Logo Passei Direto
Buscar
Atente para a citação: "A expansão imperialista provocou rachaduras no próprio centro imperial: nos conflitos entre ricos e pobres, entre devedores e credores, entre romanos e itálicos e entre generais rivais e seus respectivos exércitos. Foram esses conflitos que geraram a chamada Guerra Civil, que durou quase cem anos e só teve fim com a instauração do Império Romano".
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre as consequências do imperialismo romano, analise as seguintes asserções: I. Com a expansão imperialista, alguns generais passaram a concentrar o poder político na sociedade romana. PORQUE II. O sistema político republicano não tinha instituições que limitassem o poder dos indivíduos mais poderosos. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I. Com a expansão imperialista, alguns generais passaram a concentrar o poder político na sociedade romana.
II. O sistema político republicano não tinha instituições que limitassem o poder dos indivíduos mais poderosos.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as asserções: I. "Com a expansão imperialista, alguns generais passaram a concentrar o poder político na sociedade romana." - Verdadeira. Durante a expansão do Império Romano, muitos generais, como Júlio César, acumularam poder político e militar, o que levou a uma concentração de poder nas mãos de poucos. II. "O sistema político republicano não tinha instituições que limitassem o poder dos indivíduos mais poderosos." - Verdadeira. Embora existissem instituições na República Romana, como o Senado, havia lacunas que permitiam que indivíduos poderosos, especialmente generais, acumulassem poder sem limitações efetivas. Agora, vamos verificar a relação entre as duas asserções. A asserção II explica por que a asserção I é verdadeira, pois a falta de instituições que limitassem o poder contribuiu para que generais concentrassem poder. Portanto, a alternativa correta é: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação: “As mulheres romanas, no final a República romana, nem sempre foram passivas em relação aos homens; pelo contrário, se opuseram de uma forma ou de outra à sua opressão, ao seu poder, mesmo quando aprisionadas no espaço doméstico (na casa romana). Usavam de todos os argumentos, do próprio poder de sedução para romper ‘as brechas do domínio masculino’, razão pela qual afirmamos que as mulheres romanas do II e I séculos a.C. não aceitaram os padrões que lhes foram impostos e, por isso, precisam passar a ser vistas com um novo olhar, podendo mesmo ser consideradas como pioneiras do feminismo e reformadoras sociais”.
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre o papel da mulher na sociedade romana, analise as seguintes asserções: I. As mulheres romanas de diversas classes sociais encontravam espaços de liberdade. PORQUE II. A cultura romana concedia à mulher o papel central da organização da vida pública. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I. As mulheres romanas de diversas classes sociais encontravam espaços de liberdade.
II. A cultura romana concedia à mulher o papel central da organização da vida pública.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Tendo em vista a citação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a religião grega, analise as seguintes asserções: I. Havia uma grande diversidade nos mitos e rituais realizados nos santuários gregos. PORQUE II. Cada cidade-estado era responsável pelas práticas religiosas realizadas em seu território. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I. Havia uma grande diversidade nos mitos e rituais realizados nos santuários gregos.
II. Cada cidade-estado era responsável pelas práticas religiosas realizadas em seu território.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Considere a seguinte citação: “Afinal de contas, o que dá unidade à história grega? Não é a história de um país específico ou de um território, já que ‘os gregos se espalharam por toda a bacia do Mediterrâneo e além’”.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a relação entre geografia e política na Grécia Antiga, assinale a alternativa correta:
A O relevo acidentado do território foi determinante para que a Grécia Antiga nunca se unificasse em um Estado centralizado.
B As amplas planícies do território grego foram a base da formação do Império grego centralizado em Atenas.
C O relevo acidentado favoreceu, ainda que não fosse determinante, a fragmentação política da Grécia Antiga.

Leia o fragmento de texto: “Este equilíbrio [entre calma e movimentação] é encontrado muitas vezes em obras gregas, sobretudo no período que vai do arcaico ao clássico, do século VI ao IV a.C. Da inteira clareza de subdivisões e de intervalos ritmicamente graduados e interligados [...] emana um sentido de ordem ao mesmo tempo que de liberdade interior. Sentimo-nos dentro de limites e ao mesmo tempo no infinito”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a arte grega, leia as afirmativas a seguir: I. No período micênico, a arte grega foi fortemente influenciada pela arte palaciana de Creta. II. As principais formas pelas quais a arte grega é conhecida atualmente são a cerâmica pintada, a escultura em pedra ou metal, arquitetura e a literatura. III. A arte grega evitou a representação de figuras humanas tanto na cerâmica quanto na escultura, preferindo as formas geométricas abstratas. IV. No período arcaico e clássico, a Grécia se isolou do Oriente, não sofrendo influências no campo artístico. Estão corretas apenas as afirmativas:
A I, II e III
B I, III e IV
C I e II
D III e IV

Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a tirania grega, é correto afirmar que:
A tirania grega pode ser explicada exclusivamente em função da genialidade de determinados indivíduos que conseguiram manipular grandes segmentos da população.
A a tirania grega pode ser explicada exclusivamente em função da genialidade de determinados indivíduos que conseguiram manipular grandes segmentos da população.
B apesar de não contar com legitimidade constitucional, os regimes tirânicos eram extremamente estáveis.
C os tiranos gregos eram assim chamados por conta da extrema violência com a qual conduziam a vida política.
D as tiranias resolveram o problema da escassez de terra nas cidades gregas, motivo principal de sua grande estabilidade política.
E as tiranias ligam-se à crise social vivida pelas cidades gregas, explorada por líderes carismáticos, que buscavam apoio popular, sem garantir estabilidade ao regime.

Conforme a passagem acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre as consequências das Guerras Púnicas para a sociedade romana, leia as afirmativas a seguir:
Estão corretas apenas as afirmativas:
I. Devido à ameaça cartaginesa, o exército romano passou por uma crescente profissionalização.
II. A conquista de novos territórios fez com que os romanos reorganizassem a administração do império, criando províncias colocadas sob a responsabilidade de governadores.
III. A libertação contra Cartago resultou na abolição do trabalho escravo em Roma.
IV. A vitória sobre Cartago marcou o início da expansão romana sobre todo o Mediterrâneo.
A I, II e III
B I, II e IV
C II, III e IV
D I, III e IV
E I e II

Mais conteúdos dessa disciplina