Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
As figuras a seguir representam dois esquemas de relações entre as cidades: o clássico e o atual.
Por que a concepção tradicional de hierarquia urbana está sendo substituída pela atual?
A) Porque muitos distritos, vilas e até mesmo bairros se emanciparam e foram elevados à categoria de município.
B) Porque o êxodo rural leva ao desaparecimento de muitas vilas e cidades pequenas, localizadas distantes das metrópoles.
C) Porque o avanço tecnológico dos transportes e comunicações e a disponibilidade de renda encurtam as distâncias.
D) Porque a queda de regimes totalitários não permitiu maior mobilidade da população e favoreceu a migração interurbana.
E) Porque as atuais diretrizes do planejamento urbano promovem a concentração das indústrias de base nas metrópoles.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para entender por que a concepção tradicional de hierarquia urbana está sendo substituída pela atual, precisamos considerar as mudanças nas relações entre as cidades e como fatores como tecnologia, mobilidade e desenvolvimento urbano influenciam essas relações. Analisando as alternativas: A) Porque muitos distritos, vilas e até mesmo bairros se emanciparam e foram elevados à categoria de município. - Isso é verdade, mas não é o principal motivo para a mudança na concepção de hierarquia urbana. B) Porque o êxodo rural leva ao desaparecimento de muitas vilas e cidades pequenas, localizadas distantes das metrópoles. - Embora o êxodo rural seja um fenômeno relevante, não explica diretamente a mudança na hierarquia urbana. C) Porque o avanço tecnológico dos transportes e comunicações e a disponibilidade de renda encurtam as distâncias. - Esta alternativa aborda diretamente como a tecnologia e a comunicação mudaram as relações entre as cidades, permitindo uma maior interconexão e diminuindo a importância da hierarquia tradicional. D) Porque a queda de regimes totalitários não permitiu maior mobilidade da população e favoreceu a migração interurbana. - Essa opção não se relaciona diretamente com a hierarquia urbana. E) Porque as atuais diretrizes do planejamento urbano promovem a concentração das indústrias de base nas metrópoles. - Embora isso seja um fator, não é a razão principal para a mudança na concepção de hierarquia urbana. A alternativa que melhor explica a substituição da concepção tradicional de hierarquia urbana pela atual é: C) Porque o avanço tecnológico dos transportes e comunicações e a disponibilidade de renda encurtam as distâncias.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Da ação de solapamento realizada pelas ondas do mar na costa brasileira resulta uma forma de relevo escarpado, que se apresenta, geralmente, mais vertical nas formações sedimentares que nas cristalinas. São:
a) os tômbolos.
b) os "pães-de-açúcar".
c) as falésias.
d) os canyons.
e) os fjords.

Sobre os agentes modificadores do relevo é incorreto afirmar
a) Os agentes modificadores ou exógenos atuam incessantemente sobre o relevo terrestre, e conseguem modificar sensivelmente a paisagem geomorfológica através dos processos de erosão e de sedimentação.
b) A decomposição química de certas rochas, provida pela ação lenta da umidade do ar, constitui o processo estático de erosão de maior eficiência.
c) A erosão mecânica ou dinâmica manifesta-se pela desagregação das rochas produzidas pelas mudanças bruscas de temperatura, pelos ventos, chuvas, águas correntes e ondas do mar.
d) A desagregação mecânica das rochas sob o efeito de mudanças térmicas da atmosfera manifesta-se com maior freqüência nas regiões de climas úmidos, onde as oscilações termométricas diurnas mostram-se acentuadas.
e) No processo de sedimentação, todo o material residuário fornecido pelos altos relevos é transportado e deposita-se no fundo dos mares ou, em distâncias menores, no sopé das cristas montanhosas, nos fundos dos vales, nas margens dos rios etc.

O Pantanal é a mais típica das planícies brasileiras. Em seu interior aparecem alguns afloramentos cristalinos, destacando-se:
a) a Chapada dos Parecis.
b) o Espigão Mestre.
c) a Chapada dos Veadeiros.
d) o Maciço dos Caiapós.
e) o Maciço do Urucum.

Em relação à estrutura geológica e o relevo do Brasil, assinale a opção CORRETA:
(A) PLANALTO CENTRAL - Localizado principalmente no Nordeste, é formado por rochas cristalinas recentes, que originaram os chapadões, de solos férteis.
(B) PLANALTO ATLÂNTICO - Localizado na região Sudeste, é constituído por rochas sedimentares recentes, o que explica a sua riqueza mineral, principalmente em São Paulo.
(C) PLANALTO MERIDIONAL - Localizado no sul do Brasil, nele predominam rochas cristalinas antigas, onde são encontradas jazidas de carvão mineral.
(D) PLANALTO DAS GUIANAS - Localizado ao norte do País, é formado principalmente por terrenos cristalinos antigos, intensamente erodidos, embora com blocos de elevada altitude.
(E) PLANÍCIE AMAZÔNICA - Corresponde aos terrenos sedimentares antigos, do pré-cambriano, localizados na região Norte, de grande fertilidade.

Sobre os movimentos terciários no relevo brasileiro, é correto afirmar que:
a) não há marcas de seus efeitos, pois as nossas terras são muito antigas.
b) aparecem representados nas grandes altitudes do Escudo Guiano, no extremo norte do país.
c) nossas formações do Brasil Central e Sul datam deste período.
d) as formas de relevo, que se situam na Amazônia meridional, foram formadas neste período.
e) seus efeitos são responsáveis pela formação do relevo do leste do Brasil.

Na classificação do relevo brasileiro, elaborada pelo Prof. Jurandyr S. Ross, a Planície Amazônica:
a) mantém as mesmas dimensões das classificações anteriores.
b) é substancialmente ampliada em relação à classificação de Aziz Ab Saber.
c) desaparece.
d) limita-se aos trechos que margeiam os grandes rios da região.
e) interliga-se à Planície do Pantanal.

Segundo a classificação do relevo elaborada por Jurandyr Ross, as planícies brasileiras estão restritas a pequenas porções do território conforme pode-se observar no mapa (adaptado) apresentado a seguir. Sobre essas planícies é correto afirmar que se caracterizam
a) pela pequena altitude e por terem sido formadas com sedimentação fluvial ou marinha da era Mesozóica, apresentando solos de grande fertilidade.
b) como áreas planas resultantes de sedimentação recente e que apresentam, a exemplo da planície amazônica, rios potencialmente viáveis para a construção de hidrovias.
c) pela sua formação em áreas de contato entre planaltos e depressões cristalinas, apresentando rios encachoeirados e de grande potencial hidráulico.
d) como áreas antigas de relevo residual e, à exceção da estreita faixa litorânea, se apresentam muito pouco ocupadas.
e) pela formação geológica cristalina que tende a ser trabalhada e homogeneizada pelo trabalho de agentes externos, como a água e as variações de temperatura.

Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações.
Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de
a) aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão.
b) formação de depressões absolutas, gerada por acomodação de blocos rochosos.
c) formação de canyons, decorrente de intensa erosão eólica.
d) produção de desníveis topográficos acentuados, resultante da contínua sedimentação dos rios.
e) geração de relevo serrano, associada a fatores climáticos ligados à glaciação.

As áreas planas oriundas da combinação de processos de deposição fluvial e marinha, geralmente sujeitas a inundações periódicas, sendo revestidas por mangues, dá-se o nome de
a) planície fluvial.
b) planície flúvio-lacustre.
c) planície flúvio-marinha.
d) planície de erosão.

Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre os fenômenos atmosféricos terrestres, pode-se dizer que
a) a chuva frontal ou orográfica ocorre quando a massa de ar sobe por causa de algum obstáculo de relevo, como uma montanha.

Mais conteúdos dessa disciplina