Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A partir da leitura do mito da caverna e de uma reflexão mais sistemática sobre este mito, julgue os itens como verdadeiro ou falso. A intenção de Platão com tal relato:
Analisando as questões, qual sequência seria correta:
I___ Descrever como era a vida social dos indivíduos sem a função do Estado;
II___ Demonstrar que a realidade não é ilusória;
III___ Usar o mito como recurso pedagógico para demonstrar o papel da razão no processo de conhecimento da verdade;
IV___ Demonstrar que o mundo suprassensível se confirma como instância real para conhecermos a natureza essencial das coisas;
V___ Demonstrar a função do sábio, isto é, aquele que encontra a verdade deve anunciar aos que estão acorrentados a imagens.
A. F,F,F,V,F
B. V,V,V,V,V
C. F,F,V,V,V
D. V,F,V,F,V
E. F,F,F,V,V
User badge image
Praticando Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a intenção de Platão com o mito da caverna: I___ Descrever como era a vida social dos indivíduos sem a função do Estado; - Falso (F). O mito da caverna não se concentra na vida social sem o Estado, mas sim na percepção da realidade e do conhecimento. II___ Demonstrar que a realidade não é ilusória; - Falso (F). O mito mostra que a realidade percebida pelos prisioneiros é uma ilusão, e que existe uma realidade mais profunda além das sombras. III___ Usar o mito como recurso pedagógico para demonstrar o papel da razão no processo de conhecimento da verdade; - Verdadeiro (V). Platão utiliza o mito para ilustrar como a razão é fundamental para alcançar o conhecimento verdadeiro. IV___ Demonstrar que o mundo suprassensível se confirma como instância real para conhecermos a natureza essencial das coisas; - Verdadeiro (V). O mito sugere que o mundo das ideias (suprassensível) é mais real do que o mundo sensível (das sombras). V___ Demonstrar a função do sábio, isto é, aquele que encontra a verdade deve anunciar aos que estão acorrentados a imagens; - Verdadeiro (V). O sábio, ao conhecer a verdade, tem a responsabilidade de guiar os outros que ainda estão na ignorância. Agora, organizando as respostas: I - F II - F III - V IV - V V - V A sequência correta é: C. F,F,V,V,V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A ação ética é legitimada a partir de algumas vertentes que buscam definir o campo e motivações das ações. No texto tivemos conhecimento da ética teleológica e da ética deontológica. O quadro abaixo oferece uma síntese destas duas éticas.
Assim sendo, podemos afirmar sobre estas éticas que:
a. A ética deontológica é mais aplicável, pois de fato devemos sempre agir pelo dever, fora disso não nos constituímos como pessoas éticas.
b. A ética deontológica estipula o dever moral visando instituir uma máxima universal que legitima o valor da ação moral.
c. O que vale nas ações são os fins e por isso a ética teleológica é mais aplicável, pois devemos cumprir a finalidade de cada ação mesmo que isso seja mau para a sociedade.
d. A ética deontológica estipula como premissa a dimensão do agir pelo dever visando à obrigação moral tirando do homem a liberdade.
e. As éticas teleológicas e deontológicas só são legítimas se forem unificadas, pois não podemos agir simplesmente determinada por uma delas.

A partir da realidade apresentada no mito da caverna de Platão, visualizamos a estrutura de seu pensamento e sua divisão entre o mundo sensível e o mundo inteligível. Esta realidade que pensamos ser real, se configura na ideia platônica como sombra. Um dos indivíduos se liberta da caverna e passa a conhecer a verdadeira realidade das coisas. Quando retorna, tenta convencer de que todas aquelas realidades visualizadas eram sombras, mas seus companheiros não acreditaram nele.
Portanto, partindo desse mito, como podemos relacioná-lo com a ética?
A. No sentido de ser a ética uma reflexão que busca os fundamentos da ação moral;
B. No sentido do homem ético ser capaz de compreender somente a realidade das coisas sensíveis;
C. No sentido da ética ser uma reflexão moral, mas não poder nos conduzir a real verdade das coisas;
D. No sentido do homem ético estar preso ao mundo suprassensível;
E. No sentido de ser a ética uma ciência que habita o mundo fora da realidade dos homens;

Tomando a ideia de que Max Weber (...) era daquela espécie de pensador extremamente pessimista com os caminhos da modernidade. Sua grande questão era entender o que ele denominava "desencantamento do mundo" em que cada vez mais a racionalidade predominava. Uma racionalidade instrumental, isto é, desprovida de valores, de uma ética.
A partir da reflexão sobre tais questões estruturais da ética em nossa sociedade e da lógica que perpassa seu fundamento, é correto afirmar que:
A. O pessimismo de Weber parte de uma visão errônea da sociedade, pois a instrumentalização foi algo positivo para a liberdade humana.
B. O domínio da técnica resulta numa sociedade racionalista determinada pela dependência de valores superficiais, mas que são necessários para construir um futuro mais seguro.
C. Na perspectiva de Weber a racionalidade moderna é negativa, pois é alienada a técnica e a lógica utilitarista, mas torna-se necessária para construção da ética.
D. O domínio da técnica contribui para uma sociedade racionalista fundamentando as bases mágicas para o pensamento.
E. O desencantamento do mundo ocorre por um aumento da racionalidade que se aperfeiçoa no processo de crítica.

A ética enquanto ciência da moral tem sua origem na Grécia com o nascimento da própria filosofia. A ética é teórica e questionadora, mas torna-se moralizante quando tem o intuito de impor normativas. A ideia de bem é algo partilhado dentro do corpo social.
Considerando a questão apresentada, avalie as seguintes asserções e as relações propostas por elas:
I. O sujeito ético torna-se um ser moral e contribui de forma efetiva na construção da cidade justa quando estipula como meta a ação virtuosa em detrimento do benefício do seu grupo de convivência.
II. A problemática da cidadania é construída a partir de grupos que decidem por agir de forma ética em função de alcançar o todo social, haja vista a ideia de pólis para o grego não alcançar a vivência harmoniosa de toda cidade.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A ideia de indivíduos acorrentados no fundo de uma caverna desde a sua infância apenas contemplando as sombras tomando-as como verdade revela um estado de ignorância. Para reverter este estado, era necessário se livrar desta condição e entender que a verdade se situa fora desta caverna. A caverna é nossa realidade e para chegarmos a uma verdade mais concisa deve-se libertar das aparências.
Dentro da discussão política, alcançar esta condição significa.
A. Conhecer as ideias suprassensíveis, mas descartar as ideias materiais;
B. Conhecer somente as ideias materiais;
C. Conhecer somente as ideias suprassensíveis;
D. Conhecer as ideias suprassensíveis em função das sensíveis;
E. Conhecer as ideias suprassensíveis para alcançar o bem maior.

Avalie o seguinte enunciado: O estudo da ética (...) é o de criar um arcabouço crítico, fundamental para nos posicionarmos frente as nossas ações no mundo, tendo em vista a transformação. Dentro deste ideal as éticas são classificadas a partir de um princípio que lhe norteia.
Assim sendo, qual das questões abaixo é falsa?
A. A transformação social depende do ato crítico e reflexivo.
B. A reflexão ética nos apresenta os valores de cada ação, mas isso não é suficiente para o ato moral.
C. A ética teleológica refere-se somente ao mundo grego e moderno.
D. A ética deontológica quando age em função do dever é um ato justo.
E. A reflexão sobre a nossa ação cria um contexto favorável ao exercício moral.

Avalie o seguinte enunciado: O estudo da ética (...) é o de criar um arcabouço crítico, fundamental para nos posicionarmos frente as nossas ações no mundo, tendo em vista a transformação. Dentro deste ideal as éticas são classificadas a partir de um princípio que lhe norteia. Mas, o comum a todas as éticas é a busca da fundamentação do ato moral. Esta condição é de fundamental importância para que se crie um corpo harmonioso que fundamente o estado justo.
Assim sendo, qual das questões abaixo é falsa?
A. A transformação social depende do ato crítico e reflexivo.
B. A reflexão sobre a nossa ação cria um contexto favorável ao exercício moral.
C. A ética teleológica refere-se somente ao mundo grego e moderno.
D. A ética deontológica quando age em função do dever é um ato justo.
E. A reflexão ética nos apresenta os valores de cada ação, mas isso não é suficiente para o ato moral.

Mais conteúdos dessa disciplina