Logo Passei Direto
Buscar
Com relação ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, julgue o seguinte item.
Sem prejuízo do direito de os Estados-partes da Convenção Americana sobre Direitos Humanos submeterem-se voluntariamente à Corte Interamericana de Direitos Humanos, nos termos da cláusula facultativa de jurisdição obrigatória constante do Pacto de San José da Costa Rica, o referido tribunal internacional tem a faculdade, inerente às suas atribuições, de determinar o alcance de sua própria competência — compétence de la compétence.
User badge image
DireitosHumanizados

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

O item apresentado está correto. A Corte Interamericana de Direitos Humanos possui a competência para determinar o alcance de sua própria jurisdição, conforme o princípio da "compétence de la compétence". Isso significa que, mesmo que os Estados-partes da Convenção Americana sobre Direitos Humanos se submetam voluntariamente à jurisdição da Corte, esta tem a autoridade para interpretar e decidir sobre sua própria competência em casos específicos. Essa autonomia é fundamental para a efetividade do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo o Pacto de San José da Costa Rica, o acusado que não se defende ele próprio nem nomeia defensor dentro do prazo estabelecido pela lei, segundo a legislação interna, possui direito irrenunciável de ser assistido por Defensor Público ou, impossibilitado, por defensor custeado pelo Estado.

Mais conteúdos dessa disciplina