Logo Passei Direto
Buscar
Quando um sistema está em equilíbrio e seu volume é diminuído, gerando aumento na pressão total, o Princípio de Le Châtelier indicará que o sistema responderá deslocando sua posição de equilíbrio para:
User badge image
Questões para Estudantes

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Quando um sistema está em equilíbrio e seu volume é diminuído, resultando em um aumento da pressão total, o Princípio de Le Châtelier indica que o sistema responderá deslocando sua posição de equilíbrio para o lado que contém menos moléculas de gás. Isso ocorre porque o sistema tenta minimizar a mudança na pressão, favorecendo a reação que reduz o número total de moléculas gasosas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o seguinte equilíbrio a 25ºC e o sentido do deslocamento quando ocorrer.
I. Adição de N2O4(g). II. Aumento da temperatura do sistema. III. Aumento da pressão no sistema.
A) I direita, II direita, III esquerda.
B) I esquerda.
C) I direita, II esquerda, III esquerda.
D) Em nenhum dos casos haverá deslocamento.
E) I esquerda, II esquerda, III esquerda.

A presença de um soluto não-volátil dissolvido em um solvente volátil líquido altera o comportamento deste solvente volátil na sua pressão de vapor que (x), no seu ponto de ebulição que (y) e no seu ponto de solidificação que (z). Respectivamente, podemos substituir x , y e z por:

Os conceitos de átomos e moléculas foram utilizados a partir da segunda idade do século XIX para explicar as observações a respeito do comportamento dos gases. Quanto a teoria cinética molecular dos gases, marque a alternativa que contém o item INCORRETO.
O movimento molecular no recipiente que contém a amostra é totalmente aleatório e todas as direções da velocidade são igualmente prováveis.
Em qualquer temperatura, a energia cinética média por molécula será distinta, em todas as moléculas da amostra de qualquer gás, exceto quanto a temperatura for próxima de 273 kelvin.
Todos os gases são constituintes de moléculas.
As moléculas têm volume zero. O volume do gás é atribuído ao movimento das moléculas.
As moléculas apresentam trajetórias retilíneas e colidem entre si ou entre as paredes do recipiente em que estão confinadas.

Entende-se por variação de energia interna, a diferença entre a energia final do sistema e a energia inicial desse mesmo sistema. Sobre essa afirmação, marque o item que compõe a alternativa com somente itens falsos.
É necessário conhecer todos os valores reais da energia interna do sistema, tanto inicial, quanto final, sem ter a necessidade de conhecer a variação de energia interna (ΔU);
Um valor positivo para o ΔU significa que o sistema ganhou energia de sua vizinhança;
Um valor positivo para ΔU é obtido quando u com f i n a l espaço menor que espaço subscrito fim do subscrito u com i n i c i a l subscrito fim do subscrito, mostrando que o sistema perdeu energia para sua vizinhança;
Em uma reação química, o estado inicial do sistema refere-se aos reagentes e o estado final refere-se aos produtos.
I, II e III
I, III e IV
Resposta corretaI e IV.
I e II
II, III e IV

Um dos muitos problemas derivados da contaminação do ar é a chuva ácida. Fala-se em chuva ácida, quando o pH da água que cai é menor do que 5,5. Nela podemos, encontrar dissolvidos em quantidades apreciáveis ácido sulfúrico (H subscript 2 S O subscript 4), ácido nítrico (H N O subscript 3), além do ácido carbônico (H subscript 2 C O subscript 3). Uma amostra de água coletada da chuva apresentou um pH igual a 4,5. Considere inexpressiva a contribuição do ácido carbônico para o valor do pH da água da chuva e assinale a alternativa correta.
A concentração de íons H+ na amostra é
mol/L, e todos esses íons são provenientes da dissociação do ácido sulfúrico na água.
A concentração de íons H+ na amostra é 0,045 mol/L, e esses íons são oriundos da dissociação parcial dos ácidos nítrico e sulfúrico na água.
Resposta corretaA concentração de íons H+ na amostra é mol/L, e esses íons são provenientes da dissociação do ácido nítrico e do ácido sulfúrico na água.
Não se pode estimar a concentração de íons H+ na água, pois não sabemos o grau de dissociação dos ácidos nítrico e sulfúrico na água.
A concentração de íons H+ na amostra é 0,045 mol/L, e esses íons são provenientes da dissociação dos ácidos nítrico e sulfúrico na água.

Mais conteúdos dessa disciplina