fonoaudiológica.


( ) Essa proposta foi efetiva, tendo em vista a avaliação feita pela terapeuta ocupacional dois meses depois. Então a proposta se mostrou uma benéfica forma de intervenção precoce diferenciada das terapêuticas tradicionais voltadas ao autismo.

( ) Uma das vantagens dessa proposta é que ela tende a contar com maior aprovação por parte da família. É válido lembrar que as terapêuticas tradicionais geralmente não contam com a adesão dos familiares, e geram resistências por parte deles.

( ) Seu objetivo consistia no desenvolvimento da compreensão de situações comunicativas, levando em consideração a intencionalidade relacionadas a elas. Para tanto, seriam acionadas habilidades comunicativas não verbais e verbais.

( ) Essa proposta tem por intenção ajudar a criança a apresentar melhoras em sua inserção em nível familiar, escolar e social. Estimula, portanto a troca de turnos interacionais, à aquisição da linguagem oral e à compreensão do processo de comunicação.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)
I - I - II - II.



B)
I - II - II - I.

C)
I - II - I - II.


D)
II - I - I- II.

Para Lemos, Nunes e Salomão (2020), é ideal que todos os professores reflitam sobre aspectos que se relacionam com o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Por exemplo, é necessário que reflitam sobre estratégias de intervenção voltadas ao TEA, metodologias de avaliação, estratégias que propiciem interações entre as crianças com TEA e as demais, bem como sobre a importância da mediação no desenvolvimento de estudantes com TEA. Tendo em vista propostas interventivas para pessoas com TEA, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- ABA.
II- Programas de intervenção com base em atividades físicas.
( ) Trata-se de uma proposta em que as intervenções podem ser realizadas por uma diversidade de profissionais, num trabalho conjunto. Além do mais, ferramentas tecnológicas podem ser acrescentadas nesse contexto.
( ) Uma pesquisa feita sobre essa proposta interventiva articulada ao uso do ambiente digital mTEA mostrou que a proposta foi eficaz. O mTEA se mostrou útil para personalizar as atividades propostas em cada currículo de ensino de cada estudante.
( ) Ocasionaram melhoras consideráveis, para a vida das pessoas com TEA, principalmente no que se refere: ao comportamento agressivo e estereotipado, ao funcionamento social, à resistência, à qualidade de vida, à aptidão física e ao estresse.
( ) Acarretou a melhora dos quadros de doenças crônicas, como obesidade, osteoporose, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, hipertensão, diabetes etc. A atividade física regular também gera a melhora da sensação de bem-estar.
A) I - II - II - I.
B) II - I - II - I.
C) I - I - II - II.

Mais conteúdos dessa disciplina