Logo Passei Direto
Buscar

Agronomia

Outros
Definido como a probabilidade de dois alelos, em um único loco, tomados ao acaso de uma população, serem idênticos por ascendência.
a. Coeficiente de cruzamento
b. Coeficiente de Endogamia
c. Coeficiente de seleção
d. Coeficiente de heterose
User badge image
Desafios para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A definição apresentada refere-se à probabilidade de que dois alelos em um único loco sejam idênticos por ascendência, o que está relacionado à endogamia. O coeficiente de endogamia mede a probabilidade de que um indivíduo tenha alelos idênticos devido à consanguinidade. Analisando as alternativas: a) Coeficiente de cruzamento - Refere-se à relação entre a variabilidade genética e a produção de híbridos, não à identidade por ascendência. b) Coeficiente de Endogamia - Esta é a opção correta, pois se refere exatamente à probabilidade de alelos serem idênticos por ascendência. c) Coeficiente de seleção - Relaciona-se à eficácia da seleção natural, não à identidade de alelos. d) Coeficiente de heterose - Refere-se ao aumento da vigorosidade em híbridos, não à identidade de alelos. Portanto, a alternativa correta é: b) Coeficiente de Endogamia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa com o nome do método de condução de populações segregantes que apresenta as características a seguir: É o método mais simples de condução de gerações segregantes. Após a hibridação artificial entre linhagens parentais selecionadas, com divergência genética, as plantas das gerações F1 até F5 são colhidas todas juntas, em bulk, retirando-se uma amostra de sementes para dar origem à próxima geração. Após 5 a 6 gerações de autofecundação, teremos uma população na qual os indivíduos serão praticamente homozigotos, mas com variabilidade genética. Nesta etapa, faremos seleção de plantas individuais baseadas na aparência da planta.
a. Método SSD
b. Método Genealógico
c. Método do Retrocruzamento
d. Método da População

Assinale a alternativa que com os tipos de progênies demostrados na figura abaixo:
a. 1- Endogâmica; 2- Meio-irmãos; 3- Irmãos-completos
b. 1 – Irmãos-completos; 2 – Endogâmica; 3 – Meio-irmãos.
c. 1 – Irmãos-completos; 2 - Meio-irmãos; 3 - Endogâmica.
d. 1- Meio-irmãos; 2 - Endogâmica; 3 - Irmãos-completos

Os métodos de condução de populações segregantes tem a finalidade de, através de sucessivas autofecundações, obter indivíduos homozigotos. A Figura 1 mostra o aumento da frequência de homozigotos com o avanço de gerações de autofecundações. Observe a figura abaixo e responda a seguinte pergunta:
Qual a frequência de plantas Aa na terceira geração de autofecundação sucessiva realizada em uma população original com indivíduos de genótipo Aa?
a. 6,25
b. 12,5
c. 50
d. 25

É um método com controle parental detalhado que em qualquer etapa do programa, pode-se identificar a planta ou progênie em relação aos antecessores. Necessita de controle por cadernetas, planilhas de campo, planilhas eletrônicas e colheitas individuais de plantas ou de linhas, com etiquetas para identificação individual, o que aumenta o volume de trabalho, mas proporciona maior precisão e qualidade na obtenção de linhas puras.
a. Método SSD
b. Método da População
c. Método Genealógico
d. Método do Retrocruzamento

No Brasil o primeiro híbrido duplo de milho foi produzido por Krug (IAC) em 1939. Antes da introdução do milho híbrido as variedades utilizadas eram variedades de polinização aberta. A produção de híbridos segue a seguinte sequência:
( ) Obtenção de linhagens endogâmicas; ( ) Teste de capacidade de combinação das linhagens; ( ) Avaliação das combinações híbridas para produtividade e outros caracteres; ( ) Produção de grandes quantidades de semente híbrida para distribuição para os agricultores.
a. 1; 2; 4; 3
b. 4; 3; 2; 1
c. 1; 2; 3; 4
d. 2; 1; 3; 4

Mais conteúdos dessa disciplina