Logo Passei Direto
Buscar
Leia. Já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade - daremos ao mundo o “homem cordial”. A lhaneza [afabilidade] no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influência ancestral dos padrões de convívio humano, informados no meio rural e patriarcal. Seria engano supor que essas virtudes possam significar “boas maneiras”, civilidade. São antes expressões de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante. Nossa forma ordinária de convívio social é, no fundo, justamente o contrário da polidez.
Em Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda utiliza o conceito de “homem cordial
para descrever o modo de ser de todo brasileiro, isto é, um indivíduo afetuoso e acolhedor, características elogiadas pelos estrangeiros que visitam o país.
para indicar como a cordialidade foi imprescindível para a consolidação da democracia no Brasil, criando instituições marcadas pelas relações familiares e pessoais.
como um tipo ideal, sem existência efetiva; com esse conceito, busca compreender a conduta dos agentes sociais sem pretender fixar um caráter nacional.
como fruto da análise da psicologia do brasileiro, por meio da qual busca estabelecer os traços genéricos da cultura nacional.
para definir o caráter nacional brasileiro, cuja origem encontra-se em nossos ancestrais ibéricos.
User badge image
Matematicamente

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

O conceito de "homem cordial" em "Raízes do Brasil", de Sérgio Buarque de Holanda, é utilizado como um tipo ideal, sem existência efetiva; com esse conceito, ele busca compreender a conduta dos agentes sociais sem pretender fixar um caráter nacional. Portanto, a resposta correta é: como um tipo ideal, sem existência efetiva; com esse conceito, busca compreender a conduta dos agentes sociais sem pretender fixar um caráter nacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto. "A história cultural, outrora uma Cinderela entre as disciplinas, desprezada por suas irmãs mais bem-sucedidas, foi redescoberta nos anos 1970 (...). Desde então vem desfrutando de uma renovação, sobretudo no mundo acadêmico - a história apresentada na televisão, pelo menos na Grã-Bretanha, continua sendo em sua maior parte militar, política e, em menor extensão, social. (...). O propósito deste livro é exatamente explicar não apenas a redescoberta, mas também o que é história cultural, ou melhor, o que os historiadores culturais fazem."
Marque a alternativa correta
a nova história cultural pouco renovou os parâmetros usados na historiografia brasileira devido às barreiras linguísticas.
Dentro da produção da chamada nova história cultural destacam-se as contribuições dos estudos pós-coloniais e feministas, que ofereceram novas abordagens, novas perspectivas e novos problemas históricos.
A ascensão da história cultural não está associada a uma "virada cultural" mais ampla nos estudos universitários, em termos de ciência política, geografia, economia, psicologia, antropologia e estudos culturais.
A "virada cultural" não atingiu o âmbito externo à academia, mas está ligada a uma mudança na percepção manifestada em expressões como "cultura da pobreza" e "cultura do medo", assim como no debate sobre multiculturalismo e nas chamadas "guerras de culturas".
Para historiadores da nova história cultural as relações econômicas e sociais são anteriores às culturais e as determinam; elas próprias não são constituintes da prática cultural e produção cultural, os principais objetos de estudo da história cultural.

Mais conteúdos dessa disciplina