Logo Passei Direto
Buscar
A partir de 2009, por meio de uma emenda constitucional, a matrícula de todas as crianças na escola tornou-se obrigatória a partir de:
c) 5 anos de idade.
a) 2 anos de idade.
d) 3 anos de idade.
e) 7 anos de idade.
b) 4 anos de idade.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A partir de 2009, com a Emenda Constitucional nº 59, a matrícula de todas as crianças na educação básica tornou-se obrigatória a partir dos 4 anos de idade. Analisando as alternativas: a) 2 anos de idade - Incorreto, pois a obrigatoriedade não se aplica a essa faixa etária. b) 4 anos de idade - Correto, pois é a idade em que a matrícula se tornou obrigatória. c) 5 anos de idade - Incorreto, pois a obrigatoriedade começa antes. d) 3 anos de idade - Incorreto, pois a obrigatoriedade não se aplica a essa faixa etária. e) 7 anos de idade - Incorreto, pois a obrigatoriedade começa antes. Portanto, a alternativa correta é: b) 4 anos de idade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre a determinação ao Estado, a educação básica obrigatória e gratuita dos _____________ anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria”. Assinale a alternativa que corresponde ao trecho:
a) 2 aos 18.
b) 3 aos 17.
d) 4 aos 17.
c) 2 aos 17.
e) 5 aos 18.

A partir da Carta Magna, observa-se que as creches, que antes eram vinculadas à área de assistência social, passaram a ser de responsabilidade da educação, assim, tomou-se por orientação o princípio de que essas instituições não apenas cuidam das crianças, mas devem, prioritariamente, desenvolver um trabalho educacional.
É correto apontar sobre a afirmação anterior que:
d) O caráter assistencialista que era atribuído à educação infantil, deixou de existir com a determinação da Constituição Federal, mas esta etapa da educação não foi inserida no sistema educacional de ensino.
a) O caráter assistencialista que era atribuído à educação infantil, deixou de existir com a determinação da Constituição Federal, inserindo esta etapa da educação no sistema educacional de ensino, aplicando o caráter educacional.
c) O caráter assistencialista que atribuído à educação infantil, começou a existir com a determinação da Constituição Federal, inserindo esta etapa da educação no sistema educacional de ensino, aplicando o caráter educacional.
b) O caráter assistencialista que atribuído à educação infantil, sempre existiu e continuou existindo com a determinação da Constituição Federal, mantendo esta etapa da educação no sistema educacional de ensino, aplicando o caráter educacional.
e) O caráter assistencialista que atribuído à educação infantil, começou a existir com a determinação da Constituição Federal, mas esta etapa da educação não foi inserida no sistema educacional de ensino.

“Regulamenta e amplia os direitos cabíveis para o atendimento infanto-juvenil, de forma qualitativa zela pelo cumprimento e a proteção dos direitos da infância, normatizando as instituições que desempenha um trabalho preventivo e educativo”. O trecho refere-se a(o):
c) CF.
b) ECA.
e) BNCC.
d) MEC.
a) LDB.

Mais conteúdos dessa disciplina