Logo Passei Direto
Buscar
As atividades dos comitês convencionais se circunscrevem em dois mecanismos, quais sejam: o não contencioso e os convencionais quase judiciais. Sobre o mecanismo convencional não contencioso é correto afirmar que:



a.
Semestralmente, serão enviados relatórios acerca do cumprimento dessas obrigações assumidas.


b.
Os informes enviados serão examinados por especialistas terceirizados que dialogarão com o Estado.


c.
Sua função abrange a supervisão do cumprimento da convenção assumida pelos Estados-parte no âmbito do sistema global.


d.
Anualmente, serão enviados relatórios acerca do cumprimento dessas obrigações assumidas.


e.
Sua função abrange a supervisão do descumprimento da convenção assumida pelos Estados-parte no âmbito do sistema global.
User badge image
Reggianne Fernandes

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à pergunta sobre o mecanismo convencional não contencioso, vamos analisar cada uma das alternativas: a) Semestralmente, serão enviados relatórios acerca do cumprimento dessas obrigações assumidas. - Essa afirmação não é precisa, pois o envio de relatórios não é necessariamente semestral. b) Os informes enviados serão examinados por especialistas terceirizados que dialogarão com o Estado. - Essa opção não reflete a prática comum dos comitês, que geralmente analisam os relatórios internamente. c) Sua função abrange a supervisão do cumprimento da convenção assumida pelos Estados-parte no âmbito do sistema global. - Esta afirmação está correta, pois o mecanismo não contencioso visa supervisionar o cumprimento das obrigações assumidas. d) Anualmente, serão enviados relatórios acerca do cumprimento dessas obrigações assumidas. - Embora os relatórios possam ser anuais, a afirmação não é tão precisa quanto a opção (c). e) Sua função abrange a supervisão do descumprimento da convenção assumida pelos Estados-parte no âmbito do sistema global. - Essa afirmação é incorreta, pois o foco é no cumprimento, não no descumprimento. Portanto, a alternativa correta é: c) Sua função abrange a supervisão do cumprimento da convenção assumida pelos Estados-parte no âmbito do sistema global.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca da relação entre Direitos Humanos e Globalização, assinale a alternativa correta: a. A globalização não irá afetar a proteção dos direitos humanos, pois, não existem violações a serem rechaçadas. b. Considerando os avanços tecnológicos e econômicos, a globalização é um processo pelo qual os Estados devem almejar, porém, os direitos humanos devem ser deixados de lado. c. A sociedade internacional manifesta constante preocupação de que isso afete a proteção dos direitos humanos e as decisões governamentais, porém, até hoje isso nunca foi provado. d. Há uma preocupação de que isso afete negativamente a proteção dos direitos humanos, sobretudo quando esses direitos devam ser considerados nas decisões governamentais. e. As decisões governamentais devem refletir a proteção aos direitos humanos, sobretudo as perspectivas da Declaração Internacional dos Direitos Humanos e da Carta Africana no qual o Brasil é signatário.

Sobre a Assembleia Geral da ONU, assinale a alternativa correta: a. O artigo 13.1 da Carta da ONU estabelece que a Assembleia Geral deve iniciar estudos e fazer recomendações para promover a cooperação internacional no campo político, incentivar o desenvolvimento progressivo do direito internacional e sua codificação. b. Órgão máximo composto pelos membros das Nações Unidas, no qual se incluem o Brasil, cujas atribuições incluem a discussão de assuntos relacionados às finalidades da Carta da ONU ou às funções de qualquer um dos órgãos previstos na Carta. c. A Assembleia Geral tem o poder de fazer recomendações aos membros das Nações Unidas ou ao Conselho de Segurança, desde que essas recomendações estejam relacionadas às questões ou assuntos previstos no artigo 10 da Carta. d. A Assembleia Geral tem o poder de fazer recomendações aos membros das Nações Unidas ou ao Conselho de Segurança, desde que essas recomendações estejam relacionadas às questões ou assuntos previstos no artigo 12 da Carta. e. O artigo 10 da Carta da ONU estabelece que a Assembleia Geral deve iniciar estudos e fazer recomendações para promover a cooperação internacional no campo político, incentivar o desenvolvimento progressivo do direito internacional e sua codificação.

Sobre a discriminação direta e indireta, assinale a alternativa correta: a. Na atualidade a discriminação adquiriu contornos ainda mais complexos, sobretudo de indivíduos que sentem as diferentes formas de exclusão e tratamentos desvantajosos intencionais. b. A proibição da discriminação é um princípio estabelecido na maioria dos tratados internacionais, leis e constituições dos Estados, inclusive na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Contudo, os Estados têm se preocupado cada vez menos, haja vista que nunca enfrentaremos esse problema. c. O antissemitismo ocorre quando um critério aparentemente neutro coloca membros de um determinado grupo em desvantagem em relação aos demais, por exemplo, quando uma empresa rejeita candidatos de etnia diferente ou uma imobiliária que rejeita alugar imóveis para migrantes. d. A discriminação indireta, caracteriza-se pela intenção de discriminar uma pessoa ou um grupo a partir de vários vetores, inclusive o antissemitismo está envolto neste conceito. e. A discriminação direta, caracteriza-se pela intenção de discriminar uma pessoa ou um grupo a partir de um único vetor, enquanto que a indireta ocorre quando um critério aparentemente neutro coloca membros de um determinado grupo em desvantagem em relação aos demais.

Mais conteúdos dessa disciplina