Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
O donepezil, representado abaixo, é um fármaco utilizado contra a doença de Alzheimer cujo sintoma inicial mais comum é a perda de memória de curto prazo, ou seja, a dificuldade de recordar eventos recentes.
Essa molécula apresenta as funções orgânicas
a) amina e éster.
b) cetona e álcool.
c) éter e éster.
d) amina e álcool.
e) cetona e éter.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar as funções orgânicas presentes no donepezil, precisamos analisar a estrutura química da molécula. O donepezil é um inibidor da acetilcolinesterase e possui características que incluem grupos funcionais específicos. Vamos analisar as alternativas: a) amina e éster - O donepezil possui um grupo amina e também um grupo éster. b) cetona e álcool - Não é característico do donepezil. c) éter e éster - Não se encaixa na estrutura do donepezil. d) amina e álcool - O donepezil possui um grupo amina, mas não é conhecido por ter um grupo álcool. e) cetona e éter - Também não se encaixa na estrutura do donepezil. A alternativa correta, que identifica as funções orgânicas presentes no donepezil, é: a) amina e éster.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicação) norteia o uso de uma nomenclatura sistemática para compostos orgânicos, que se baseia no uso de prefixos, infixos e sufixos (também se usa localizadores antes dos grupos ligantes, quando necessário). O uso do prefixo remete à quantidade de carbonos, o infixo informa o tipo de ligação entre os carbonos e o sufixo refere-se à função orgânica presente. A nomenclatura de classe funcional aponta a função e o grupo orgânico no qual o composto está ligado. Além dessa nomenclatura sistemática, muitos compostos apresentam também uma nomenclatura usual, frequente na indústria e no comércio. O mentol, por exemplo, é o nome usual do composto 2-isopropil-5-metilciclo-hexanol, sendo uma substância responsável pelo aroma do chá de hortelã.
2-isopropil-5-metilciclo-hexanona é a nomenclatura sistemática de qual tipo de chá?
A Boldo.
B Carqueja.
C Canela.
D Erva Doce.
E Hortelã.

Uma mulher morreu em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, após realizar um procedimento químico no cabelo. A paciente morreu por “insuficiência respiratória aguda” decorrente de uma intoxicação por produto químico. Embora o produto químico que causou a intoxicação não tenha sido identificado, acredita-se que a reação tenha sido causada por uma escova progressiva com formol, CH2O.
A substância que provavelmente causou a intoxicação e, consequentemente a morte é
A éter.
B álcool.
C cetona.
D aldeído.
E ácido carboxílico.

Espécies do gênero Sabicea, são usadas na medicina popular para o tratamento da dor e outras doenças. Das folhas dessa espécie foi isolado o octacosanol (Fig.I), composto detentor de atividades biológicas importantes como antioxidante, sendo que o extrato bruto e a fração de onde ele foi retirado apresentaram atividades antinociceptiva e anti-inflamatória, com inibição da dor induzida por ácido acético em camundongos, assim como o próprio octacosanol.
Na estrutura química do octacosanol, identifica-se a presença do grupo funcional característico da função química
A fenol.
B éster.
C álcool.
D aldeído.
E hidrocarboneto.

À produção de celulose e de papel estão associados a alguns problemas ambientais, principalmente durante os estágios de branqueamento. Reagentes como cloro e hipoclorito de sódio reagem com a lignina residual, levando à formação de compostos organoclorados. Esses compostos não são biodegradáveis e se acumulam nos tecidos vegetais e animais.
A fórmula química corretamente representada de um exemplo de composto organoclorado, conforme citado no texto, é
A HCl
B LiCl
C ClO2
D CHCl3
E NaClO

Durante as Grandes Navegações portuguesas, que ocorreram a partir do final do século XV, uma das especiarias mais comercializadas foi o cravo-da-índia. Dessa planta se extrai, por destilação, o eugenol, cuja fórmula estrutural é:
As funções orgânicas presentes na molécula do eugenol apresentam as funções:
a) álcool e cetona.
b) fenol e cetona.
c) fenol e éster.
d) álcool e éter.
e) fenol e éter.

A imensa flora das Américas deu significativas contribuições à terapêutica, como a descoberta da lobelina, molécula polifuncionalizada isolada da planta Lobelianicotinaefolia e utilizada por tribos indígenas que fumavam suas folhas secas para aliviar os sintomas da asma.
Lobelina é constituinte da estrutura responsável por aliviar sintomas da asma
A um carbono assimétrico.
B carbonila secundária.
C amina secundária.
D hidroxila fenólica.
E álcool terciário.

O álcool alílico rincoferol é o feromônio de agregação da praga “broca do olho do coqueiro” (Rhycnhophorus palmarum) vetor da doença “anel vermelho”, letal para a planta, sendo responsável por enormes prejuízos neste tipo de cultura.
A nomenclatura segundo a IUPAC do rincoferol representado abaixo é:
a) 6,6-dimetil-2-hexen-4-ol.
b) 2-metil-5-hepten-4-ol.
c) 6-metil-2-hepten-4-ol.
d) 2,6-dimetil-5-hexen-4-ol.
e) 6-metil-3-hepten-4-ol.

Recentemente, foram relatados, em diversas cidades do Brasil, problemas decorrentes do uso indevido do PMMA (polimetilmetacrilato) em cirurgias estéticas. Em grandes quantidades, essa substância pode levar à intoxicação aguda, ao coma ou à morte. A rota sintética de um monômero do PMMA é exibida a seguir.
Com base na rota sintética fornecida, quais são o reagente de partida e o álcool utilizados para que se obtenha o monômero precursor do PMMA?
A Propanal e metanol.
B Propanona e etanol.
C Propanona e metanol.
D Propanal e ácido sulfúrico.
E Propanona e ácido sulfúrico.

A glicerina, também chamada propan-1,2,3-triol, é a base de todas as substâncias graxas utilizadas em saboneteira. É um liquido denso, de tato azeitoso, sabor doce e ávido de água, que, por aquecimento, em presença de catalisador, além de água produz um composto conhecido como acroleína, conforme equação:
O nome oficial do composto produzido é
A propenol.
B propanol.
C propenal.
D propanona.
E propeno.

Mais conteúdos dessa disciplina