Logo Passei Direto
Buscar

Cultura

Outros
O sindicalismo no Brasil sofreu muitas mudanças, principalmente com a entrada do ajuste neoliberal no país. Atualmente, temos uma fragmentação do sindicalismo, fazendo com que a classe trabalhadora se afastasse do sindicato, deixando de se manter informada sobre seus direitos. Contudo, na década de 1980, surgiu uma organização congregando nacionalmente o chamado Novo Sindicalismo.
Como é conhecida esta organização?
a) ONAMPOS (Organização Nacional de Movimentos Populares e Sindicais).
b) ROSBC (República Operária de São Bernardo do Campo).
c) OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).
d) CUT (Central Única dos Trabalhadores).
User badge image
Desafios para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas em relação ao Novo Sindicalismo que surgiu na década de 1980 no Brasil. a) ONAMPOS (Organização Nacional de Movimentos Populares e Sindicais) - Não é a organização mais conhecida associada ao Novo Sindicalismo. b) ROSBC (República Operária de São Bernardo do Campo) - Embora tenha relevância histórica, não é a organização que representa o Novo Sindicalismo. c) OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) - Este termo se refere a um tipo de organização, mas não é específico para o Novo Sindicalismo. d) CUT (Central Única dos Trabalhadores) - Esta é a organização que surgiu na década de 1980 e é amplamente reconhecida como a principal representante do Novo Sindicalismo no Brasil. Portanto, a alternativa correta é: d) CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o texto a seguir, de Gohn (2000): A maioria das lutas e movimentos no Brasil Colônia foi empreendida por negros escravos e pela plebe, vulgo 'ralé'. Eram os indivíduos pobres e livres. A categoria 'povo' na época colonial era dada aos comerciantes e artesãos. No topo da pirâmide social estavam os senhores de engenho, os militares, funcionários graduados e o clero. Eles eram seguidos pelos lavradores, grandes mercadores e artesãos. Os pobres livres eram os penúltimos, pois os últimos eram os cativos, os escravos. [...] No início deste século, a questão social mudou com o advento da República e com a substituição da mão-de-obra escrava pela assalariada, composta massivamente pelos imigrantes. As classes dominantes eram as mesmas elites agrárias vinculadas à burguesia inglesa, hegemônica no período. Mas o modo de produção se altera com a incipiente industrialização e a formação de um proletariado urbano. Com ele surgem as organizações de luta e resistência dos trabalhadores expressas em ligas, uniões, associações de auxílio mútuo etc.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os movimentos sociais no Brasil lutam por causas comuns, são parceiros na busca de um ideal onde não há fragmentação de ideias.
b) Os movimentos sociais no nordeste brasileiro foram capazes de mobilizar a nação em questões importantes para a democracia, por exemplo a Inconfidência Mineira.
c) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST - representa um dos movimentos sociais no Brasil.
d) As lutas empreendidas pelos movimentos sociais no Brasil tem como foco as questões rurais, priorizando a vida no campo.

Mais conteúdos dessa disciplina